conecte-se conosco


Internacional

Embaixador boliviano fala em golpe e diz que renunciará ao cargo

Publicado

O embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn Franco, disse hoje (12), na Câmara dos Deputados, em Brasília que houve um golpe de Estado em seu país, construído pela extrema direita boliviana antes das eleições presidenciais, que ocorreram em 20 de outubro.

“Quero aproveitar para fazer a denúncia desse golpe que foi construído já antes das eleições. Foi organizado, programado e estruturado especialmente pela extrema direita de nosso país, que é uma direita muito conservadora, violenta, racista e que está agora fazendo perseguição das lideranças do nosso partido, o MAS (Movimiento al Socialismo, em espanhol), além de deputados, senadores”, disse o embaixador, após se reunir com líderes de partidos da oposição.

De acordo com informações oficiais, Evo Morales obteve 47,07% dos votos e seu principal concorrente, Carlos Mesa, alcançou a 36,51%. A apuração, no entanto, foi marcada por polêmica, e uma missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) apontou problemas como a falta de segurança no armazenamento das urnas e a suspensão da apuração. No domingo (10), em meio a protestos em todo país, Evo Morales renunciou ao cargo.

Na Câmara, o embaixador Franco descartou a hipótese de fraudes nas eleições presidenciais. “[observadores da OEA] Não demonstraram nunca [a fraude nas eleições]. Se vocês olham o informe da OEA, não tem a palavra fraude, não tem a palavra manipulação da votação. Falam de irregularidades, mas não de fraude”, disse.

Ele também anunciou que vai renunciar ao cargo de embaixador, como já fizeram outros representantes bolivianos pelo mundo, mas não disse quando: “Temos algumas renúncias dos embaixadores, que em solidariedade ao presidente Evo Morales também apresentaram a renúncia. Mas, também temos algumas outras tarefas a cumprir, por isso eu não renunciei, mas vou renunciar em algum momento também”, assegurou.

Asilo no México

Evo Morales chegou nesta tarde à Cidade do México, capital mexicana, depois que o país lhe concedeu asilo político. Ele chegou acompanhado de Álvaro García Linera, seu vice-presidente, que também renunciou ao mandato no último domingo, além de representantes do corpo diplomático mexicano.

Ao chegar ao México, Morales fez apelo, pelas redes sociais, à toda população boliviana para colaborar para que não haja mais derramamento de sangue. Ele agradeceu ao presidente mexicano, que “me salvou a vida”. Segundo Evo Morales, no último sábado (9), quando chegava a Cochabamba, um membro do Exército mostrou mensagens e chamadas que demonstravam um pedido para “entregá-lo em troca de US$ 50 mil”. “Por isso agradeço, pois me salvaram a vida”, disse.

Edição: Denise Griesinger

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Internacional

Homem manda fabricar máscara de ouro para usar na pandemia

Publicado


source
Homem usa máscara de ouro na pandemia
Reprodução Twitter @sebastianarcher

Homem usa máscara de ouro (@sebastianarcher)


Em plena pandemia uma homem do interior da Índia mandou fabricar uma máscara de ouro para combater o coronavírus. O morador é cidade de Pimpri-Chinchwad, no distrito indiano de Pune.

A máscara de ouro fabricada para uso em meio à pandemia embora a luxuosa  valendo  Rs 289.000 (cerca de US $ 3.870), seu proprietário, Shankar Kurade, parece inseguro sobre sua eficácia:

“É uma máscara fina com pequenos orifícios, portanto não há dificuldade em respirar. Não tenho certeza se essa máscara será eficaz.”

O indiano ainda se mostrou predisposto a mandar fabricar para toda família:

“Todos os membros da minha família amam ouro, se eles me pedirem, então eu faria  para eles também. Não sei se serei infectado com coronavírus usando uma máscara de ouro ou não, mas seguir todas as regras do governo pode impedir a propagação do vírus. ”

Em sua explicação ,Shankar Kurhade, verbalizou é um grande amante do ouro desde a infância, razão pela qual ele usa anéis desse metal em quase todos os dedos e várias pulseiras e correntes. Declarou ainda que teve a idéia de ter uma máscara desse material depois de ver nas mídias sociais um homem com uma proteção facial feita de prata.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Bolsonaro parabeniza Trump e os EUA pelo dia da independência

Publicado


.

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou os Estados Unidos pelo dia da sua independência, celebrado hoje. Pelo Twitter, ele se dirigiu ao presidente Donald Trump e afirmou que ambos são “líderes das duas maiores democracias ocidentais.”

“Gostaria de parabenizar o Presidente Donald Trump e o povo dos EUA pelo 244º aniversário de sua Independência. Como líderes das duas maiores democracias ocidentais, trabalhamos para avançar os ideais de liberdade, democracia e dignidade humana que esta data representa”, disse Bolsonaro.

O presidente brasileiro também parabenizou Trump pelo seu discurso de ontem, no Monte Rushmore. No discurso, Trump afirmou que “a revolução cultural de esquerda foi projetada para derrubar a revolução norte-americana.”

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana