conecte-se conosco


Geral

Em 24hs, Mato Grosso registra 10 mortes e mais de 2,3 mil casos de covid; ocupação de UTIs cai para 61%

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou 10 mortes e 2.320 novos contágios por covid-19  nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (14). Desde o inicio da pandemia, já foram registrados 15.076 óbitos e  795.177 casos. Desses, 15.694 pessoas estão isolamento domiciliar e 763.543 estão recuperados. A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto caiu de 80,9% para 61,8%.

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação na segunda-feira

Publicado

O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h [Foto – Davi Valle]

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

 

Continue lendo

Geral

Mato Grosso acompanha 13 casos suspeitos de varíola dos macacos; há duas confirmações

Publicado

Pacientes moram em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Livramento e Barra do Garças

Aumentou para 13, o número de casos suspeitos de varíola dos macacos, acompanhados pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), conforme boletim divulgado nesta quinta-feira (11). Até então, seis pacientes apresentavam sintomas da doença e aguardavam resultado de exames.

Atualmente, são quatro moradores de Várzea Grande, três de Cuiabá, três de Rondonópolis, um em Sorriso, Nossa Senhora do Livramento e Barra do Garças, cada, sendo acompanhados.

Os casos confirmados, até o momento, são 2 — todos na capital. Os resultados dos exames feitos no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) foram comunicados no dia 5 de agosto e os pacientes, de 27 e 34 anos, eram monitorados desde 28 de julho.

Eles apresentam sintomas leves. A secretaria não divulgou o estado de saúde das pessoas consideradas casos suspeitos. O país registra uma morte causada pelo vírus monkeypox.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana