conecte-se conosco


Mato Grosso

Encontro de clarinetistas reúne mestres do instrumento em concertos, palestras e aulas

Publicado

A partir de terça-feira, de 16 a 18 de abril, ocorre em Cuiabá o I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso. Gratuito, o evento que reunirá grandes mestres da clarineta no Brasil, professores e artistas mato-grossenses, conta com apresentações pelos palcos da capital, aulas e palestras abertas a toda a comunidade.

O encontro trará a participação dos professores Luís Afonso Montanha (USP), Joel Barbosa (UFBA), Paula Pires (OSTNCS) e Jussan Cluxnei (UFG), além do quinteto de clarinetes Viajando pelo Brasil.

Com shows e palestras entre o Teatro da UFMT, FCA/UFMT e Sesc Arsenal, o I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso é uma parceria entre o Departamento de Artes da FCA-UFMT e o Instituto Ciranda – Música e Cidadania.

“O encontro visa o despertar da atividade voltada à prática clarinetística no Estado de Mato Grosso, o afloramento de ideias musicais, culturais e artísticas. É uma oportunidade de valorização e prática do instrumento”, ressalta Jessica Gubert, uma das clarinetistas organizadoras.

O Instituto Ciranda em Cuiabá é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Também:  Mulher é presa com 20 quilos de maconha por policiais de MT e GO em Aragarças

Inscrições

Aos interessados, as inscrições, totalmente gratuitas, seguem até segunda-feira (15) e serão realizadas pelo link disponível na fanpage do evento no Face Book (I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso).

São duas categorias: Clarinetistas que participarão ativamente das masterclasses e de toda programação do encontro; e músicos que participarão como ouvintes de toda programação. Tudo bem explicadinho na fanpage.

Programação 

Data: terça-feira (16/04)

Horários: 9h às 12h (FCA UFMT – Mastercasses); 12h às 13h30 (almoço); 13h30 às 15h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Palestra Música Contemporânea: técnicas e discurso na visão do performer com Luis Afonso Montanha (USP); 16h às 17h (Teatro da UFMT) – Concerto Prof. Luis Afonso Montanha e prof. Joel Barbosa; e 20h (Teatro da UFMT) – Concerto Ocam-UFMT.

Data: quarta-feira (17/04)

Horários: 9h às 12h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT – Masterclasses); 12h às 13h30 (Almoço); 13h30 às 15h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Palestra Bacharelados, licenciaturas e pós-graduação em clarineta: contribuições profissionais, educacionais, sociais, culturais e artísticas com Joel Barbosa (UFBA); 15h às 16h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Mesa Redonda: Formação profissional em clarineta e o mundo do trabalho com Joel Barbosa (UFBA). Composição da mesa: Jessica Gubert (Instituto Ciranda), Paula Pires (EMESP), Bruno Avoglia (UFMT), Efraim Santana (GURI); 16h às 17h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Concerto com professor Jussan Cluxnei (UFG); e 20h (Sesc Arsenal) – Concerto Viajando pelo Brasil convida Estela Ceregatti e Caroline Brandalise.

Leia Também:  Bope forma mais cinco policiais militares em técnicas de operações especiais

Data: quinta-feira (18/04)

Horário: 9h às 12h (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT – Masterclasses); 12h às 13h30 – almoço

13h30 às 15h – (Faculdade de Comunicação e Arte UFMT) – Palestra Música e cena: um pensar sobre a performance musical com a professora Paula Pires (OSTNCS); 16h às 17h (Teatro da UFMT) – Concerto com a professora Paula Pires (OSTNCS); e 20h (Teatro da UFMT) – Concerto da Orquestra Sinfônica CirandaMundo

Serviço

O I Encontro de Clarinetistas de Mato Grosso ocorrerá entre 16 e 18 de abril, com atividades na UFMT e Sesc Arsenal, outras informações: (65) 99965-3125.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Sema resgata 12 tartarugas nas Regiões do Araguaia e do Xingu; 8 pessoas foram presas

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Diretoria de Unidade Desconcentrada de Confresa, ONG aliança da Terra e Polícia Militar, resgatou 12 tartarugas durante operação de 10 dias, realizada no fim de julho, que  abrangeu 13 municípios de Mato Grosso. A ação envolveu áreas de preservação permanente e do Parque Estadual do Xingu.

As tartarugas foram devolvidas ao seu habitat natural. Também foram apreendidos 110 quilos de peixes das espécies matrinchã, pacu, ferrada, piau, sardinha e pirarucu, carnes de caça e apetrechos proibidos de pesca como redes, espinhéis, arpão e bóias.

A operação ocorreu nos seguintes municípios: Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Teresinha, Vila Rica, Confresa, Porto Alegre do Norte, Cana brava do Norte, Alto Boa Vista, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu.

Além das ações contra a pesca predatória, os fiscais atuaram também contra as queimadas florestais, ao se depararem com um foco de incêndio de grande porte em Jacaré Valente, Distrito de Confresa, atingindo cerca de 60 hectares de mata.

Leia Também:  Bope forma mais cinco policiais militares em técnicas de operações especiais

Ao final da operação oito pessoas foram conduzidas para delegacia e os peixes apreendidos foram doados para o Hospital de São Félix do Araguaia.

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838 ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Curso de Técnicas de Controle da Rotam termina nesta segunda-feira (19)

Publicado

Depois de 27 dias, encerra nesta segunda-feira (19.08), às 9 horas, no auditório Comando Geral da Polícia Militar, o 2º Curso de Técnicas de Controle e Submissão, promovido pela Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam). Os 17 alunos do aprimoramento receberam instruções de alternativas do uso da força, através de métodos de artes marciais adaptados para a atividade policial.

O objetivo do curso foi preparar os agentes públicos para situações críticas de manutenção da ordem, onde é necessário o emprego de técnicas, táticas e meios diferenciados de uso da força. Além de proporcionar aos alunos, maior capacidade técnica de resolução de conflitos, dentro dos princípios da legalidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, resguardando os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. 

Participaram do curso policiais da Rotam, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Cavalaria, Força Tática do 1º CR, militares do 24º Batalhão,  Grupo Especial de Fronteira (Gefron), agentes penitenciários e investigadores da Polícia Judiciária Civil.

Na grade curricular, por exemplo, foram destacadas noções sobre Direitos Humanos; Legislação sobre o uso da força; História das algemas; Física aplicada à técnica policial; Sobrevivência policial; Defesa pessoal; Instrumentos de menor potencial ofensivo; Fundamentos de técnicas de solo e procedimentos de algemação tática, entre outros.

Leia Também:  Bope forma mais cinco policiais militares em técnicas de operações especiais

Serviço

Encerramento do 2º Curso de Técnicas de Controle e Submissão

Data e hora: segunda-feira (19.08), às 9h

Local: Auditório do Comando Geral da Polícia Militar

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana