Várzea Grande
Escola municipal vai representar Várzea Grande em evento do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O projeto Boi à Serra, idealizado pelas professoras Juzinete de Oliveira, Letícia Prisicila de Sá e Nágila Aparecida Aoki, da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Júlio Domingos de Campos, será um dos trabalhos que representarão Várzea Grande no evento Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programado para ocorrer nos dias 28 e 29 de novembro na UFMT em Cuiabá.
O ‘Boi à Serra’ foi desenvolvido dentro do Projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil, (LEEI-MT) que tem como objetivo formar professores para que possam garantir o direito e acesso das crianças de 4 e 5 anos à linguagem escrita e oral.
“O LEEI/Várzea Grande traz práticas inspiradas nos desejos e formas próprias de agir e pensar das crianças e suas múltiplas linguagens, tecidas por meio de experiências significativas, das brincadeiras e interação com os seus pares e adultos, e sobretudo relacionando as diferentes manifestações artísticas, culturais, científicas locais e universais, integrando a cultura com as brincadeiras, de forma a compartilhar suas coleções de saberes por meio dos voos das maritacas” explicou a formadora Fabiane Pizanechi.
O Projeto ‘Boi à Serra’ propiciou vivências como a Roda de Conversa sobre lenda do Boi à serra, confecção de máscaras de boi, música e dança.
A partir da curiosidade que a lenda despertou nas crianças, as professoras Letícia, Nágila e Juzinete planejaram uma aula de campo para que os alunos conhecessem o lugar onde vive o boi. Visitaram um frigorífico da comunidade de Capão Grande, conheceram o Dr. Chico, o médico veterinário responsável do local que conversou com as crianças sobre algumas curiosidades desses animais. Na chácara da ‘Tia Luzia’, uma antiga moradora da comunidade e professora aposentada da unidade escolar local, conheceram o curral.
Na noite do dia 25 de outubro, a unidade escolar promoveu a culminância do projeto com exposição dos trabalhos, apresentações artísticas de dança e noite de autógrafo do livro confeccionado pelos próprios alunos intitulado: “Vaquinha Brubru”.
O evento contou com a participação da comunidade escolar em especial os pais dos alunos envolvidos no projeto, da coordenadora Cláudia Fernandes Barbosa, da diretora Helena Souza, dos profissionais da EMEB Júlio Domingos de Campos, das Formadoras Municipais do Projeto LEEI-VG: Fabiane, Lizie, Paula, Rosangela, Rosilene, Sandra e a articuladora municipal Jaqueline Freire.
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande