conecte-se conosco


Educação

Enem 2022 tem 1 milhão de inscritos no primeiro dia

Publicado

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 registrou 1 milhão de inscritos em apenas um dia. Os candidatos têm até o dia 21 de maio para fazerem a inscrição. Se esse ritmo for mantido, a previsão é de que o total supere o do ano passado, quando 3 milhões de estudantes se inscreveram para a prova.

Para a inscrição ser efetivada, é preciso pagar a taxa de R$ 85. O pagamento pode ser feito por PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever ou não poderão prestar o Enem.

Como fazer a inscrição

O interessado em prestar o Enem 2022 deve acessar a página do participante.

No momento da inscrição, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Ele escolhe também se quer o exame impresso ou digital e diz se precisa de algum atendimento especial (acessibilidade, por exemplo).

O estudante também preenche um questionário socioeconômico, informa se já concluiu o ensino médio e outras informações cadastrais.

Provas

As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Pela primeira vez, o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. O candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.

Ouça na Radioagência Nacional:

Edição: Lílian Beraldo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Advogado e educador cuiabano é indicado para conselheiro federal no MEC

Publicado

Alex Vieira (à direita) e Júlio Martins (Esq) Presidente Nacional da ABRADE

A Abrade – Associação Brasileira de Direito Educacional, com sede em Brasília, indicou o cuiabano Alex Vieira Passos para compor a lista tríplice de recomposição do Conselho Nacional de Educação, órgão integrante do MEC – Ministério de Educação . O cargo é um dos mais altos na educação Brasileira.

A atuação do Conselho Nacional do MEC é editar regras, portarias e resoluções que regem a educação pública e privada no País. Os conselheiros também analisam a aprovação de credenciamento de faculdades e autorização de cursos de graduação entre outra demandas .

Alex é cuiabano , advogado, especialista nas áreas de direito e educação, empresário do segmento educacional técnica e superior nos estados de Mato Grosso , Mato Grosso do Sul e Rondônia. Em 2018 a 2020 foi secretário de educação de Cuiabá e é conselheiro estadual de educação de Mato Grosso; “ Sei o quanto é concorrido a escolha deste cargo, mas já sinto vitorioso só de ser indicado” disse Alex .

A escolha dos novos conselheiros de educação deve ocorrer até o fim deste ano, cabe o crivo do Ministro da Educação e com aval do Presidente da República, que edita e assina procedimento oficial.

Continue lendo

Educação

Fies: pré-selecionados devem enviar informações até esta sexta-feira

Publicado

Os candidatos pré-selecionados ao Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies) deverão apresentar de hoje (17) até a próxima sexta-feira (19) a complementação das informações das inscrições pelo endereço eletrônico.

Em 2022 foram ofertadas 110.925 vagas para o Fies. Pelas regras do programa, todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. “Cabe ao candidato acompanhar, na página do Fies, sua eventual pré-seleção durante as convocações por meio da lista de espera, que serão realizadas no período de 22 de agosto a 22 de setembro”, alertou o Ministério da Educação.

Após a etapa de complementação da inscrição, é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies, no portal Acesso Único.

O procedimento de validar as informações deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado. Cabe à instituição informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital.

FIES

O Fies é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Ouça também na Radioagência

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Educação

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana