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Empresa elétrica americana tem planos para nova moto adventure plug-in

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Lightning Dakar
Divulgação

Lightning Dakar

Nem mesmo o segmento de motos está escapando da era da mobilidade elétrica. Prova disso são os constantes avanços nos estudos de novos modelos eletrificados no mundo, como é o caso da empresa estadunidense Lightning.

Ela vem investindo pesado em um novo modelo do segmento Adventure com tecnologia plug-in , que terá como mira a concorrente italiana, Energica Experia. O modelo, ainda sem nome definido, teve algumas imagens registradas na China.

As primeiras projeções foram divulgadas pelo próprio fundador e diretor executivo da Lightning , Richard Hatfield, que também é designer, e ocorreu na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China. Vale lembrar que a companhia tem uma unidade na China.

Durante a divulgação, o texto que o acompanha, traduzido do chinês, descreve o design não especificamente como uma moto de aventura, mas como uma ‘ motocicleta off-road’, o que a distingue imediatamente da italiana Experia , mais voltada para a estrada.

Como dito, a nova plug-in não tem um nome definido, mas a empresa a descreve como ‘Dakar’ como uma tática para descrever o estilo da moto, já que sua adoção como nome é quase certa de ser contestada pela BMW, que a usou em motos de aventura desde a R80G/S Paris-Dacar de 1985.

A ‘Dakar’ deverá ganhar alguns elementos da já conhecida Strike a exemplo do motor elétrico e design de braço oscilante que parece quase idêntico. Além disso, um amortecedor traseiro único provavelmente de curso mais longo é usado junto com garfos dianteiros invertidos mais longos.

Quanto às rodas ao contrário da rival italiana Energica que é equipada com rodas de liga leve 17 polegadas próprias para a estrada, a ‘Dakar’ contará com rodas raiadas e maiores voltadas para o off-road em diâmetros de 21 e 18 polegadas.

Outros elementos que denunciam o caráter aventureiro da moto é o novo assento e subquadro traseiro , criando uma posição de pilotagem tradicional e vertical dos modelos deste segmento. O guidão largo, bem como os pedais robustos também reforçam o estilo.

Por fim, a carenagem também inclui todos os elementos de design de motos aventureiras e inclui um tanque de combustível alto e corcunda, para-lamas dianteiro elevado estilo ‘bico’, para-brisa alto, mas estreito e placa de liga sob o motor.

Por enquanto não há detalhes sobre qual conjunto motriz a moto plug-in será equipada, mas de acordo com alguns rumores que andam se espalhando nas últimas semanas, espera-se uma unidade que renda 120 cv de potência e uma autonomia estendida a partir de 244 km , igual a da Strike.

Fonte: IG CARROS

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Financiamento de veículos leves e pesados tem leve alta em julho

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Financiamento de veículos leves e pesados registrou oscilação positiva de 0,8%, em relação ao mês anterior
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Financiamento de veículos leves e pesados registrou oscilação positiva de 0,8%, em relação ao mês anterior

De acordo com a B3, empresa voltada para infraestrutura de mercado financeiro, no segmento de autos leves , julho registrou oscilação positiva de 0,8%, em relação ao mês anterior.

Já comparado com julho de 2021, o número de financiamentos de autos leves teve queda de 20,4%. Já o financiamento de veículos pesados registrou crescimento de 0,6% na comparação com junho, mas queda de 18,2%, considerando julho de 2021.

No entanto, as vendas financiadas de autos leves, motos e pesados em julho de 2022 somaram 436 mil unidades , entre novos e usados, ou seja, um saldo negativo de 2,8% em relação a junho, ( 449 mil unidades ). Em comparação com julho de 2021, foi registrado recuo de 18,8%.

O segmento de motos registrou queda d e 16,2% no número de financiamentos em relação a junho, com 82 mil unidades . Na comparação com julho de 2021 também houve recuo, de 12,3%.

 No acumulado de janeiro a julho, as vendas financiadas de veículos somaram 3 milhões de unidades . O número representa queda de 10,7% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a 368 mil unidades financiadas a menos.

Fonte: IG CARROS

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Conhecemos o Ford Mustang Mach-E e andamos em um Bronco 100% autônomo

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Ford Mustang Mach-E foi apresentado para a imprensa no centro de testes da marca em Tatuí, no interior de SP
Guilherme Menezes/iG

Ford Mustang Mach-E foi apresentado para a imprensa no centro de testes da marca em Tatuí, no interior de SP

Depois de ter sido visto em testes, na pista de desenvolvimento da Ford em Tatuí (SP), o Ford Mustang Mach-E que virá ao Brasil é revelado. Pudemos conhecer pessoalmente o SUV elétrico que representará a marca americana na nova fase da mobilidade.

A versão que nós foi apresentada é a GT, que tem 487 cv e 87,6 kgfm de torque imediatos. Com isso, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, o que é mais rápido do que o Mustang Mach 1 , a combustão. A autonomia é de 420 km no ciclo EPA (usado nos EUA).

Há uma enorme central multimídia com 15 polegadas e alta resolução. Nela, é possível ver todo o funcionamento do carro e determinar todas as funções de entretenimento e desempenho. Há também, apps de conectividade, como o Ford Pass.

O acabamento é feito com tecido reciclado, mas há materiais diversos, muitos deles sensíveis ao toque e com texturização. Também notamos iluminação ambiente , que pode ser de várias cores (conforme a preferência dos passageiros) e espaço interno bem satisfatório.

Outro ponto alto da nossa visita à pista de testes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Ford foi andarmos em um SUV Bronco . Mas não era qualquer um, e sim, um carro (que poderia ser qualquer outro) equipado com todo o aparelhamento necessário para que virasse um veículo 100% autônomo .

No caso, estava repleto de robôs , computadores, antenas e outros dispositivos. Quando somados, custam R$ 2,2 milhões, sem contar o valor do veículo que os recebeu.

Por meio de dados via satélite , essas partes que, juntas, compõem esse “robô”, têm capacidade de utilizar sensores para “enxergar” o que está no caminho. Assim, é capaz de tomar decisões para que a condução ocorra de forma possível.

O resultado é observado na capacidade do carro acelerar e desacelerar, contornar curvas mesmo em velocidades mais elevadas, além de realizar exercícios de contorno entre cones enfileirados.

Como se não bastasse, mesmo ao detectar um objeto (que poderia ser um ciclista, um carro ou até mesmo um pedestre ) que surge na via de repente, o sistema calcula a forma mais eficiente de mitigação, em uma fração de segundos.

Ou seja, se, para a inteligência , frear é o mais eficaz, ele o faz. Ou se a alternativa mais segura seria se esquivar, é essa a decisão que tomará.

Apesar desse Ford Bronco ter virado um carro totalmente autônomo, não pode ser chamado como tal, uma vez que não se trata de um veículo homologado para essa tecnologia.

Trata-se de um carro de testes que servirá para colocar o Brasil no mesmo nível de aptidão para o desenvolvimento dessa tecnologia, em relação a outros centros da Ford no mundo, segundo apuramos com a equipe de engenharia.

Ainda segundo eles, o próximo passo vai ser realizar testes mais definitivos, como aqueles nos EUA, onde o carro autônomo já estava circulando pelas ruas, por exemplo.

Fonte: IG CARROS

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