Considerada a melhor escola de Cuiabá na última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a Escola Madre Marta Cerutti, localizada no bairro Bela Vista, trabalha diariamente com políticas educacionais em caráter intensivo, seja na fase de aprendizagem ou recomposição.
As aulas se dividem em conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Ciências e Artes.
Com 434 alunos matriculado, divididos em dois turnos (matutino e vespertino), a unidade tem 43 professores que atuam do pré-I ao 5º ano, oferecendo educação diariamente às crianças de 4 a 11 anos. Destas, 34 são PCDs (Pessoas com Deficiência), o que inclui alunos com autismo, microcefalia, problemas de audição e síndrome de Langer-Giedion.
“Nós tratamos a educação como uma política de Estado. Independente de governo, criamos uma dinâmica de sempre trabalhar Língua Portuguesa e Matemática, nas séries iniciais, com a devida eficiência para plena aprendizagem. Também mantemos diálogos permanentes com os pais dos alunos para auxiliá-los a ter o melhor caminho da educação”, explica o diretor Luiz Cezar Terra Sales.
A coordenadora Fernanda Lutterback, revela que ocorre uma preparação especial dos alunos na fase anterior à realização das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
“Nós mapeamos os alunos que irão fazer as provas e trabalhamos a aprendizagem para reforçar as habilidades de cada criança. Os pais ou responsáveis também são convocados para dialogar, quando necessários, sobre como trabalhar junto com a escola para a melhor aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala de aula”, explica.
O projeto educacional de longo prazo de expandir o ensino às crianças com materiais individualizados, quando necessários, e o diálogo aberto com a família das crianças, ascendeu consideravelmente a qualidade da Escola Madre Marta Cerutti. Em 2007, a unidade escolar recebeu nota 4 pelos critérios do Ideb. Em 2023, último ano da avaliação realizada pelo Ministério da Educação, a nota subiu para 8,3.
Em 2024, o governo do Estado premiou a Escola Madre Marta Cerutti pelo bom desempenho com a alfabetização das crianças na 3ª Edição do Prêmio Alfabetiza MT.
Artes marciais
Uma das atividades desenvolvidas na Escola Madre Marta Cerutti é a educação em tempo integral. Nela, estudantes tem a opção de praticar atividades extraclasses, como a prática do judô. Essa prática sempre ocorre no contraturno, ou seja, quem estuda de manhã frequenta a tarde e vice-versa.
São 12 alunos que participam das aulas de judô. De segunda a sexta em duas opções de horário: das 13h às 15h ou das 15h às 17h.
Professor Demilson Junior Miranda, faixa preta, diz que é um orgulho treinar crianças. “É muito satisfatório ver o engajamento dos alunos com o esporte em um ambiente escolar. O judô desenvolve disciplina, autoconfiança, força e equilíbrio, contribuindo para a saúde mental”.
A estudante Alice Vitória Nunes, matriculada no 3º ano, é uma das praticantes do judô e revela satisfação. "Gosto de aprender para saber me defender. Meus pais trabalham durante o dia e me colocaram neste projeto para me manter focada na escola".
O aluno Gabriel Joaquim Souza, do 5º ano, afirma que gosta de praticar a arte marcial com os colegas. “Prefiro me dedicar ao judô do que gastar tempo em casa. Meus pais trabalham durante o dia e gostam de saber que estou aqui a tarde”.
A educação em tempo integral também oferece jogos de tabuleiro, jogos de mesa e futsal. Tudo planejado com o intuito de fortalecer o raciocínio lógico e aprendizagem dos alunos.
Inclusão
A escola Madre Marta Cerutti atende 34 crianças PCDs na sala multifuncional. As atividades pedagógicas, autorizadas por até duas horas semanais, envolvem a formação de letras do alfabeto, carrinhos e atividades de educação artística.
Outro diferencial é um laboratório móvel de ciência que permite ser deslocado para cada sala de aula. A biblioteca dispõe de livros que ensinam valores familiares, conteúdos sociais, meio ambiente e outros.