conecte-se conosco


Geral

Ministério da Saúde amplia quarta dose de vacina contra covid para pessoas acima de 50 anos

Publicado

Recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses

A partir desta sábado (4), pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todo Brasil. O Ministério da Saúde publicou, neste sábado, duas notas técnicas que ampliam a aplicação da quarta dose.

Anunciada na quinta-feira (2) pelo ministro Marcelo Queiroga, a medida foi oficializada hoje. A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que as notas técnicas consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

A pasta destacou que a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço tem se revelado eficiente em aumentar a imunização. “Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz”.

“Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço”, ressaltou o comunicado.

Orientações

O Ministério da Saúde pediu que estados e municípios sigam as orientações da pasta para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19. Segundo a pasta, a distribuição das doses é feita de forma equânime e proporcional em todo o país, conforme a necessidade de cada unidade federativa.

Até agora, informou o ministério, o governo federal distribuiu quase 500 milhões de doses em todo o Brasil, garantindo a proteção de 77% da população com as duas doses. Mais de 85,9 milhões de pessoas tomaram a primeira dose de reforço.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Em menos de 24 horas, três apartamentos em condomínio de Várzea Grande pegam fogo

Publicado

Três apartamentos pegaram fogo entre a noite desse sábado (25) e a tarde deste domingo (26) no Condomínio Chapada dos Ipês, no bairro Jardim Imperador, em Várzea Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a equipe foi acionada por volta de 20h30min de sábado, para um incêndio em apartamento no condomínio.

Três equipes se deslocaram até o endereço, constatando que havia se iniciado um incêndio em um apartamento do 4º andar e já começava a se alastrar para outro apartamento.

As equipes utilizaram o sistema preventivo do edifício para realizar o combate às chamas, confinando o incêndio nos dois apartamentos. Apesar dos danos materiais, não houve vítimas. A proprietária não estava no local no início do fato, chegando apenas após o incêndio estar controlado.

Já neste domingo, os bombeiros foram chamados de novo, por volta de 10h, para apagar um novo incêndio no local. Desta vez, o fogo atingiu um apartamento do 5º andar. Foi realizado o combate às chamas, que atingiram um cômodo do apartamento.

Após o combate, os moradores e funcionários do local foram orientados à contatar a construtora ou administradora do condomínio para que uma avaliação técnica fosse realizada na parte elétrica. Quando as equipes se preparavam para deslocar do condomínio, surgiu um novo incêndio no mesmo apartamento do 5º andar, que foi rapidamente combatido.

Os bombeiros ainda estão no condomínio atuando para identificar a fonte dos incêndios e já atuaram combatendo um princípio de incêndio em um terceiro apartamento.

Continue lendo

Geral

Motorista embriagado perde controle e bate em bloco de concreto na avenida da FEB em Várzea Grande

Publicado

Um motorista perdeu o controle e bateu em um bloco de concreto, na manhã deste domingo (26), na avenida da FEB em Várzea Grande. O acidente foi registrado pela Guarda Municipal do Município.

O condutor não teve ferimentos e foi encaminhado para delegacia, porque o teste de elitômetro acusou que ele estava dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica.

O teste registrou 0,74 miligramas de álcool, sendo que, de acordo com a Lei, não pode passar de 0,3 miligramas por litro de ar expelido.

 

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana