conecte-se conosco


Jurídico

Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral reunirá assessores de todo o país no TSE

Publicado

A pouco menos de um ano das Eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reunirá, nesta quinta (10) e sexta-feira (11), integrantes dos tribunais eleitorais no Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral para debater estratégias de ação conjunta com vistas ao pleito que se aproxima. Organizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE, com apoio do Grupo de Trabalho (GT) Comunicação, o evento ocorrerá no Auditório III do edifício-sede do Tribunal, em Brasília, e terá como temática central a “Comunicação Integrada”.

“Esta é uma das ações estratégicas de comunicação que estamos implementando no âmbito da Ascom do TSE com vistas a unificar o diálogo da Justiça Eleitoral com o cidadão brasileiro, de forma a prestar informações de qualidade, e de maneira coordenada, a respeito do processo eleitoral brasileiro”, afirma a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa. O principal objetivo do Encontro é a formulação e o alinhamento de estratégias nacionais, com a integração e a troca de experiências entre os comunicadores. O público-alvo são assessores, servidores e colaboradores da área de Comunicação da Justiça Eleitoral.

A abertura do evento será às 13h30 de quinta-feira (10), seguida pela palestra “Ferramentas de Inovação Tecnológica”, conduzida pelo fundador e ex-diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri. Os participantes também assistirão a um painel sobre o Programa de Enfrentamento à Desinformação com vistas às Eleições 2020, que será ministrado pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE e coordenador do grupo gestor do Programa, Ricardo Fioreze. Já o emprego de podcasts como ferramenta de informação será tratado por Miriam Moura, do Grupo InPress, na palestra “Podcast, a nova estrela do áudio”.

Na sexta-feira (11), o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, ministrará palestra sobre o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, bem como os sistemas eleitorais e aplicativos da Justiça Eleitoral. Na sequência, o assessor-chefe de Gestão Eleitoral (Agel) do TSE, Thiago Fini, conduzirá o painel “Resoluções das Eleições 2020: O que vem por aí”. E, fechando o ciclo de exposições, o head of news & sports do Google, Eduardo Brandini, explicará o funcionamento do YouTube e das novas soluções para os canais e conteúdos informativos que são divulgados pela rede.

O Encontro Nacional será encerrado com a reunião plenária dos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral, em preparação para as eleições 2020. Na ocasião, a Assessoria de Comunicação do TSE apresentará uma síntese das ações planejadas para os próximos meses. Na sequência, será aberto o debate em torno de outras ações possíveis de implementação, além do início da definição de processos de atuação institucional integrada da comunicação durante as eleições.

RG/LC, DM

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Jurídico

Ministra Rosa Weber divulga publicação da Comissão TSE Mulheres

Publicado


.

Antes de se despedir do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (25), a ministra Rosa Weber recebeu, das mãos da Comissão Gestora de Política de Gênero do TSE (TSE Mulheres), uma publicação institucional que trata de temas relativos aos avanços das conquistas femininas e aos desafios que ainda precisam ser enfrentados para que seja alcançada a equidade de gênero.

A publicação é composta por textos enviados por conferencistas convidados para o seminário #ParticipaMulher: por uma Cidadania Feminina Plena, que ocorreria no mês de março, mas teve de ser cancelado em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (responsável pela covid-19).

Os conteúdos previstos para serem apresentados em diversos painéis durante o seminário agora estão reunidos no livro, que traz olhares teóricos e empíricos necessários para avanços sobre o tema.
De acordo com a coordenadora do grupo TSE Mulheres, Julianna Sesconetto, os textos reunidos na obra trazem “um olhar em retrospectiva sobre a história do Século XX, que revela grandes conquistas femininas e a radical ruptura com diversos padrões sociais e políticos do passado, que permitiram à mulher avançar, havendo, todavia, ainda um longo caminho a percorrer”.

Entre os temas abordados, estão “Pioneirismo Feminino no Poder Judiciário Federal”, desenvolvido pela ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes; “Acesso das Mulheres aos Cargos Partidários: um avanço necessário”, de autoria da ex-ministra do TSE Luciana Lóssio; e “De 1981 até quando? A Eterna Luta pelas Candidaturas Femininas Efetivas no Brasil”, da advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro. Há ainda diversos ensaios sobre a participação da mulher no parlamento e acerca da construção de uma democracia inclusiva.

A ideia da publicação é manter o debate aberto e dar continuidade às reflexões sobre o assunto, que é de extrema relevância na atualidade.

CM/LC, DM

Leia mais:

02.12.2019 – Ministra Rosa Weber apresenta Comissão TSE Mulheres e lança página #ParticipaMulher

Fonte: TSE

Continue lendo

Jurídico

Publicação do TSE reúne experiências do Gabinete Estratégico no enfrentamento da desinformação durante as Eleições 2018

Publicado


.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a publicação TSE nas Eleições 2018 – um registro da atuação do Gabinete Estratégico pelo olhar dos seus integrantes. A obra reúne as experiências do Gabinete Estratégico criado na gestão da ministra Rosa Weber entre o 1º e o 2º turno das Eleições Gerais de 2018, com o objetivo de desenvolver ações para o enfrentamento da disseminação de informações falsas sobre a Justiça Eleitoral e o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Organizada pelo então secretário-geral do TSE, Estêvão Waterloo, a publicação traz uma coletânea de artigos dos integrantes do grupo interinstitucional, que relataram suas memórias das reuniões do Gabinete.

Na apresentação da obra, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, destaca que o trabalho traz “reflexões sobre o fenômeno da desinformação e sua relação com a liberdade de expressão e o debate político democrático, bem assim ideias e soluções então apresentadas”.

Confira a íntegra da publicação TSE nas Eleições 2018 – um registro da atuação do Gabinete Estratégico pelo olhar de seus integrantes.

Gabinete

O Gabinete Estratégico – que funcionou junto ao Gabinete da Presidência do TSE – foi constituído por 28 integrantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público, do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça, do Departamento de Polícia Federal e do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros órgãos públicos, bem como da sociedade civil.

RC/LC, DM

 

Fonte: TSE

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana