conecte-se conosco


AMM

Escola de Chapada dos Guimarães conquista medalha em Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado

Chapada dos Guimarães participou da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas, concorreu por meio das Escolas Municipais, e a vencedora foi a Escola Municipal Professora Maria Luiza de Araújo Gomes, com o Poema da aluna Maria Ângela Dias Santos, 11 anos, do 5° ano, aluna da professora Antonielle Martins, ela concorreu na categoria POEMA, com o tema: “O lugar onde vivo”, ela escreveu com leveza e brincadeira as palavras para a construção de seu poema de como é viver em Chapada dos Guimarães desde o ventre de sua mãe.
Nasce mais uma poeta em nossa cidade, leia o poema que levou Maria Ângela a conquistar o 3º lugar nessas Olimpíadas, e prepará-la para conquistar as próximas etapas.

POEMA de Maria Ângela Dias Santos

Dá licença! Esse lugar já é meu.

Pensei muito do que iria falar,
Pois são tantas coisas pra mostrar.
Coisas que são tão boas,
Coisas que não são tão boas assim.

Leia Também:  Lideranças municipalistas se reúnem com parlamentares em Brasília

Então decidi contar,
Como vim aqui parar.
Também serei bem sincera
Nunca morei em outro lugar.

Meus pais sempre me disseram
Que procuravam uma vida melhor,
Desde que me trazia no ventre
E queria que eu fosse feliz pra sempre.

Minha cidade é pequena
Mas cheia de vida
Cheia de belezas e pássaros também,
Sem contar os pontos turísticos
Que só de olhar te faz bem.
Quando nasci minha avó e bisavó
Morando aqui já estavam,
E a cidade, de “minha” chamavam.

Aqui tem o Parque Nacional
Que é tudo natural.
E ainda tem o Mirante
Que é exuberante
E de lá vê Cuiabá que é nossa capital.

Nas ruas simples e sem asfalto
Brinquei e ainda brinco com a meninada.
Jogo taco e queimada,
Brinco de pega-pega na calçada.

Essa cidade que era simples e, eu brincava
Onde é que se escondeu?
Devagarzinho, devagarzinho o asfalto apareceu.
E começou a crescer,
Como uma criança que acaba de nascer.

Então cresça que estou aqui
Para aplaudir.
E não só eu, mas todos que moram aqui.
Não podemos impedir i progresso chegar,
Mas podemos as belezas desta cidade cultivar.

Meu poema irei encerrar,
Dizendo que agora, com as palavras estava a brincar.
Falando de Chapada dos Guimarães,
Onde fica o meu lar,
Será sempre o meu lugar!

Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC e do Itaú Social

Fonte: AMM
Leia Também:  Novo programa federal Investe Turismo abrange 158 municípios em primeira etapa
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Capacitação profissional em Rondonópolis transforma a vida de centenas de pessoas

Publicado

A noite desta quarta-feira (04) marcou o início de um novo ciclo para 350 pessoas que participaram dos cursos realizados no programa “Revelando Talentos”, uma parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e a Obra Kolping, e receberam os certificados durante cerimônia de encerramento na sede da organização social.  Foram cursos nas áreas de estética e beleza, culinária e artesanato.

Para Priscila Campos que participou do curso de confeitaria, a qualificação representa uma transformação de vida. “É a realização de um sonho porque adquirimos o certificado junto do aprendizado, abre uma porta para trabalhar e atingir nossos objetivos. Eu trabalhava no mercado comercial e sai para trabalhar para mim, vi uma oportunidade de fazer esse curso e agora estou apta”, celebrou.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio investir na capacitação profissional é promover a inclusão social. “Você tem vários instrumentos para tirar a pessoa da exclusão social, um dos instrumentos é a qualificação, o que estamos fazendo na Obra Kolping, é justamente preparando essas pessoas nas áreas da confeitaria, manicure, pedicure, cabelereiro, onde a pessoa faz o curso e depois a gente busca a oportunidade para ela, através de uma linha de crédito ou emprego em alguma localidade, muitas vezes o que falta em Rondonópolis é a qualificação, é inclusão social” disse o prefeito.

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social Iriana Cardoso destaca que a qualificação permite mudar a realidade das famílias. “As pessoas que foram aqui qualificadas, elas tem uma nova perspectiva de vida, de empoderamento, de conseguir realizar sonhos”, disse.

Fonte: AMM
Leia Também:  Prefeito diploma novos conselheiros tutelares de Tangará da Serra
Continue lendo

AMM

Prefeitura de Várzea Grande amplia serviços de limpeza urbana com período de chuva intensa

Publicado

Em razão das chuvas, neste mês de dezembro, a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande reforçou a programação dos serviços de limpeza urbana. A intensificação dos trabalhos faz parte da força-tarefa para colocar em prática as ações do Plano de Contingência, elaborado pelo poder público municipal para atender prontamente as demandas. Os serviços foram ampliados desde o início deste mês e seguem intensificados até o fim do período chuvoso.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes  informa que a limpeza urbana abrange diversas áreas e traz benefícios à população. "Por meio dos serviços de limpeza urbana garantimos a melhoria da saúde pública, a proteção do meio ambiente, uma paisagem urbana mais agradável e o bem-estar dos moradores, por isso, é fundamental a execução deste trabalho de forma regular e preventiva. E é importante lembrar também que a população deve fazer sua parte neste processo, não permitindo a formação de bolsões de lixo no seu bairro, denunciando esta prática criminosa. As chuvas já chegaram, o mato cresce rápido, e os proprietários de terrenos vazios devem fazer a manutenção do seu terreno deixando-o limpo e capinado", afirma. Além disto, explica Breno Gomes que a secretaria segue intensificando as ações de capina, roçagem e limpeza dos pontos de descarte irregular de resíduos pela cidade, e multando os proprietários de terrenos vazios, que não fazem a limpeza.

O objetivo da ação é manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Segundo informou o secretário de Serviços Públicos, Breno Gomes, nesta semana os trabalhos de varrição, poda de árvores, pintura de meio fio e coleta de entulhos estão sendo realizados nos bairros Passagem da Conceição, Guarita, Jardim dos Estados e Pirinéu. “As equipes de limpeza estarão atuando nestas regiões e assim que os trabalhos forem concluídos estaremos seguindo para outras regiões da cidade”.

O gestor lembra que a limpeza urbana é de responsabilidade dos órgãos públicos, mas a conservação além de ser um ato de cidadania, é uma obrigação dos moradores, que devem cuidar do lixo das residências, preservar as praças e locais públicos, não jogar lixos em locais e áreas abandonadas. “A população pode contribuir e muito com essas ações realizadas pela prefeitura cuidando e zelando das suas calçadas, não jogando lixo em locais irregulares e fora do dia de coleta de lixo. Podem ainda fazer a denúncia de lixões clandestinos, pelos telefones 0800 647 4142 ou 3688 – 8034 e 3688 – 8035”, informou o secretário.

Além do trabalho realizado nas vias públicas, os fiscais do código de postura irão atuar de forma mais intensa na fiscalização dos terrenos em estado de abandono, notificando os proprietários para que faça a limpeza do local .“É importante que todo mundo faça a sua parte, pois embora o poder público realize o trabalho, a limpeza dos terrenos e calçadas reforço que é uma obrigação do morador”, alertou o secretario. destacando que o trabalho do poder público e o envolvimento da população são fundamentais no também combate ao mosquito transmissor da dengue .

MOBILIZAÇÃO: Para reforçar ainda mais a atuação no combate e enfrentamento da dengue, equipes das secretarias de Serviços Públicos e Saúde estarão realizando trabalhos em conjunto, na conscientização da população. “O combate ao Aedes aegypti é realizado o ano todo e por todas as equipes da Prefeitura Municipal, mas neste período de chuvas os trabalhos são intensificados.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva Moura, disse que a Saúde do município vem mantendo anualmente as ações de prevenção e de combate as doenças infecciosas, e que o trabalho realizado no município tem alcançado resultados positivos uma vez que houve, nos últimos anos, uma redução da dengue, da zika vírus e chicungunya . “Essa avaliação positiva é o resultado de ações eficientes implantadas pela atual gestão. E para que tenhamos o controle dessas doenças é importante não somente a conscientização da população, mas uma força tarefa entre todos os envolvidos como as que estão ocorrendo neste mês de dezembro com o envolvimento das várias pastas da Administração Pública”, completou.

Fonte: AMM
Leia Também:  Prefeitura antecipa pagamento de novembro e injeta R$ 8 milhões na economia
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana