conecte-se conosco


Cuiabá

Equipe do Programa Melhor em Casa realiza visitas domiciliares para realizar orientações a familiares de pacientes acamados

Publicado

“Minha mãe chegou praticamente morta aqui em casa, ela não abria os olhos, não falava, não se alimentava, ela só sabia gritar de dor, chegaram a dizer que ela não ia durar nem dois dias, mas tudo mudou depois que a equipe do Melhor em Casa começou a assisti-la”. Com essas palavras, Grazielli da Silva Martins, filha da Dona Zeni, de 63 anos, paciente assistida pelo Programa Melhor em Casa, que é realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar – EMAD, agradeceu a atenção e o atendimento prestado à mãe dela.  

O Programa Melhor em Casa foi habilitado em dezembro de 2019 e em janeiro de 2020 foi implantado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá, pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O Programa é um modelo de internação extra-hospitalar, que presta serviços de assistência à saúde ao paciente que ainda necessita de algum cuidado especial, mas que pode receber esses tratamentos em sua residência, não precisando mais ficar em um leito de hospital.

De acordo com a Coordenadora do Programa Melhor em Casa, Joelma Toledo, o objetivo do programa é retirar das unidades de saúde aqueles pacientes que tem condições de continuar o tratamento em casa, fazendo com que os leitos das unidades de saúde do município sejam liberados. “Através das visitas, a nossa equipe passa a conhecer a realidade daquele paciente e da sua família, fazendo com que criemos um vínculo entre paciente e equipe. Dessa forma, reforçamos um novo modelo assistencial, que tem a saúde daquele individuo como foco principal. Esse paciente é reinserido no seio familiar, além de contar com todo o apoio de seus entes queridos, coisa que em uma unidade de saúde seria completamente impossível”, explicou Joelma.

Ainda conforme a coordenadora, as equipes são treinadas para olhar além do paciente. “Nós precisamos olhar não só o paciente, mas também as condições financeiras, sociais e psicológicas”, destacou Joelma”.

Grazielli afirma que, se não fossem essas visitas da equipe do Melhor em Casa, a chance de sua mãe estar ainda viva eram mínimas.  “Não tenho palavras suficientes para agradecer o que o Prefeito Emanuel Pinheiro, e a Secretária de Saúde, Suelen Danielen Alliend estão fazendo, não só por nossa família, mas por outras famílias. Se não fosse este trabalho do EMAD, eu teria perdido minha mãe faz tempo. Essa gestão dele é mais que humanizada, ela é nota mil”, agradeceu.

Em Cuiabá e na baixada cuiabana, aproximadamente 80 pessoas são assistidas pelo Programa Melhor em Casa. Esse número reflete as constantes altas que os pacientes que participam do Programa recebem. O Programa Melhor em Casa é realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar – EMAD e Equipe Multidisciplinar de Apoio – EMAP. A EMAD é formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista e a EMAP consiste em farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lança Programa Reviver Cuiabá

Publicado

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, lançou nesta quarta-feira (17), o Programa Reviver Cuiabá, que tem como principal objetivo resgatar, reativar e reestruturar os projetos de esporte e lazer do município.

Dentre os projetos que serão resgatados pelo Programa Reviver estão o Campeonato Pixote, os Jogos dos Servidores, os Jogos Escolares Cuiabanos, a Manhã de Lazer, a Corrida Bom Jesus de Cuiabá, a Caminhada Ecológica, entre outras atividades.  

Durante a solenidade foram entregues os materiais esportivos que serão utilizados nos Centros Esportivos do Tijucal, Lixeira, Paiaguás, Verdinho e Dom Aquino. Além disso, também foi anunciado oficialmente o retorno do Campeonato Pixote que, após quatro anos, será novamente realizado. “Como secretário de uma gestão humanizada e comprometida com a qualidade de vida para a nossa população, vemos o esporte como fator de integração social, integralizador dos aspectos psicomotores, cognitivos e socioemocionais, e por essa importância ele precisa e merece ser valorizado. Em defesa da valorização do esporte, a gestão Emanuel Pinheiro prioriza as ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer”, destaca Leite.

“Estamos lançando o Programa Reviver Cuiabá, que vai valorizar todas as competições desenvolvidas pela Secretaria e que deram certo. Estamos também fazendo a entrega dos materiais para resgatar e reativar as nossas estruturas esportivas. Ressaltamos também que o Campeonato Pixote já está a todo vapor e nesta semana vamos iniciar as inscrições desse campeonato que faz parte da vida esportiva da nossa cidade. Além desses eventos, estamos começando o grande projeto ‘Lapidando Craques’, onde cuidaremos de seis atletas dando toda a assistência para que se tornem grandes jogadores de futebol”, continua.

O secretário também destacou a parceria com a Secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência para a realização de uma programação especial voltada aos atletas com deficiência. “Esse ano teremos a novidade, o primeiro Jogos Paralímpicos de Cuiabá para promover o esporte para essa parcela da população que não tinha um olhar especial por parte do poder público. Então, será um ano de muitas conquistas e realizações”, pontua Aluízio.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer tem sido uma grande parceira e ficamos orgulhosos. Hoje Mato Grosso tem muitos atletas que estão se destacando nas paralimpíadas. Só tenho a agradecer a gestão Emanuel Pinheiro por ter criado a Secretaria da Pessoa com Deficiência para lutarmos pelos nossos direitos e buscarmos cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência”, acrescenta o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva.

Na oportunidade, foram entregues ainda as homenagens às equipes que se destacaram representando Cuiabá no Jogos Escolares Mato-grossenses, são elas:  Na categoria de 12 a 14 anos, o Futsal masculino do Colégio Isaac Newton, que conquistou o primeiro lugar e vai representar Mato Grosso Nos Jogos Escolares Brasileiros e o Voleibol masculino da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, que foi vice-campeão. 

Já na categoria de 15 a 17 anos, os destaques foram: o Futsal feminino da Seleção Cuiabana, que trouxe a medalha de bronze conquistando o 3º lugar do pódio; o Voleibol masculino da Seleção Cuiabana, que também ficou em 3º lugar na disputa, e o Vôlei feminino, que conquistou a medalha de prata. Além da entrega de homenagem às atletas Aline Nascimento e Kayenne Alves, que conquistaram a medalha de ouro na natação durante a disputa das Paralimpíadas Escolares, em Brasília.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher promove roda de conversa com foco na melhoria dos entendimentos

Publicado

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica do município de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (17) a roda de conversa “Conhecendo a rede de enfrentamento. A violência contra a mulher em Cuiabá”. O grupo é formado por representantes das secretarias municipais da Mulher, de Educação, e também de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

O objetivo do evento foi articular os diferentes setores, visando ampliar e melhorar a qualidade do atendimento e encaminhamento adequado dos casos de violência doméstica, por meio do debate sobre políticas públicas de humanização. Nas reuniões técnicas, os participantes da Rede também discutem os casos, formas, e os serviços oferecidos, além da capacitação dos servidores que trabalham diretamente com famílias.

Para a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, a meta é aprimorar e qualificar a Rede sob a perspectiva do trabalho em conjunto. Ela destacou que esta parceria foi construída e vem sendo fortalecida ao longo dos anos, o que, segundo ela, demonstra que a gestão Emanuel Pinheiro tem sido sensível e se preocupa com este assunto.

“Aqui estão servidores de toda rede de assistência social. Nós tivemos várias rodas de conversa ao longo do ano e, com o novo concurso, muitas mudanças aconteceram, novos profissionais chegaram para somar. Por isso, este é um momento oportuno para que possamos capacitar e fazer com que esses servidores repliquem nas suas unidades de trabalho as informações colhidas”, afirmou.

De acordo com a secretária da mulher, Cely Almeida, é fundamental reunir a rede de apoio, para que discussões e políticas públicas efetivas sejam desenvolvidas. Ela ainda enfatizou que é preciso encorajar e empoderar a mulher que se encontra em uma situação de violência. “Não queremos que a mulher que já foi vítima de violência se afaste. Queremos mostrar que estamos à disposição para o que precisar e que oferecemos a ela toda uma equipe de apoio”, relatou.

Conforme a assessora de Políticas Públicas para Mulheres, Elaine Aparecida, a rede consiste em possibilitar que todos os equipamentos do Município estejam aptos para atender às mulheres vítimas de violência. “Se a mulher vítima de violência procurar atendimento no CREAS ou demais atores que integram a Rede, será orientada como proceder e, automaticamente, encaminhada para a Saúde e outros órgãos públicos caso seja necessário”, exemplificou Elaine.

Segundo a psicóloga Marialice Mundim, essa construção de uma rede de enfrentamento à violência contra mulher é extremamente importante e vem ao encontro do que uma gestão humanizada prioriza. Ela reforçou ainda que essa forma de atuação proporciona enormes avanços para as famílias que ainda vivem nesse ciclo de violência.

“Temos uma rede protetiva integrada, capacitada e extremamente engajada, o que nos proporciona avançar em união e definição de fluxo, nos capacitando para oferecer cada vez mais atendimento, acolhimento e proteção para estas mulheres “, concluiu Marialice.

Também estiveram presentes no evento a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Jozirlethe Criveletto, a Defensora Pública de Mato Grosso, Rosana Leite, Tenente Coronel PM Emirella Martins, Secretária-adjunta Municipal de Educação, Débora Marques Vilar, A juíza da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Espaço de Acolhimento da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana