conecte-se conosco


Geral

Estado alerta para volta de doenças que estavam erradicadas e convoca população para vacinação no sábado

Publicado

Campanha Nacional de Vacinação acontece no sábado e é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos

O Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da imunização. Nesta data, a Secretária de Estado de Saúde (SES-MT) reforça o chamamento da população para a imunização.

Doenças que estavam erradicadas no Brasil estão ressurgindo, entre elas, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Neste contexto, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, alerta à população para o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que será no próximo sábado (19) e é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A imunização controlou muitas doenças graves não apenas no Brasil, mas também no mundo.

“Conclamo a população mato-grossense para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, neste sábado (19). Essa é uma força-tarefa nacional de imunização contra o sarampo e outras doenças. Até o momento, Mato Grosso não tem casos confirmados de sarampo e não queremos que a doença, que chegou a ser erradicada no Brasil, volte a circular no estado”, disse o gestor.

Neste ano, o Estado do Amazonas registrou um surto de sarampo que ocasionou a infecção de um grande número de pessoas e preocupou os responsáveis pela saúde. Foi decretada situação de emergência, pois o número de notificações aumentava todos os dias. Essa preocupante situação deixou a população dos estados vizinhos e de todo o Brasil em alerta. Para controlar o surto da doença, campanhas de vacinação foram intensificadas nos nove estados da Amazônia Legal.

Leia Também:  Frio chega a Cuiabá na sexta-feira e temperatura no sábado cai a 10°C

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, a vacinação segue como a melhor maneira de se proteger contra as doenças e o Estado não mede esforços para abastecer os estoques dos municípios.

“A SES-MT, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Gerência de Imunização, recebe, organiza e faz a distribuição dos lotes de vacinas, bem como acompanha a cobertura vacinal nos municípios, de forma a garantir a máxima cobertura”, explicou Alessandra.

As campanhas de vacinação contemplam vários públicos: crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, que iniciam ainda nos recém-nascidos e podem se estender por toda a vida.

O que é a vacina?

A vacina é um liquido inserido no organismo humano que vai funcionar como um sistema de defesa, protegendo o corpo contra diversos tipos de vírus ou bactérias. Mesmo com as falsas notícias, especialistas garantem que a vacina não causa nenhum tipo de problema ao organismo.

Fake news da vacina

As campanhas de vacinação sofreram um grande ataque, foram bombardeadas com informações falsas e mentirosas, gerando medo em parte da população, que passou a ter dúvidas quanto à eficácia da imunização.

Essas falsas notícias ficaram conhecidas como fake news, que rapidamente ganharam o mundo virtual e viralizaram na internet, sendo compartilhadas nos perfis de redes sociais, ocasionando um considerável retrocesso à saúde humana e resultando na baixa procura pela vacinação. Boa parte dos adultos responsáveis por crianças, por exemplo, já não priorizam a imunização dos pequenos.

Leia Também:  Embriaguez ao volante representa 33% das autuações de trânsito na Lei Seca

Diante desta situação e com o objetivo de desmitificar todos esses conteúdos mentirosos que circulam na internet, os profissionais da saúde têm falado constantemente sobre a importância da vacina.

De acordo com o médico e pediatra, Euze Marcio de Souza Carvalho, a imunização é a melhor foram de se proteger contra doença; o método é seguro e a população não precisa se preocupar. “As vacinas estão cada vez mais eficazes, elas protegem o indivíduo de doenças que podem causar paralisia e evitam a morte”, disso o médico.

O que é preciso ser feito para me vacinar?

As pessoas que precisam ser imunizadas – crianças, adultos e idosos – devem procurar uma Unidade Básica de Saúde. Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil possui mais de 36 mil salas de vacinação. É indispensável a apresentação do cartão de vacina, o documento que registra todas as vacinas que o cidadão recebeu.

Outra importante orientação é para as pessoas que perderam o cartão de vacina. Neste caso, o cidadão deve procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. O serviço é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não havendo nenhum tipo de cobrança de taxa.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Geral

Assembleia concede moção de aplausos à primeira-dama Márcia Pinheiro

Publicado

A homenagem é em virtude do trabalho social desenvolvido nos últimos anos [F- Vicente Aquino]

A primeira-dama Márcia Pinheiro recebeu da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), na última sexta-feira (8), uma moção de aplausos proposta pelo deputado estadual Wilson Santos, em virtude do trabalho social desenvolvido nos últimos anos e pelo envolvimento na produção do longa-metragem “300 anos em 100 minutos”.

“Ela é uma das 30 homenageadas e ajudou na construção do filme de Cuiabá, em alusão aos 300 anos, junto com outras pessoas de diversas áreas. A primeira-dama Márcia Pinheiro ofereceu todo o apoio para a projeção de Cuiabá no cenário nacional. Então é o primeiro belo filme e ela foi uma das figuras mais importante e o parlamento estadual reconhece essa participação”, disse o parlamentar.

O documentário, idealizado e dirigido pelo publicitário Dario Schener, teve o apoio direto da Prefeitura de Cuiabá, numa iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro, o qual também recebeu a homenagem entre as 30 pessoas envolvidas na construção do longa-metragem. A atual administração do Município tem recebido homenagens em virtude ao trabalho da difusão da cultura local.

Leia Também:  Frota com ar-condicionado e wi-fi já está disponível em Santo Antônio e Chapada

“O apoio de Emanuel com Márcia que gerou toda essa colaboração com o filme para publicar, produzir e passar para as pessoas no Cine Teatro e esses 100 minutos mostra a história de Cuiabá. Esse regaste do espírito da cuiabanidade de ser festeiro e acolhedor é demonstrado no filme. Márcia Pinheiro e Emanuel sempre procuraram valorizar a Cuiabanidade”, enfatizou.

Em setembro, a primeira-dama recebeu também moção de aplausos, este em virtude ao projeto Qualifica Cuiabá 300 anos, edição Mulher, que tem sido a principal política pública do município no combate a violência doméstica.

“Incentivar a cultura e valorizar é também uma forma de investir no social, estão relacionados e o longa metragem teve nosso apoio total para mostrar pessoas de todos os segmentos que fizeram parte desses 300 anos da Capital. Esse reconhecimento é também sinal que estamos no caminho certo para uma Cuiabá melhor”, elencou Márcia.

Continue lendo

Geral

Após ficar perdido por 6 dias em mata em Cuiabá, homem é resgatado pelo Ciopaer

Publicado

Homem sofreu surto psicótico e desapareceu na última quarta-feira

Um homem que estava desparecido desde o dia 6 de novembro foi localizado pela Polícia Judiciária Civil, nesta segunda-feira (11), em ação realizada pela Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), com apoio Corpo de Bombeiros e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

A mobilização para localizar o desaparecido iniciou no dia 7 de novembro quando o boletim de ocorrência, na 1ª Delegacia de Polícia de Cuiabá. Segundo as informações, a vítima veio de Minas Gerais para trabalhar na obra de acesso ao distrito do Coxipó do Ouro e morava em uma casa na região junto a outros funcionários da empresa.

Na quarta-feira (6), alguns dos moradores saíram de casa e quando retornaram não encontraram mais o colega. De acordo com as testemunhas, a vítima andava apresentando confusão mental, muitas vezes falando coisas sem sentido. O boletim de ocorrência foi registrado na quinta-feira (7), após a vítima não retornar para casa.

Assim que tomou conhecimento dos fatos, a equipe do Núcleo de Desaparecidos iniciou os trabalhos solicitando apoio do Corpo de Bombeiros e do Ciopaer., que prontamente se disponibilizaram a auxiliar as buscas. As equipes conseguiram localizar a vítima em um local de mata de difícil acesso, nas imediações do Coxipó do Ouro, nesta segunda-feira (11).

Leia Também:  Polícia Civil flagra corretor no exercício ilegal da profissão em Cuiabá

Após ser resgatada, a vítima foi levada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase para atendimento. Os familiares do desaparecido também foram notificados da sua localização.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana