O deputado federal José Medeiros (PL-MT) ganhou destaque nas redes sociais nesta terça-feira (5) ao aparecer com olhos, ouvidos e boca cobertos por esparadrapo durante um protesto na Câmara dos Deputados. A cena fez parte da ocupação da Mesa Diretora por cerca de 15 parlamentares bolsonaristas, em reação à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A ideia era simbolizar censura, mas acabou virando motivo de deboche. No perfil “Militante Cansado”, a foto de Medeiros foi transformada em meme com a legenda: “o melhor que a extrema direita já fez pelo Brasil até agora”, que rapidamente viralizou.
Além de Medeiros, outros deputados de Mato Grosso participaram da encenação, como Coronel Fernanda, Nelson Barbudo e Rodrigo da Zaeli, do PL, e Coronel Assis (União).
Apesar do tom dramático, alguns retiravam o esparadrapo para beber água ou falar ao telefone, o que aumentou as ironias online. O protesto incluiu pautas como anistia aos condenados do 8 de Janeiro, impeachment de Moraes e o fim do foro privilegiado, mas ganhou mais repercussão como material para piadas do que como ato político.