conecte-se conosco


Várzea Grande

Escolas podem se inscrever para participar do Programa ‘Aluno-Vereador’

Publicado

Lançado nesta quinta-feira, 17, na Escola de Educação Básica – EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, no bairro 15 de maio, o Programa Estudantil ‘Aluno-Vereador’, vai permitir aos estudantes do 5º ao 9º ano e professores, elaborar propostas para a Câmara Municipal, concorrendo a premiações e certificações para alunos e escolas vencedoras.

Instituído pela Câmara Municipal de Várzea Grande, em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Programa Estudantil ‘Aluno- Vereador’ está com inscrições abertas para que estudantes da rede pública e privada participem, criando propostas que poderão se tornar Projeto de Lei. As duas propostas classificadas e convertidas em lei irão ser premiadas com a quantia de mil reais para o aluno e para o professor orientador. Também serão entregues certificados para as escolas campeãs e o 'Certificado Aluno-Vereador' para os estudantes vencedores.

Segundo o idealizador do programa, vereador e presidente da Câmara Municipal, Fábio José Tardin (DEM), o objetivo é estimular professores e alunos para participarem do programa, não apenas pelo prêmio ofertado, mas pela interação com os princípios da cidadania, democracia e futuro da cidade. “Nossos alunos terão a oportunidade de contribuir, elaborando propostas de leis que venham melhorar a vida das pessoas e o dia a dia da cidade de Várzea Grande. Conto com vocês!”, declarou Tardin.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis destacou como importante a proposta do programa para a democracia, frisando que os estudantes estão cada vez mais interessados no momento político-social do país e mais estimulados a contribuir com ideias que podem de alguma maneira melhorar a qualidade de vida no meio onde vivem. “Esta é uma boa oportunidade para que nossos jovens contribuam com suas opiniões e sugestões, e participem da vida política do seu município. Será um aprendizado para toda a vida”, afirmou.  

Leia Também:  Secretário de Educação recebe em São Paulo a medalha ‘Mérito dos Pacificadores’

As escolas interessadas poderão inscrever-se pelo site da Câmara Municipal de Várzea Grande http://www.camaravarzeagrande.mt.gov.br/ ou pelo whatsapp: 65-99304-4765. As inscrições também foram disponibilizadas na sede da Câmara Municipal, situada na Avenida Alzira Santana, 1741, bairro Água Limpa, em horário de expediente das 7h às 13h.

Segundo o regulamento, os projetos cadastrados serão avaliados pela Comissão Julgadora e pela Mesa Diretora, que deverão escolher duas propostas: uma de nível fundamental (5 º ao 9º ano) e outra de nível médio. O Julgamento e a seleção ocorreram no período de 02 a 06 de dezembro de 2019 e a sessão de apreciação ocorrerá no dia 11 ou 18 de dezembro de 2019.

Os projetos escolhidos serão encaminhados pelas escolas para a Mesa Diretora com prévia concordância desta e protocoladas para o trâmite legislativo nos termos regimentais, e em seguida votados pelo Plenário. Durante a sessão de apreciação dos projetos oriundos do programa, a Mesa Diretora poderá oportunizar a palavra ao aluno expor sua proposta. Em caso de aprovação, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo.

COMISSÃO JULGADORA – a Comissão Organizadora e Julgadora do Projeto 'Aluno-Vereador' que atuará como apoiador do Programa é formada pelos servidores Santana Ferreira dos Santos, Aércio Gusmão Martins e Joselina Maria da Silva tendo como apoio o Procurador do Município, Dr. Thiago Coelho da Cunha, da servidora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luz Marina Coelho e das servidoras da Câmara, Rute Merle dos Santos Costa Pizza e Aline Pascoin de Campos, da Secretária-Geral da Casa de Leis.

Leia Também:  Lucimar assina a lei municipal da Marcha Para Jesus em culto evangélico

COMO FAZER:

1 – Verifique se a sua escola já se cadastrou ao programa. Se ainda não, peça para se cadastrar no site www.camaravarzeagrande.mt.gov.br. As propostas de projetos de lei também poderão ser encaminhadas pelo WhatsApp 65-99304-4765 ou pessoalmente na Câmara dos Vereadores em horário de expediente das 7h às 13h. Caso a escola pretenda encaminhar todas as propostas em uma única remessa, poderá agendar com a Comissão o recebimento do lote de propostas na própria escola. Para tanto deverá agendar a entrega do material através do WhatsApp.

2 – Peça uma cópia do material na Diretoria da sua Escola ou imprima diretamente do site da Câmara e leia todo o seu conteúdo.

3 – No formulário 'Proposta de Projeto de Lei' preencha com os dados do aluno, do professor/orientador e do responsável legal do aluno; no espaço 'proposta' o aluno deverá escrever de próprio punho sua sugestão de uma lei para o município que, em sua opinião, possa melhorar a vida das pessoas e o dia a dia da cidade de Várzea Grande.  No item do formulário: 'Justificativa' o aluno deverá escrever os motivos da sua proposta.

4 – Os critérios para avaliação são: Inovação (0-10) pontos; Criatividade (0-10) pontos; Interesse Público (0-10) pontos; Alcance Social (0-10) pontos; Redação (0-10) pontos. “Resumindo, a ideia nova e inteligente, que atinja cada vez mais o interesse do povo e que seja bem elaborada (texto e gramática) permitirá ao concorrente ter mais chances de classificação. As inscrições para o Programa ‘Aluno-Vereador’ se encerram no dia 29 de novembro”, alertou Fábio Tardin.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Projeto escolar recicla mais de 12 toneladas de materiais reutilizáveis

Publicado

Os alunos das escolas da rede municipal de Ensino de Várzea Grande finalizaram as atividades do Projeto 3Rs “ Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda” em evento realizado na manhã da última sexta-feira, 8/11, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Profa. Irenice Godoy de Campos Silva”, do bairro Jardim Imperial. Este ano, as escolas conseguiram recolher 12.258 quilos de resíduos para a reciclagem.

De acordo com o professor Vagner César Barros, da Coordenação da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, este ano, o Projeto 3 Rs, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, teve a participação de dez escolas da rede municipal, que ao longo do ano, desenvolveram atividades pedagógicas, de estudo, pesquisa em sala de aula, de campo e visitas a empresas, com a finalidade de refletir sobre a sustentatibilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). O projeto propôs ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. “A proposta do projeto é mostrar que adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.” Disse o coordenador.

Leia Também:  Duplicação da Felinto Múller, em Várzea Grande, chega na reta final

O evento contou com a participação de alunos da EMEB “Profa. Rita Auxiliadora de Campos Cunha” que apresentaram uma peça teatral, com acompanhamento musical de alunos da escola Irenice Godoy.

O encerramento do Projeto 3 Rs foi marcado pela entrega de certificados de participação as empresas parceiras Reciclate e Fábrica de Refrigerantes Marajá, e também da entrega de certificado e premiação às escolas participantes de acordo com a quantidade de resíduos coletados.

A superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, parabenizou alunos, professores e diretores pela participação no Projeto 3Rs que, de acordo com ela, assegura aos alunos uma maior conscientização quanto as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Eles aprendem desde pequenos a importância da reciclagem e seu papel como protagonista na defesa e no futuro sustentável de nosso planeta” destacou.

A escola primeira colocada no recolhimento de resíduos de 2019 foi a EMEB “Profa. Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, com 3.655 quilos de materiais reciclável recolhidos, seguida pela EMEB “Profa. Irenice Godoy de Campos Silva”, com 1.728 quilos de resíduos recolhidos.As demais unidades participantes foram as EMEBs Ednilson Francisco Kolling, Maria Joana da Silva Almeida, Maria Barbosa Martins, Libia da Costa Rondon, Joaquim da Cruz Coelho, Manoel João de Almeida, Abdala Jose de Almeida e Faustino Antonio da Silva.

Leia Também:  Saúde intensifica ação de vacinação e teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis no Várzea Grande Shopping

   

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Fórum da Região Turística Metropolitana discute  formas para alavancar e desenvolver o turismo regional

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, promoveu nesta quarta-feira (13), Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá/Várzea Grande. A finalidade do Fórum é desenvolver projetos específicos, por meio de uma nova concepção em fazer e desenvolver o turismo, buscando parcerias, estimulando investimentos e aproximando as pessoas no processo de desenvolvimento das atividades relacionadas ao turismo local.

O Fórum servirá como opção para investimentos, gerando renda e empregos, em uma região polarizada por Cuiabá e Várzea Grande, portão de entrada dos turistas, em Mato Grosso, e com posição geográfica privilegiada ampliando ainda mais o potencial. O evento foi  realizado no auditório do Hotel Ceolatto.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo e contou com a participação de representantes dos conselhos municipais de Turismo, empreendedores do setor e agentes que movimentam a economia ligada ao turismo da região, como comerciantes, hoteleiros e prestadores de serviços.

Representando o município, o secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do Fórum da Região Turística Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, José Roberto Amaral de Castro disse que o encontro teve o intuito de discutir a regionalização e seus avanços, bem como os rumos do turismo conciliado com o desenvolvimento de outros setores da região turística.

Leia Também:  Concurso de redação fortalece vocação turística de Várzea Grande

"É uma oportunidade para grandes discussões sobre como o turismo, visto de maneira Regional e não apenas local (Cuiabá/Várzea Grande), favorecerá a criação de novas vagas de emprego e fomento de renda. A Região Turística Metropolitana favorece a implantação de diversas atividades turísticas, que por consequência dos serviços prestados, possibilita a criação de diversas novas vagas de empregos, diretos e indiretos. Por este motivo, discutir a integração entre os municípios é essencial para um avanço nesta política pública e fomento ao setor”, sublinhou o secretário, José Roberto.

Segundo o secretário adjunto de Turismo do Estado de Mato Grosso, Jefferson Preza Moreno, o Fórum possibilita a discussão ampla e transversal de todas as áreas que dialogam com o turismo. “É uma forma de explorar as potencialidades que o setor oferece, visando sempre à melhoria da oferta de serviços. Além disso, o Fórum pretende promover a integração do turismo na Região Turística Metropolitana, mostrando como o setor público pode colaborar para o desenvolvimento do trade turístico de cada região do Estado”, destacou.

“O encontro oportunizou a integração entre os pares, criando um importante movimento para buscar estratégias e melhorias para a promoção do turismo, alimentar a cadeia produtiva, criar mais empregos e fomentar a economia local”, sintetiza o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso, Manoel Prolópio.

Leia Também:  Duplicação da Felinto Múller, em Várzea Grande, chega na reta final

Já o secretário de Governo de Várzea Grande, Kalil Baracat destacou a importância do evento para o futuro da Região Turística Metropolitana. “Estamos buscando meios para, cada vez mais, promover os atrativos turísticos da cidade a fim de estimular e fortalecer o desenvolvimento de Várzea Grande”, sublinhou o secretário.

O evento contou com palestras sobre a Importância da Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) no desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana