As obras de implantação do sistema BRT seguem em andamento em Cuiabá, com o início da ligação das pistas de concreto e o asfalto na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA. Este serviço começou a ser executado no trecho entre a Defensoria Pública e o supermercado Comper e representa mais um avanço para a conclusão desta etapa.
Outros serviços são realizados ao longo da Avenida do CPA, como a concretagem de pistas próximas à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), execução de serviços de drenagem e recuperação do pavimento asfáltico entre a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e a Rua Voluntários da Pátria, no Centro da Capital.
A realização das obras pode ocasionar bloqueios parciais das faixas, seja para a manobra de máquinas, passagem de sistemas de drenagem ou para a recuperação do pavimento asfáltico.
Obras de drenagem também são realizadas na Avenida Tenente-Coronel Duarte (mais conhecida como Prainha), nas imediações do Shopping Popular, e na Avenida XV de Novembro, próximas às travessas Paiaguás e José Aníbal Bouret, perto do supermercado Atacadão.
Já no trecho entre a Praça Ipiranga e o Ginásio do São Gonçalo, é realizada a preparação do solo e a aplicação de material de base.
Alguns serviços estarão em execução também em Várzea Grande, no trecho entre o viaduto do Aeroporto e o futuro terminal de transporte, em locais que não afetam o trânsito.
Sistema BRT
O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte coletivo projetado para oferecer deslocamentos rápidos, seguros e eficientes a um grande número de passageiros.
O projeto do BRT em Cuiabá e Várzea Grande prevê a implantação de dois corredores. O primeiro liga o novo Terminal de Várzea Grande (atrás do aeroporto) até o Terminal do CPA, saindo da Avenida João Ponce de Arruda, passando pela Avenida da FEB, atravessando o rio Cuiabá e chegando às avenidas Tenente-Coronel Duarte e XV de Novembro. Depois, o trajeto segue pela Prainha/Avenida do CPA até o novo terminal, localizado próximo ao Comando-Geral da PM.
O segundo ramal sai do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, e seguirá pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando pela Avenida Coronel Escolástico até chegar ao Centro de Cuiabá.
As obras do BRT foram licitadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) em 2022. Atualmente, o Consórcio Integra BRT é responsável pela instalação do modal.