conecte-se conosco


Agro News

Estão disponíveis os relatórios de Custo de Produção de outubro/19

Publicado

Cepea, 02/12/2019 – Nesta edição, confira:

 

CEREAIS, FIBRAS E OLEAGINOSAS: Atraso no plantio da soja pode prejudicar rentabilidade de culturas subsequentes O ritmo de plantio de soja neste início da safra 2019/20 está lento na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea na comparação com o mesmo período do ano passado, devido ao baixo volume de chuvas. O atraso pode atrapalhar produtores que optarem por semear o milho segunda safra. Leia mais. 

PECUÁRIA DE CORTE: Resultado financeiro de criador depende do desempenho reprodutivo do rebanho O Projeto Campo Futuro, parceria entre a CNA e o Cepea, visitou, em 2019, 16 regiões de produção pecuária em quatro estados do País: Acre, Bahia, Tocantins e o Pará. Dentre as regiões estudadas, 12 apresentaram a atividade de cria entre seus sistemas de produção mais representativos, fornecendo animais de reposição para os recriadores. Leia mais.

PECUÁRIA DE LEITE: Eficiência da mão de obra e da nutrição animal melhoram retorno do produtor de leite A alimentação animal e a mão de obra, geralmente, são os principais desembolsos na pecuária de leite. Na “média Brasil” (composta pelos estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), a nutrição do rebanho representa 55% dos dispêndios da atividade leiteira e a mão de obra responde por aproximadamente 20%.  Leia mais. 

Leia Também:  Análise das políticas públicas regionais marca encerramento do seminário internacional sobre desafios da agricultura na América Latina

Fonte: CEPEA
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Agro News

Mapa participa de ações de capacitação de combate à mosca da carambola na Guiana

Publicado

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizou, de 1º a 11 de dezembro, uma capacitação para 16 técnicos e agentes de extensão que atuam no National Agricultural Research and Extension Institute (NAREI), na Guiana. O objetivo é combater à mosca da carambola (Bactrocera carambolae), que atinge áreas dos estados do Amapá, de Roraima e do Pará, e manter o Brasil livre da praga, 

O treinamento realizado na cidade fronteiriça de Lethem contou com a participação de especialistas do Mapa, da Embrapa e da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR).

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca da carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação já estabelecidos e em constante expansão do segmento fruticultura. Em função de sua importância econômica, ações de educação fitossanitária fazem parte da rotina do Programa Nacional de Combate e Erradicação da Mosca da Carambola (PNCEMC).

Leia Também:  Análise das políticas públicas regionais marca encerramento do seminário internacional sobre desafios da agricultura na América Latina

Para o ano de 2020, está programado um segundo treinamento na capital Georgetown, com vistas à implementação de ações de monitoramento e controle da praga de forma conjunta na região fronteiriça dos dois países. As medidas em questão visam reduzir a incidência da praga no país, com vistas à sua erradicação.

Informações à Imprensa
[email protected]

 

 

Continue lendo

Agro News

Mapa investirá R$ 7 milhões em inovação tecnológica na produção de caprinos e ovinos no Nordeste

Publicado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, irá investir R$ 7 milhões na inovação tecnológica na produção de caprinos e ovinos no Nordeste, uma das principais fontes de renda na região. As ações, no âmbito do programa AgroNordeste, serão executadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O Termo de Execução para implementação do programa AgroNordeste Agroindústria foi assinado nesta quarta-feira (11) pela ministra Tereza Cristina, pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti, e pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke.

O programa vai trabalhar com polos produtivos de caprinos e ovinos da Bacia do Jacuípe (BA), Cariri Paraibano (PB), Sertão de Pernambuco (PE), Sertão dos Inhamuns (CE) e Vale do Itaim (PI), abrangendo uma rota de apoio tecnológico de mais de 3 mil quilômetros, além da montagem de 20 unidades de referência tecnológica.

A ideia é incentivar soluções inovadoras, junto com assistência técnica e cooperativismo, para a produção sustentável e agregação de valor aos produtos de carne, leite e derivados, contribuindo para o aumento da renda dos pequenos produtores, público-alvo do programa.

Leia Também:  TRIGO/CEPEA: Cotações avançam no mercado externo, mas caem no doméstico

Segundo o secretário Fernando Schawnke, o desenvolvimento do semiárido passa pelo investimento na pecuária, principalmente na caprinovinocultura. Os recursos, de acordo com ele, serão importantes para aprimorar a produção na região e incrementar a renda dos produtores.

Algumas das ações previstas são: implantação de estratégias para controle de parasitoses; capacitação de 550 técnicos e produtores locais em inseminação artificial de caprinos leiteiros, assessoramento nutricional e orçamentação forrageira e implantação de unidades com sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para recuperação de áreas degradadas.

Os recursos aplicados nos polos produtivos permitirão ainda mais de 30 mil análises laboratoriais para controle de doenças, instalação de uma central para certificação da qualidade do leite e serviço de assessoria nutricional na elaboração das dietas dos rebanhos.

Outra meta é a integração entre agentes de pesquisa, técnicos de extensão e produtores rurais por meio de videoconferências, canais permanentes de diálogo e intercâmbio de informações.

 

* Com informações da Embrapa Caprinos e Ovinos

Informações à imprensa:
[email protected]

Embrapa Caprinos e Ovinos
[email protected]
(88) 3112.7413

Leia Também:  Ministra Tereza Cristina instala Câmara da Cerveja

Fonte: MAPA GOV
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana