PROTESTO

Em meio à crise por falta de água em VG, faixas pedem a volta de ex-prefeito Kalil

· 1 minuto de leitura
Em meio à crise por falta de água em VG, faixas pedem a volta de ex-prefeito Kalil
Faixas foram colocadas em pontos estratégicos da cidade

Conteúdo/ODOC - Várzea Grande amanheceu nesta segunda-feira (17) com diversas faixas espalhadas pela cidade criticando a gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) e pedindo a volta do ex-prefeito Kalil Baracat (MDB), derrotado por ela nas eleições de 2024. O protesto ocorre em meio a uma grave crise no abastecimento de água, que tem afetado moradores de vários bairros.

Entre as mensagens expostas, uma faixa na região central da cidade traz a frase: “VG caiu no conto do vigário. #VoltaKalil”. Outras faixas exibem dizeres como: “Tínhamos problemas com água, mas não desse jeito. #VoltaKalil” e “Éramos felizes e não sabíamos. #VoltaKalil”.

A manifestação silenciosa surge após a prefeita denunciar atos de vandalismo e sabotagem no sistema de abastecimento. Flávia Moretti chegou a pedir apoio do governador Mauro Mendes (União), que determinou que a Polícia Civil investigue os casos relatados.

As faixas foram vistas em pontos movimentados da cidade, como a região da Biblioteca Pública Farol do Saber, a Avenida Castelo Branco, a Avenida Alzira Santana e o Terminal André Maggi.

Diante da crise, Flávia decretou estado de calamidade e adotou medidas emergenciais para tentar normalizar o fornecimento de água. Na semana passada, moradores realizaram protestos e há relatos de famílias que estão há pelo menos sete dias sem abastecimento.

A Prefeitura divulgou um boletim no domingo (16) informando que todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) estão operando normalmente e que os bairros voltaram à intermitência padrão de abastecimento. No entanto, como a rede ficou vazia por um longo período, a pressão da água ainda está em fase de estabilização.

“Esse processo ocorre de forma gradual, e a expectativa é que o segundo abastecimento para cada região já apresente uma melhora significativa na pressão e na distribuição”, informou a gestão municipal.