PORTÃO DO INFERNO

Estado confirma túnel na rodovia Cuiabá-Chapada e projeto deve ser apresentado em outubro

· 1 minuto de leitura
Estado confirma túnel na rodovia Cuiabá-Chapada e projeto deve ser apresentado em outubro
Secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Oliveira [Foto - Mayke Toscano]

Conteúdo/ODOC - Secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Oliveira, afirmou em entrevista à imprensa que o projeto de um túnel na MT-251 (Cuiabá-Chapada dos Guimarães, no trecho conhecido como Portão do Inferno, deve ficar pronto em outubro para que o governo faça a licitação da obra.

Questionado, Marcelo Oliveira disse que “estamos trabalhando no projeto para apresentar para a população. É um túnel que nós estamos trabalhando nele. Estamos analisando o projeto”, adiantou.

“Eu espero que nesse mês de outubro o projeto fique pronto, as análises fiquem prontas, todos os ensaios fiquem prontos pra que a gente possa fechar o orçamento pra colocar em licitação”, emendou o secretário.

Marcelo Oliveira explicou que o projeto inicial de retadulamento do morro no Portão do Inferno sofreu muitos entraves de ordem técnicas e ambientais. Citou ainda que as liberações do Ibama, ICMBio e Iphan só foram concedidas após a realização de resgates arqueológicos, de fauna e flora, além da instalação de equipamentos para monitorar o morro.

Outro detalhe – conforme o secretário – é que ficou constatado que o retaludamento exigiria jato de concreto e mantas artificiais, soluções não autorizadas pelo Ibama. “Nesse momento ficou inviável continuar com o projeto do retadulamento e daí partimos para novas opções”.

Sobre os gastos com o projeto inicial, de retadulamento, na ordem de R$ 7 milhões, Marcelo Oliveira garantiu que foram recursos investidos em estudos e procedimentos exigidos pelos órgãos de controle. “Lá não foi gasto um centavo a mais do que o que foi exigido”, completou.