conecte-se conosco


Cuiabá

Emanuel diz que inovação, obras e educação são tripé central da gestão em Cuiabá

Publicado

Prefeito citou obras de infraestrutura, melhoramento no transporte coletivo, saúde e educação como outros pilares, mesmo com muitas dificuldades

Prefeito diz que nada vai mudar a direção de trabalhar a cidade para o cidadão

 

FLÁVIO GARCIA

Especial para ODOC

 

A Cuiabá dos 300 anos tem uma gestão com equilíbrio financeiro entre receita e despesa, com pagamento do funcionalismo e fornecedores em dia e obras espalhadas pelos quatro cantos da cidade, com ênfase no asfaltamento dos bairros, avaliou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), ao afirmar que esse resultado faz com que a capital avance principalmente nas questões social e na infraestrutura.

“Estamos primando pela organização, responsabilidade, equilíbrio entre receita e despesa e pelo zelo absoluto da coisa pública”, disse o prefeito ao Portal ODocumento, argumentando que sua gestão resgatou a credibilidade da gestão pública perante a sociedade. “Hoje os gastos estão equilibrados e atendem os interesses da população”, afirma Pinheiro.

O prefeito comemora, nos 300 anos da Capital, este momento de equilíbrio administrativo-financeiro e de avanço no social e na infraestrutura. São mais de cem obras concluídas e em andamento. Atualmente, os servidores públicos recebem dentro do mês trabalhado, o Reajuste Geral Anual (RGA) é pago todos os anos aos efetivos e comissionados, e a cidade segue com diversas obras em andamento e projetos para serem executados na infraestrutura, educação, cultura, esporte, assistência social e na saúde, onde já foi inaugurado e no próximo mês, começa a funcionar 100% do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que abrigará também o novo Pronto-Socorro da Capital.

As novas estações contêineres, a entrega de títulos urbanos, a revitalização das escolas e ar condicionado em todas as unidades de ensino, além da entrega de uniformes escolares para os 56 mil alunos da rede pública de ensino da Capital também entram na lista de comemoração das conquistas da gestão nos 300 anos de Cuiabá.

A entrega de uniformes e material escolar gratuitamente aos estudantes matriculados na rede é a realização de um sonho que o acompanha o prefeito desde era deputado estadual. “Sempre entendi que o uniforme escolar, além de uma identidade, de uma possibilidade de identificação por motivo de segurança, serve também de resgate e valorização da criança e, principalmente de um atendimento social, a uma parcela vulnerável da sociedade“, disse.

“Isso vai acontecer até o final da minha gestão e o próximo prefeito deve avançar mais ainda no cuidado e no amor para com as nossas crianças”, disse Emanuel Pinheiro. No total, serão distribuídos 112 mil camisetas, 80 mil shorts e shorts-saias, 18 mil pares de tênis e 10 mil mochilas.

Ainda na educação, Pinheiro declarou que tem realizado investimentos em reformas de unidades, formação continuada dos profissionais, programas que estão sendo implementados e ampliados, assim como a entrega de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e anunciou a construção de mais seis unidades educacionais.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senhorinha Ana Alves de Oliveira é sétima unidade revitalizada nos últimos meses pela gestão Emanuel Pinheiro. De acordo com o secretário de Educação, Alex Vieira Passos até junho, mais 30 outras unidades passarão por obras semelhantes.

Já passaram por obras de revitalização as EMEB Prof. Francisval de Brito, as creches Amália Curvo de Campos, Inocêncio  Leocádio da Rosa, Ilza Terezinha Picolli Pagot, Josefa Catarina de Almeida e Silva Freire.

A prefeitura de Cuiabá também entregou o primeiro conjunto de lixeiras subterrâneas, instaladas na região central da cidade. O local escolhido foi a Praça Alencastro, em frente ao prédio que abriga o Executivo Municipal. Além destas, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou a implantação de outras seis unidades.

Neste novo modelo, o lixo é armazenado no subsolo, onde espaços separados fazem a coleta seletiva. O conjunto entregue traz três lixeiras, sendo duas para a coleta de lixo reciclável e uma para o lixo orgânico. Com capacidade para suportar até 1,2 mil litros cada, as lixeiras possuem um sensor que alerta quando esta capacidade já estiver esgotada.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana