conecte-se conosco


Política Nacional

Especialistas defendem criação de autoridade que coordene transporte integrado nas grandes cidades

Publicado

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Audiência debateu situação de trens e metrô nas regiões metropolitanas

Especialistas defenderam em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10), a criação de uma autoridade metropolitana responsável pelo sistema de transportes, que possa de fato definir políticas integradas para a melhoria do acesso aos grandes centros urbanos.

O assunto foi discutido pela Comissão Especial de Mobilidade Urbana (PL 4881/12), que focou o debate nos veículos sobre trilhos, no caso metrôs e trens de subúrbio. Esse tipo de transporte urbano está diretamente ligado à demanda, o que significa uma grande quantidade de passageiros para manter o sistema, sem a necessidade de muitos subsídios públicos.

O presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Fortes Flores Filho, disse que a autoridade metropolitana ficaria responsável por organizar e planejar as linhas de trens e metrôs. “A gente precisa expandir as nossas redes de alta capacidade, que são os trens e metrôs. E precisa organizar a mobilidade nas cidades”, afirmou.

Leia Também:  Subcomissão vai estudar fortalecimento das políticas agroambientais

Para o presidente da ANPTrilhos, caberia à autoridade metropolitana evitar a concorrência entre os diversos modais de transportes, seja os transportes individuais por aplicativos, por ônibus convencionais ou BRT, ônibus de transporte rápido, bicicletas, etc. O objetivo é que as várias linhas de transporte sejam complementares, e não façam corridas vazias nos mesmos itinerários, como ocorre em muitas cidades brasileiras.

Poder compartilhado De acordo com os debatedores, é essencial que os administradores públicos sejam capazes de renunciar, em parte, ao poder local, para que as decisões ocorram em benefício de toda a metrópole.

Um exemplo concreto é a região metropolitana de São Paulo, que conta com 39 municípios integrados fisicamente. Cada um desses municípios tem gestores da área de transportes, que desenvolvem políticas separadas. Para a integração, seria preciso abrir mão de parcela de poder.

O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Alves Pereira, também defendeu a criação de uma autoridade metropolitana para o setor. “Esta Casa tem todas as condições de enfrentar esse problema com seriedade, trazer para dentro do projeto a criação da autoridade metropolitana e colocando, já de imediato, alguns incentivos para que os entes políticos participem desse processo de uma forma mais desprovida do interesse político e mais pensando no cidadão”, afirmou.

Leia Também:  Senado deve votar hoje projeto que obriga presos a pagarem despesas na cadeia

Longo prazo Os especialistas afirmaram que, para melhorar a mobilidade urbana, é essencial planejamento de longo prazo, com políticas de Estado, e não de governos, que podem mudar a cada quatro anos.

Um dos proponentes da audiência pública, o deputado Bosco Costa (PL-SE) reforçou exatamente esse ponto. “Os governos não tiveram muita preocupação na continuidade das gestões. Lamentavelmente, não existiu um projeto ou um programa de mobilidade urbana, e esse individualismo virou o caos”, declarou.

O ex-presidente da CPTM e do Metrô de São Paulo Sergio Avelleda defendeu a integração dos sistemas de tarifas para reduzir a ineficiência dos transportes e incentivar a participação dos usuários nos transportes coletivos, evitando os transportes individuais.

Fonte: Agência Câmara Notícias
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política Nacional

Girão pede limitação de foro privilegiado e instalação da CPI dos Tribunais

Publicado

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), nesta sexta-feira (20), em Plenário, convocou a população brasileira para ir a Brasília no dia 25 de setembro para cobrar da Câmara dos Deputados a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2013) que limita o foro privilegiado aos presidentes dos três Poderes e para pedir a abertura do processo de impeachment de ministros de Supremo Tribunal Federal, além da instalação da CPI dos Tribunais Superiores no Senado.

Quanto à comissão para apurar eventuais irregularidades praticadas por integrantes de tribunais superiores, Girão lembrou que o objetivo não é atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais, mas fortalecê-los, de modo a garantir funcionamento adequado a instituições fundamentais à democracia.

Apesar de afirmar que o Judiciário é o único Poder que ainda pode ser comparado a uma “caixa-preta”, o senador ressalvou que a maioria de seus membros é íntegra e apenas uma minoria precisa ser investigada.

— E é fundamental que isso ocorra o quanto antes para este país se libertar, para renascer com força para o mundo, porque o mal de todos os males para a nação é essa chaga, a corrupção, que há décadas coloca o país de joelhos para a impunidade — declarou.

Leia Também:  Senado aprova em 1º turno PEC sobre pequenos municípios

Fonte: Agência Senado
Continue lendo

Política Nacional

Senado comemora 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina

Publicado

O Senado vai promover, na próxima quinta-feira (26), sessão especial para comemorar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina, solicitada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). A reunião ocorrerá no Plenário da Casa, às 10h.

“Celebrar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina é reafirmar o compromisso do Estado brasileiro pela defesa do direito de autodeterminação do povo palestino, princípio tão caro para o Brasil. O Estado brasileiro sempre foi um defensor da autodeterminação e da soberania do povo palestino”, ressalta o senador Esperidião.

Em 2010, o Brasil reconheceu oficialmente o Estado da Palestina, levando outros países da América Latina a fazer o mesmo. Entretanto, destaca o senador, as relações diplomáticas entre os dois países iniciaram-se na década de 1970.

Esperidião Amin lembra, em sua justificativa, que além das relações diplomáticas, Brasil e Palestina também possuem relações comerciais de destaque. O país árabe consome frango, carne, açúcar, minérios de ferro e grãos brasileiros, enquanto o Brasil importa combustível, fertilizantes, plástico e minerais fosfatados essenciais.

Leia Também:  Alcolumbre anuncia instalação da CPMI das Fake News

Fonte: Agência Senado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana