conecte-se conosco


Cuiabá

Emanuel lembra indicação feita como vereador e destaca virada de página com a implantação da coleta seletiva

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro classificou a entrega de quatro caminhões para coleta seletiva como uma virada de página na política de serviços urbanos da Capital. Nesta quarta-feira (06), por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Prefeitura de Cuiabá deu início ao planejamento de implantação da atividade no município. O plano está dividido em três fases e é executado em parceria com cooperativas de reciclagem.

“Estamos virando a página da política de serviços urbanos na nossa capital. O desenvolvimento sustentável é uma marca da nossa gestão. E essa entrega desses quatro caminhões é um divisor de águas e vai dar ainda mais condições para a realização de uma atividade fundamental nesse processo que implantamos na Prefeitura. Estamos fortalecendo a transformação e o avanço na destinação final dos nossos resíduos sólidos”, disse Emanuel.

O chefe do Executivo também destacou que o trabalho de coleta seletiva já é uma realidade em grandes cidades do Brasil e do mundo e, dessa forma, Cuiabá não poderia ficar fora dessa lista. Ele lembrou ainda que em seu primeiro mandato como vereador pela Capital foi responsável por apresentar uma indicação para implantação do serviço, entendendo já na época a importância da iniciativa para a cidade.

“Fui até Curitiba conhecer quais eram os grandes lançamentos para o meio ambiente e a coleta seletiva era o ponto alto. Na época, apresentei uma indicação pedindo para que Cuiabá começasse a ter esse trabalho também. Passaram-se 32 anos e agora, como prefeito da minha cidade natal, estamos consolidando essa missão. Uma atividade que o meio ambiente agradece e a qualidade de vida da população também”, completou.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, enfatizou que a aplicação da política de sustentabilidade nas ações desenvolvidas pelo Município é uma marca da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que desde o primeiro mandato tem incentivado essa prática. Para o diretor-geral, a entrega dos quatros caminhões fortalece o trabalho das cooperativas e possibilita que Cuiabá continue avançando no processo de modernização.

“Esses quatro caminhões possuem equipes qualificadas para fazer o recolhimento dos resíduos e potencializar o trabalho das cooperativas. Esse é o início efetivo e organizado da coleta seletiva. O avanço na sustentabilidade é um compromisso que o prefeito assumiu com a cidade. Em todas as reuniões com os secretários, ele enfatiza que a sustentabilidade faz parte da cartilha do plano de governo e nós estamos seguindo essa orientação”, contou Júnior Leite.

Também participaram do ato simbólico o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas José Roberto Stopa, representantes das cooperativas de catadores de recicláveis Coopemar, CooperUnião, Acamarc e Corepan.

AS TRÊS FASES

A primeira fase de implantação da coleta seletiva passa a valer já a partir do lançamento feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro nesta quarta-feira (06). Nesta etapa, a Limpurb disponibiliza quatro caminhões e novas equipes para fortalecer a atuação nas rotas que são atendidas pelas cooperativas. Atualmente, o serviço alcança condomínios, empresas privadas e comunidades pontuais da cidade.

A segunda fase desse programa começará no mês de agosto e prevê a criação de 12 ecopontos, que servirão como mais uma opção à população para descarte correto de lixo. As estruturas serão criadas pelo Município, administradas em parceria com as cooperativas, e divididas em seis regiões, contemplando o perímetro urbano e também a zona rural.

Segundo o planejamento montado pela Limpurb, a terceira fase deve ser colocada em prática ainda neste ano. Esse último estágio, consiste na implantação gradativa da coleta seletiva domiciliar, incluindo de forma coordenada todos os bairros da cidade que já são atendidos pela coleta convencional de lixo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Estudantes do CMEI Serginho visitam o Cine Teatro e assistem sessão de cinema

Publicado

Estudantes das etapas de Creche, Pré-Escola e Jardim 2, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, o CMEI Serginho, localizado no bairro Jardim das Aroeiras, participaram nesta terça-feira (16) de uma atividade especial, o Projeto ‘Escola Vai ao Cinema’. A iniciativa promovida pelo Cine Teatro e a Associação Cultural Cena Onze já levou cerca de mil estudantes de 10 unidades educacionais da rede pública municipal ao teatro.

Os aproximadamente 140 estudantes do CMEI Serginho visitaram o prédio histórico e assistiram ao filme ‘Viva, A Vida é uma Festa’ que conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova sua escolha. Determinado a virar o jogo, ele desencadeia uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

A diretora do CMEI Serginho, Rosângela de Jesus Souza Pereira, agradeceu a gestão Emanuel Pinheiro que sempre busca parcerias que proporcionam vivências significativas às crianças. “A ideia é, a partir de momentos lúdicos, proporcionar aprendizagens sobre temas relevantes para os estudantes como importância da infância, da memória, determinação e coragem”, destacou a diretora escolar.

O Projeto teve início em maio e deve acontecer até o mês de outubro. Em sessões realizadas no primeiro semestre foram exibidos filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso; Dois Irmãos: Uma jornada fantástica; Extraordinário! Viva, a vida é uma festa; Aladdin; O Rei Leão; o Touro Ferdinando. Neste segundo semestre serão exibidos filmes como Canhain; Sonic: o filme; Trolls 2; Soul, Uma Aventura com Alma; Raya e o Último Dragão; Encanto; Luca, entre outros.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, falou sobre a iniciativa. “Além de participar das sessões de cinema, estudantes e professores fazem uma visita guiada ao Cine Teatro, patrimônio arquitetônico e cultural do nosso estado, conhecendo assim um pouco mais sobre esse importante prédio, que abriga muito da história cultural da nossa capital”, destacou a coordenadora.

O coordenador de Eventos do Cine Teatro Cuiabá, Matheus de Luca, falou sobre a parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A Secretaria Municipal de Educação tem sido fundamental para o Projeto Escola Vai Ao Cinema. Graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá, muitas crianças, jovens e adolescentes estão indo pela primeira vez a uma sala de cinema e conhecendo um patrimônio que fez parte da história de muitos cuiabanos: O Cine Teatro Cuiabá”, salientou o coordenador.

As sessões de cinema são realizadas sempre às terças-feiras, em dois horários, às 9h e às 15h. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino.  Outras informações pelo telefone (65) 2129-3848.

As próximas unidades a participar neste mês de agosto serão as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Luiza Prado Bastos (23) e Moacyr Gratidiano Dorileo (30).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Em primeira reunião de campanha Ícaro afirma: ‘Várzea Grande está com Juca do Guaraná”

Publicado

Na noite desta terça-feira (16), o candidato a deputado estadual, Juca do Guaraná Filho (MDB), realizou a sua primeira reunião de campanha em Várzea Grande, junto ao deputado federal e candidato à reeleição, Emanuelzinho Pinheiro (MDB), e recebeu o reforço do vereador Ícaro Reveles (PDT).

A reunião contou com a presença de diversas lideranças locais, amigos e familiares do vereador Ícaro. O parlamentar era um dos nomes mais cotados nas pesquisas para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), mas por questões partidárias decidiu não se candidatar e apoiar Juca do Guaraná Filho na corrida eleitoral.

“Nós com muita maturidade, sentamos e conversamos com todos, pra gente realmente escolher os melhores nomes entre os deputados, que abraçassem as nossas bandeiras e que principalmente viessem reforçar o time de Várzea Grande”, disse o vereador.

Juca do Guaraná Filho aproveitou a oportunidade para reforçar mais uma vez seu compromisso com Várzea Grande e enfatizou que o Estado precisa de um deputado estadual que não se esqueça da cidade e que lute para enviar recursos para a região.

“Temos um compromisso com Várzea Grande. Nós vamos olhar com carinho para essa cidade. Há muito tempo não temos um deputado que assuma Várzea Grande como se fosse a sua cidade, mas eu vou assumir com seu apoio”, garantiu Juca durante a reunião.

O candidato à cadeira na ALMT, também demonstrou a sua felicidade com o reforço do vereador Ícaro na campanha eleitoral. 

“O apoio do Ícaro, não é o apoio de um vereador, é o apoio do vereador. De um grande vereador. Se fosse pra eu escolher alguém pra me apoiar, com certeza, eu escolheria você e Deus me abençoou para estarmos juntos nessa caminhada”, disse Juca ao parlamentar.

Outro nome de peso que já declarou apoio ao Juca do Guaraná Filho é o deputado federal e candidato à reeleição, Emanuelzinho Pinheiro, que mais uma vez fez questão de elogiar o emedebista.

“O Ícaro escolheu muito sabiamente porque o Juca é um grande nome para representar a baixada cuiabana, Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Rosário Oeste, Barão de Melgaço, Chapada do Guimarães, Acorizal, Jangada e todo Mato Grosso na Assembleia Legislativa”, disse Emanuelzinho.

O candidato Juca do Guaraná Filho, já havia recebido apoio de outras lideranças de Várzea Grande, como do empresário Ezaltino Metelo, Jajah Neves, dentre outros.

Fonte: Eleições 2022

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana