conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola de Governo finaliza último módulo do programa Academia de Novos Líderes

Publicado

A Academia de Novos Líderes, programa da Superintendência da Escola de Governo, unidade ligada a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou na última sexta-feira (04.10) o seu último módulo, intitulado “Liderança”.

Nesta última etapa, os 27 servidores de diversos órgãos do Executivo estadual que participaram do programa trabalharam o desenvolvimento das competências de autoconhecimento e dos desafios de uma liderança, por meio de testes, dinâmicas e atividades em grupo.

Na oportunidade, também foi exercitada a capacidade dos futuros líderes de extrair o melhor de cada membro de sua equipe e reforçado o ensinamento de que a liderança independe da função ou cargo ocupado na administração pública.

De acordo com a facilitadora e servidora pública da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Fernanda Solano, este módulo teve como principal objetivo quebrar paradigmas a respeito da liderança. “As pessoas não nascem prontas, elas necessitam ser desenvolvidas. A nossa meta com o módulo de liderança é fazer com que as pessoas enxerguem que elas podem ser líderes”, disse.

Leia Também:  Governador vai a Sorriso e participa de inauguração de ampliação de usina de etanol

Baseado no método andragógico de ensino, que visa o aprendizado pelas experiências dos próprios alunos, o conteúdo das capacitações da Academia de Novos Líderes é trabalhado por meio de oficinas, nas quais os participantes são desafiados a aplicar os conceitos apresentados.

Participantes desta turma, após iniciarem o programa, ocuparam cargo de liderança na administração pública, como é o caso da diretora executiva da Fundação Nova Chance (Funac), Thais Aguila, que tem aplicado os conhecimentos adquiridos durante o curso na nova função.

“A Academia de Novos Líderes veio para acrescentar o conhecimento que eu já tinha. O programa propiciou o aprimoramento de minhas competências e o conhecimento de liderança e de gestão, que atualmente preciso e já estou aplicando na Funac”.

“É importante ressaltar que o trabalho da Academia é dinâmico e ágil, então você tem um retorno muito rápido do resultado, além dele direcionar o servidor público para ser um desenvolvedor e um grande líder”, acrescentou.

Programa Novos Líderes

O programa Academia de Novos Líderes surgiu da demanda por cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento dos potenciais de futuros gestores dos órgãos do Executivo estadual. Após pesquisa feita pela Superintendência da Escola de Governo (SEG), em maio de 2015, que apontou a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de liderança dos servidores.

Leia Também:  Homem é preso por furtos em estacionamento do Centro Político

Este é o último módulo ofertado pela Academia de Novos Líderes neste ano. Ao todo, foram 16 módulos com conteúdos técnicos, práticos e comportamentais. Como parte da formação, os participantes entregarão no próximo dia 18 de outubro os projetos de inovação que podem ser aplicados em seus locais de trabalho. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do programa será realizada no dia 12 de dezembro, no auditório da Seplag, às 14h.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

MTI implanta programa de inovação para desenvolver projetos e aprimorar resultados

Publicado

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) instituiu um programa denominado “Innovation Day”, para alavancar ideias de inovação na empresa e proporcionar novas soluções de tecnologia aos clientes, especialmente à administração pública. A portaria nº 160/2019, que autoriza o programa, já está publicada em edição do Diário Oficial que circulou nesta semana.

O programa, de acordo com a portaria, consiste em permitir que os colaboradores possam dedicar 20% do tempo de trabalho semanal para pensar e implementar novos projetos estratégicos de inovação. Na prática, os colaboradores terão um dia da semana, preferencialmente às sextas-feiras, para se dedicarem aos projetos de seu interesse, mas que tenham relevância para a empresa.

A ideia partiu do analista desenvolvedor José Roberto à Unidade de Gestão Estratégica de Inovação (UGEIN) da MTI. Ele se inspirou em um programa semelhante chamado “Passion Project”, implantado na empresa multinacional Google. Lá, porém, o mesmo tempo é dedicado aos projetos particulares dos colaboradores.

Com os devidos ajustes, o programa pôde ser aprovado pela diretoria e implantado na MTI, segundo o vice-presidente Cleberson Gomes. Para ele, o “Innovation Day” é uma oportunidade não apenas de inovar em produtos e serviços, mas, principalmente, de promover o engajamento do colaborador com o plano estratégico da empresa, bem como fortalecer e dar transparência às relações entre os colaboradores.

Leia Também:  Sefaz autua transportadoras por sonegação fiscal

“É um marco para a MTI esta proposta diferente de trabalho. O resultado desta portaria demonstra, primeiramente, que o servidor realmente tem as suas ideias ouvidas por nós, da diretoria. Nosso processo de ideação, mapeado pela unidade de Inovação, realmente funciona e nós da diretoria da empresa estamos abertos a estes projetos disruptivos”, disse.

A expectativa agora é a adesão dos colaboradores ao “Innovation Day” e, por consequência, a ampliação da oferta de soluções, com novos produtos a serem desenvolvidos, além da melhoria e aperfeiçoamento dos serviços já prestados.

Como funciona

Por ser o setor responsável pelo “Innovation Day”, a Unidade de Gestão Estratégica de Inovação é quem vai capitalizar as ideias de novos projetos – e qualquer um dos colaboradores da MTI pode dar sugestões por meio do formulário. Dê a sua ideia aqui.

Uma vez sugerida, as ideias serão analisadas, aprovadas e priorizadas pela Diretoria Executiva. Só serão aprovados projetos factíveis de execução dentro de um prazo de três meses, que tenham relação com as atividades da MTI e que atendam a ações estratégica ou disruptivas da empresa.

Após os projetos aprovados, a Unidade de Gestão Estratégica de Inovação definirá um líder para o projeto, que pode ser o autor da ideia ou não. Definido o líder, a Unidade vai divulgar aos colaboradores da empresa as vagas e perfis necessários para a implementação do projeto. 

Leia Também:  Papiloscopistas identificam corpo de homem encontrado no Jardim Industriário

Podem se candidatar todos os colaboradores que se encaixem no perfil procurado – inclusive os colaboradores que estiverem cedidos para outros órgãos. A seleção dos candidatos para compor cada equipe de projeto será feita pela Unidade de Gestão Estratégica de Inovação. 

Cada equipe será denominada Squad e terá um líder, um time de implementação da solução com a quantidade necessária de profissionais a ser definido, conforme tamanho e complexidade do projeto, além de um cliente ou o propositor da ideia, se necessário.

A participação da equipe selecionada para o projeto deverá ser autorizada pela Diretoria Executiva, após aprovação junto aos superiores diretos, que devem liberar o colaborador para participar do “Innovation Day” no dia designado na sede da empresa, em sala exclusiva para o desenvolvimento do projeto.  

Todos os projetos deverão ser desenvolvidos utilizando conceitos de metodologia ágil, Scrum e MVP (Minimum Viable Product, na sigla em inglês). Após a entrega do MVP definido e devidamente aprovado, o projeto obedecerá o processo de produção e sustentação padrão estabelecido pela MTI.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Escola Tiradentes presta homenagem aos seus professores

Publicado

A Escola Militar Tiradentes, localizada no município de Sorriso (a 420 quilômetros ao norte da capital) realizou uma solenidade cívico-militar em homenagem ao Dia do Professor. O tributo aos professores ocorreu na sexta-feira (11.10), nas dependências da unidade escolar. A homenagem se estendeu a todo corpo docente.     

As homenagens foram realizadas em três momentos. Inicialmente os alunos tiveram a iniciativa de eleger dois representantes e escolheram recitar o poema “A força de um professor” de autoria do poeta Bráulio Bressa.

Na sequência, o comandante da Escola, major PM Ilton Botelho da Costa Campos, materializou aos mestres o seu reconhecimento fazendo a entrega de certificados, os quais foram entregues pelas autoridades estaduais e municipais do Executivo e Legislativo.

Por último, o tenente-coronel PM Jorge Almeida, Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar e todos os militares presentes, prestaram honras aos professores batendo continência, movimento executado pelos militares que traduz o respeito, apreço e consideração.

“Foi um momento que traduziu simbolicamente, o sentimento da Polícia Militar de Mato Grosso em respeito a todos os professores por sua nobre missão de formar cidadãos”, assinala o comandante da escola.

Leia Também:  Excesso de velocidade é a infração mais cometida em Mato Grosso

“Entendemos o papel do professor de fundamental importância na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, na medida em que, pelo seu exemplo como líder em sala de aula e nos diferentes ambientes educativos, o professor instrumentaliza os alunos na construção de sua autonomia, exercida e fortalecida na ação-reflexão através da busca pelo conhecimento, traduzindo-se no amor à pátria e no respeito a dignidade da pessoa humana”, define o comandante.

A Escola Militares Tiradentes de Sorriso funciona desde o ano de 2017, contando atualmente com 400 alunos matriculados, distribuídos no Ensino Médio e Ensino Fundamental.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana