conecte-se conosco


Mato Grosso

Empaer e consórcio se reúnem para definir atendimento ao produtor rural

Publicado

Para determinar as diretrizes e o plano de trabalho a ser executado para os produtores rurais da região Leste do Estado, representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) irão se reunir com os secretários de agricultura de nove municípios. O evento será realizado no dia 10 de julho, no município de Canarana (823 km a Leste de Cuiabá), durante a Feira Industrial, Comercial e Agropecuária (Feican), no Parque de Exposições Luiz Cancian.

O secretário do Consórcio do Médio Araguaia, Deiwis Schindles, comenta que na reunião será debatida a parceria com a Empaer para executar o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural nos municípios. Atualmente, na região, a Empaer possui 15 escritórios locais e um regional localizado em Barra do Garças. Nos últimos seis meses, os técnicos da Empaer já atenderam 4.471produtores rurais e a previsão é atender mais de sete mil na região até o final do ano.

O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, enfatiza que será apresentado aos integrantes do Consórcio e secretários o trabalho que vem sendo realizado com as cadeias da piscicultura, agroecologia com avicultura, bovinocultura de leite, corte e outros. Loffi conta que a empresa sempre fez parcerias e cita o mais recente convênio que foi assinado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no valor de R$ 800 mil para atender 412 médios produtores que atuam na área de bovinocultura de corte e leite em 18 municípios da região Leste, por um período de dois anos.

Leia Também:  “Se cada um der sua contribuição, vamos recuperar o Estado”, afirma governador

O presidente destaca que também já foi apresentado para o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá o projeto de desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) para atender 14 municípios do Vale do Rio Cuiabá. Técnicos da Empaer elaboraram um projeto com potencial de produção numa área de 920 hectares com a participação de 460 produtores rurais. “Estamos buscando parcerias para tornar o trabalho de Ater mais eficiente nos municípios, bem como nos assentamentos rurais e comunidades tradicionais”, esclarece.

De acordo com Loffi, está sendo elaborado um plano de negócio para atuação das cadeias produtivas com a finalidade de gerar e levar conhecimento para o campo. Ele enfatiza que serão feitos visitas, acompanhamentos, palestras, cursos diversos, dia de campo, instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URT) e outros. O técnico será responsável pela expansão do aprendizado do produtor com orientações sobre o plantio e a colheita de culturas. O objetivo é dar assistência técnica e aperfeiçoar os métodos de produção, o que contribui para aumentar a produtividade da propriedade rural e a renda do agricultor.   

Leia Também:  Aberta visitação aos lotes do 5º leilão do Detran-MT

Vão participar da reunião representante dos municípios de Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantinha, Querência e Ribeirão Cascalheira.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Governo nomeia 300 Apoios Administrativos Educacional do cadastro de reserva

Publicado

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (24.01), no Diário Oficial do Estado (DOE) a nomeação de 300 Apoios Administrativos Educacional (AAEs) sendo 170 Manutenção de Infraestrutura Limpeza e 130 Nutrição (Merendeira). Confira aqui a lista de nomeação conforme Ato nº5.500/2020.

Os nomeados foram classificados no cadastro de reserva do concurso público regido pelo edital 01/2017. 

Os nomeados deverão procurar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela posse e efetivo exercício.

Para informações sobre a posse, os exames médicos e agendamento da perícia médica o candidato nomeado deverá ligar para o disque-servidor no 0800-647-3633. Além do disque-servidor, a Seplag também disponibiliza em seu site uma lista de perguntas frequentes.

As informações a respeito da nomeação estão na Instrução Normativa 03/2013, da Seplag, que “dispõe sobre o ingresso de candidatos nomeados em concurso público para cargo efetivo na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”.

Fonte: GOV MT
Leia Também:  Seduc repassa 47 milhões para projeto político pedagógico das escolas
Continue lendo

Mato Grosso

Ceja de Colider realiza campanha de matrículas em parceria com setor empresarial

Publicado

O Ceja “Cleonice Miranda da Silva”, localizado no município de Colíder (a 650 quilômetros ao norte da capital) realiza uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Colíder (Acic) para estimular jovens e adultos a concluírem seus estudos. Os membros da Associação irão ajudar a equipe do Ceja a localizar os trabalhadores que podem voltar a sala de aula.

Segundo o diretor do Ceja, Cláudio Scalon, com o apoio da Acic, os trabalhadores vão descobrir que são eles mesmos que farão o tempo para o estudo, facilitando a conclusão dos cursos. O lema é: “Não importa onde você parou, sempre é tempo de voltar a estudar”.

O trabalho em busca desses futuros alunos começou na última segunda-feira (20.01), com panfletagem no comércio e nos bairros, além da realização de reuniões de sensibilização em busca de estudantes no ambiente de trabalho nas empresas, como se fez nos últimos anos.

Conforme o calendário, o ano letivo começa na segunda quinzena de março. “A proposta é sensibilizar empresários, comerciantes e o setor industrial da cidade, chamando a atenção para a importância de todos concluírem seus estudos na educação básica, num esforço de superação aos trabalhadores que – em algum momento da vida – deixaram de frequentar a escola em idade própria”, destaca.

Leia Também:  Gramado da Arena Pantanal não será utilizado no evento natalino

No início do ano letivo de 2019, o Ceja obteve em torno de 900 alunos, sendo que mais da metade dos matriculados concluíram a fase de formação do ensino fundamental ou Médio.

A escola oferece turmas no matutino, vespertino e noturno e a expectativa da direção é que para este ano os números superem a marca do ano anterior.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana