Conteúdo/ODOC - O secretário de Assistência Social de Várzea Grande, Gustavo Henrique Duarte, foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (14) após desacatar agentes da Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua residência. A ação foi registrada em vídeo pela esposa dele, Aline Bispo, e obtida pela reportagem do portal O Documento.
Gustavo é investigado por supostos crimes eleitorais e contra a honra, cometidos contra o governador Mauro Mendes (União) nas eleições de 2022. No momento da operação, o secretário se exaltou e acusou a PF de tentar invadir sua casa.
"São seis horas da manhã, a Polícia Federal veio aqui na casa de um patriota, de um bispo da igreja, com a arma na mão, com a arma na mão, aqui dentro de casa, com uma criança e uma esposa. É assim que o Brasil está?", diz ele.
Nas imagens, um dos agentes pede calma, mas Gustavo segue alterado. "Se acalma, você vai ser preso", alerta o policial. O secretário, no entanto, insiste: "Estão querendo me prender. Estão ameaçando de me prender".
Diante da recusa em colaborar, a delegada responsável pela operação ordena a prisão de Gustavo, que reage com ironia. "Tá bom, tá bom. O que ela está falando? Não vou abaixar a voz. Não estou desacatando vocês. Não estou desacatando. Eles querem me prender. Estão ameaçando me prender", a", diz balançando as mãos em tom de deboche.
O secretário foi conduzido à delegacia da PF para prestar depoimento e responderá em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Diante do caso, a Prefeitura de Várzea Grande anunciou que ele será exonerado do cargo para poder se “defender melhor”.