conecte-se conosco


Geral

Estado segue operação de combate ao desmatamento ilegal em duas reservas ambientais na Amazônia

Publicado

Ações de fiscalização foram intensificadas a região noroeste de Mato Grosso desde o dia 1º de junho [Foto –Sema-MT]

O Estado continua com a operação Cedif, de combate aos crimes ambientais, no noroeste de Mato Grosso. Nos dias 2 e 3 de junho, uma equipe sobrevoou de helicóptero a Estação Ecológica do Rio Roosevelt e a Resex Guariba-Roosevelt, com o objetivo de flagrar crimes ambientais e coibir o desmate ilegal. Juntas, as duas Unidades de Conservação somam cerca de 234 mil hectares do Bioma Amazônia.

A ação foi conjunta entre a Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Conforme o tenente-coronel Querubino Soares, apesar de já ter começado o período mais seco, que favorece o desmate, não houve flagrante de crime ambiental durante o sobrevoo. Isso significa que a presença do Estado na região, desde o dia 1º de junho, está sendo efetiva para coibir o desmate ilegal, a extração e transporte de produtos florestais, avalia.

A Estação Ecológica do Rio Roosevelt é uma área de proteção integral, localizada em Colniza (1.036 km de Cuiabá), o município com maior índice de desmate ilegal de Mato Grosso. Já a Resex Guariba-Roosevelt, abrange Colniza e Aripuanã, e é a última reserva de uso sustentável de Mato Grosso, para retirada de castanha e seringa.

Operação Cedif

A Operação continua na região durante todo o mês de junho. Em Mato Grosso, foram colocadas em campo mais de 31 equipes, com 100 efetivos, para combater crimes ambientais em todo o Estado.

A Operação Cedif tem este nome por integrar todos os órgãos estaduais e federais, além de instituições parceiras, que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Aos Incêndios Florestais (Cedif).

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Motoristas com CNH vencida entre janeiro e junho de 2021 devem renovar o documento até o próximo dia 31

Publicado

Para renovar a habilitação, o motorista pode baixar o aplicativo MT Cidadão ou acessar o site oficial do Detran

Os condutores que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida entre janeiro e junho de 2021 têm até o dia 31 de julho para regularizar o documento. O prazo para renovação foi reestabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da deliberação Contran n° 253.

Para renovar a habilitação, o motorista pode baixar o aplicativo MT Cidadão ou acessar o site oficial do Detran (www.detran.mt.gov.br) e fazer o serviço de forma online. A única etapa que exige deslocamento é para realização do exame médico.

Pelo aplicativo MT Cidadão também é possível renovar a CNH de condutores profissionais e os que necessitam de junta médica, como os condutores PCD.

Existem casos em que o condutor deverá renovar a CNH somente de forma presencial, com agendamento prévio do atendimento pelo site do Detran CLIQUE PARA AGENDAR

Situações que necessitam de atendimento presencial: mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro e alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados à Senatran.

 

Continue lendo

Geral

Várzea Grande disponibiliza 17 pontos de vacinação contra a covid-19 para o mês de julho

Publicado

O diferencial deste mês será no ponto do Várzea Grande Shopping, que mudará os horários, respeitando o intervalo para o almoço, ficando aberto das 10h às 12h e das 13h às 18h. Já os demais pontos continuarão atendendo nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16

A Prefeitura de Várzea Grande intensifica, neste mês de julho, a vacinação contra a covid-19 e divulga os pontos de vacinação. No total, serão disponibilizados 17 pontos de vacinação tanto para crianças, como para adolescentes, adultos e idosos. O diferencial deste mês será no ponto do Várzea Grande Shopping, que mudará os horários, respeitando o intervalo para o almoço, ficando aberto das 10h às 12h e das 13h às 18h. Já os demais pontos continuarão atendendo nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16.

Segundo o secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, com o surgimento da nova onda da doença, é importante afiançar a toda a população da importância de se completar o ciclo vacinal, uma vez que é comprovado que as pessoas vacinadas e reincidentes no acometimento da covid-19, a cura é mais rápida e os sintomas são mais leves.

“O objetivo é proteger a população de casos graves da covid-19, com o desenvolvimento de análises sobre o comportamento da doença e dar respostas, buscar propostas e soluções para enfrentamento da pandemia. A nossa cidade está estruturada pelos trabalhos já desenvolvidos nos diversos setores do SUS Municipal para enfrentar esta nova onda. Porém, para que nós consigamos com mais êxito evitar mortes, nossa população tem que buscar se vacinar”, pontuou Gonçalo.

O prefeito Kalil Baracat, disse o secretário, está sempre em contato com a Saúde buscando informações sobre os casos que estão ressurgindo da doença, e validando a aplicação do Plano Municipal de Contingência contra a covid-19. No entanto, o que o prefeito quer, assegura Gonçalo, é toda a população vacinada. “O principal pedido do prefeito Kalil Baracat é a aceleração da vacinação, de modo que medidas mais drásticas não precisem ser adotadas”.

De acordo com o secretário, a atenção está principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei e do Ipase, que são portas abertas para as urgências e emergências. As principais ocorrências e atendimentos nestas unidades são por Síndromes Respiratórias Agudas e casos novos de covid-19. “Estamos atendendo a todos que buscam estas unidades, com classificação de risco, com atendimento médico, disponibilização de testes, medicamentos e se necessário internações”, explicou Gonçalo de Barros.

Confira as Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponíveis, neste mês de julho, segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h e de 13h às 16h, para vacinar adolescentes, adultos e idosos:

-Atenção observar sobre dias programados para vacinar crianças não haverá vacina para os adultos:

 

1 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia;

2 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha);

3 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);

4 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

5 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);

6 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa;

7 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);

8 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus) Clínica de Atenção Primária à Saúde;

9 – Miguel Baracat (24 de dezembro);

10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);

11 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);

12 – ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União;

13 – Capão Grande vai funcionar nas terças-feiras para vacinar adultos e nas quintas-feiras – crianças de 5 a 11 anos;

14 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras;

15 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei vai funcionar nas terças-feiras e quintas-feiras;

16 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras, para vacinação em adultos;

17 – O ponto fixo no Várzea Grande Shopping- ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 12h e das 13h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping;

 

– Unidades de Saúde para vacinação em crianças de 5 a 11 anos: horários das 8h às 11h e de 13h às 16h.

– Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia – Todas as segundas-feiras do mês de julho;

– ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) – quintas-feiras;

– ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra) – terças-feiras;

– ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel) – quartas-feiras;

– Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória) – sextas-feiras;

– ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa – sextas-feiras;

– Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara)- quartas-feiras;

– ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus) Clínica de Atenção Primária à Saúde- terças-feiras;

– Miguel Baracat (24 de dezembro) – segundas-feiras;

– Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago) – terças-feiras;

– ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União. – sextas-feiras;

– Capão Grande – quartas-feiras;

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana