conecte-se conosco


Várzea Grande

Em dois dias Várzea Grande realiza 1.236 procedimentos contra a Covid-19 em ação da ‘Blitz Sanitária’

Publicado


.

07/08/2020    3

Os dois primeiros dias do Plano de Ação Várzea Grande contra a Covid-19 que promove blitz com medição de temperatura e encaminhamento para atendimento para aqueles com alguns sintomas do coronavírus e que recebem além de atendimento presencial ou por teleconsulta, teste rápido, medicamentos e se necessário encaminhamentos para unidades de saúde para eventuais exames mais específicos ou até mesmo internação, realizado nos dia 05 e 06 deste mês no Parque do Lago. A  ação chegou ao Bairro José Carlos Guimarães.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos anunciou também que uma nova Unidade Básica de Saúde será construída na localidade para atender aos moradores de toda a Região que fica ao longo da Rodovia Mário Andreazza . A prefeita editou ainda  um novo Decreto, o 50/2020 que libera o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais privados, varejistas e atacadistas, nos dias 08 e 09 de Agosto de 2020, em razão do dia dos pais.

Como todos poderão abrir suas atividades independente de horário o Decreto 50 regulamenta o funcionamento visando  atenção as regras que não mudaram de se evitar qualquer espécie de aglomeração e excepcionalmente, manter suas atividades econômicas, com 70% (setenta por cento) da capacidade máxima de lotação, com horário de atendimento ao público no sábado (08/08/2020) das 08:00 às 18:00 horas e, no domingo (09/08/2020), das 08:00 às 12:00 horas, sendo que, após esse horário, poderão apenas fazer entregas (delivery) ou manter o sistema de drive thru, ate? a?s 23:00 horas, obedecendo as medidas de prevenção e combate a? disseminação ao novo coronavi?rus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministe?rio da Saúde.

“No que for possível, nós vamos tentando devolver a normalidade de funcionamento ao cotidiano da cidade e de sua população, sem colocar em risco a saúde pública, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos comemorando o fato de ter superado a marca de 4 mil pacientes recuperados da Covid- 19 em Várzea Grande, o maior percentual de curados entre as 141 cidades de Mato Grosso.

Ela sinalizou que quer ainda em agosto lançar as obras da nova UBS no Residencial José Carlos Guimarães que está sendo licitada e garantiu ainda a inauguração em 2020 das UBS doo bairros  Eldorado, Jardim Maringá, Cabo Michel, São Matheus e Alameda que se somarão as unidades já entregues no São Simão, Santa Isabel e Aurília Salles Curvo no Grande Cristo Rei, em seu plano de ação.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes sinalizou que Várzea Grande está conseguindo controlar a pandemia da Covid- 19 por ter investido pesado em saúde pública a partir de 2015 quando a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu o mandato.

“Todas as obras realizadas, ações desempenhadas, equipamentos adquiridos estão tendo reflexos positivos agora, basta lembrar  que duas UPAS a do IPASE e do Cristo Rei foram construídas e inauguradas nesta gestão e servem de referência para outras cidades de Mato Grosso por recomendação do Ministério da Saúde”, sinalizou.

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA COVID-19 (Parque do Lago 05 e 06 de agosto)

Total de testes realizados do  coronavírus : 880

Total de resultados positivos para o coronavírus: 111

Total de vacinações: 297

Medicação: 59

Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos)

 

Por: Da Redação – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Escolas da Rede Municipal recebem o projeto ‘Sacola Literária’

Publicado


.

24/09/2020    13

As escolas municipais de Educação Básica, Gonçalo Domingos de Campos e Professora Lúcia Leite Rodrigues serão beneficiadas com 200 livros novos cada uma por meio do projeto Sacola Literária neste mês de setembro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, VR Projetos Culturais e Sociais com o patrocínio da CNH Industrial.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o projeto que tem o apoio da  Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, visa incentivar a leitura e enriquecer as bibliotecas com conteúdo qualificado para as escolas. O projeto Sacola Literária foi criado para incentivar a leitura e promover esse hábito tão importante dentro das escolas. Cada acervo do projeto Sacola Literária é composto por 200 livros com obras para crianças, jovens e adultos, e títulos inclusivos como os sensoriais, em braile e de introdução à literatura para alunos alfabetizados tardiamente (EJA).

Também faz parte do acervo um grande tapete emborrachado para atividades de leitura ao ar livre e ecobags (sacolas) personalizadas para que os alunos possam levar livros para casa e incentivar a leitura familiar. Além da entrega dos livros, o projeto Sacola Literária também oferece atividades para professores e alunos. Esse ano, visando contornar o cenário de pandemia, as atividades foram adaptadas para serem realizadas de forma on-line.

Através da Secretaria de Educação será disponibilizada para todos os professores e colaboradores das escolas uma divertida oficina com a professora, autora e contadora de histórias Marô Barbieri, especialista na promoção da leitura de forma ludica cujos títulos estão no acervo do projeto. Durante a oficina, ela discorre sobre a importância da literatura e dá diversas dicas de como incentivar a leitura nas atividades com alunos de forma presencial ou on-line.

Diretores e professores das escolas beneficiadas vão receber uma ‘contação’ de história personalizada de um dos livros do acervo para disponibilizar a seus alunos e demais professores. A empresa patrocinadora informa que neste ano, 8 mil livros serão distribuídos através do projeto para escolas públicas de 17 cidades de norte a sul do país.

Para o secretário, o projeto ‘Sacola Literária’ é uma grande oportunidade oferecida à rede municipal para incentivar a formação de leitores e estimular o hábito da leitura entre as crianças, jovens e adultos, que cada vez mais estão sendo conquistados pelos novos estímulos virtuais. “É preciso e fundamental dar acesso à literatura, disponibilizando livros atuais e de qualidade nas bibliotecas de nossas escolas” declarou.

Responsável pelo projeto ‘Sacola Literária’ a VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores é uma empresa que desenvolve projetos culturais voltados à transformação social e facilita o uso das leis de incentivo por empresas, e, ao mesmo tempo, explica como elas podem ser usadas como ferramentas de transformação social.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Prorrogada até o dia 30 em Várzea Grande pesquisa que investiga resposta imunológica à Covid-19

Publicado


.

23/09/2020    4

Várzea Grande está entre os 10 municípios selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para participar da Pesquisa Soroepidemiológica da Covide-19, cujo objetivo é descobrir o percentual da população que já contraiu o coranavírus, além de saber o número de pessoas que estão imunes à infecção (imunidade coletiva).

O trabalho de testagem é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e é executado pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. 

Profissionais da saúde (enfermeiros, agentes de saúde e endemias) estão a campo desde o dia 16 de setembro, e há princípio, a pesquisa seria concluída nesta quarta-feira (23), porém a quantidade de casas a serem visitadas, amostras de sangue e os questionários a serem preenchidos, tornou a data inviável.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura disse que os representantes dos municípios selecionados, em reunião com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, solicitaram a prorrogação da data de conclusão da pesquisa que agora será no dia 30 de setembro. “E esse prazo pode ser novamente prorrogado caso haja a necessidade de algum município ampliar essa data”, explicou.

Relva Cristina destacou que até o momento o município de Várzea Grande já visitou 250 moradias e realizou a coleta de mais de 250 amostras, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a pesquisa em 640 pessoas.  

A Superintendente de Vigilância em Saúde lembra ainda que a pesquisa é aleatória e segue a metodologia da Secretaria de Estado de Saúde que define o setor censitário a ser testado por meio de sorteio, bem como a casa e o morador do domicílio.

Com os dados da pesquisa, a Secretaria Estadual de Saúde pretende mapear o nível de infecção da Covid-19 no Estado e planejar o remanejamento de leitos conforme a movimentação da internação por coronavírus.

Além de Várzea Grande participam da pesquisa os municípios de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. A pesquisa soro epidemiológica tem por meta testar 4.500 pessoas.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana