conecte-se conosco


Política Nacional

Eleições: Sergio Moro anunciará seu futuro político na próxima semana

Publicado

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública
Rafael Cautella/Lide Ribeirão Preto

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública


O ex-juiz da operação Lava-Jato e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Sergio Moro (União-PR) , planeja convocar uma coletiva na próxima semana para anunciar a qual cargo concorrerá nas eleições de outubro. Aliados afirmam que ele deve disputar o Senado.

Moro tem tido uma agenda pelo Paraná digna de candidato ao Senado — cargo majoritário para o qual uma boa votação pelo estado é considerada primordial, ao contrário de disputas para a Câmara dos Deputados, que se focam em redutos. Na quinta-feira, ele esteve em Cascavel. Nesta sexta, em Foz do Iguaçu. Semana que vem ele deve viajar a Pato Branco.

A coalizão da qual o União Brasil no Paraná faz parte, no entanto, pode colocar obstáculos para a candidatura de Moro ao Senado. Seu partido apoia a reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD) e tem bolsonaristas no comando do diretório estadual, presidido pelo deputado federal Felipe Francischini.

Felipe é apoiador de Bolsonaro e filho do deputado estadual Fernando Francischini (União), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por divulgar notícias falsas nas eleições de 2018. Felipe vinha articulando apoio à reeleição do atual governador, Ratinho Júnior, que também é aliado do presidente da República.

O problema para Moro é que a vaga ao Senado na chapa de Ratinho Júnior é disputada por outras lideranças. O Podemos negocia apoio do governador à candidatura do senador Álvaro Dias, um dos responsáveis pela vinda de Moro para a política. E o PL reivindica a mesma vaga para o deputado federal Paulo Eduardo Martins, como uma contrapartida ao apoio formal de Bolsonaro.

Aliados de Moro lembram que uma saída pode se dar por meio de uma decisão recente da Justiça. O TSE decidiu que partidos de uma mesma coligação podem lançar mais de um candidato ao Senado. 

É o caso da chapa PT-PSB no Rio, que lançou como pré-candidatos a senador o deputado Alessandro Molon (PSB) e o presidente da Alerj, André Cecilliano (PT). Há casos parecidos também em Minas Gerais, Goiás, Pará, Roraima e Mato Grosso.


O histórico pesa contra Moro. Após retornar dos Estados Unidos e anunciar sua pré-candidatura à Presidência pelo Podemos, o ex-juiz já trocou de partido e de ambições. Ao se filiar ao União Brasil, viu uma ala do partido, contrária à sua chegada, fechar-lhe as portas para o projeto presidencial.

Ele cogitou se lançar à Câmara e ao Senado por São Paulo, até que teve a transferência de seu domicílio eleitoral negada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no início de junho. Teve então de voltar ao Paraná, enquanto a esposa, Rosângela, permaneceu em terras paulistas, onde deve disputar uma vaga de deputada federal.

Isto é, mesmo que seja anunciada a pretensão de disputar o Senado, os planos podem mudar. Isso porque candidaturas eleitorais só são oficializadas durante o período das convenções partidárias (20 de julho até 5 de agosto). Até lá, Moro e todos os outros postulantes nestas eleições continuarão pré-candidatos a seus pretensos cargos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política Nacional

Bolsonaro abre requerimento no TSE pedindo mudança de foto na urna

Publicado

Atual foto de divulgação do presidente
Reprodução – 18.08.2022

Atual foto de divulgação do presidente

Um requerimento pedindo a troca da foto de divulgação nas urnas do atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, tramita no TSE, após os advogados do mandatário apresentarem junto ao Tribunal o pedido na tarde desta quarta-feira (17).

Na primeira foto divulgada, o presidente aparece com o semblante fechado, sem sorrir, e cara de “poucos amigos”. Já na nova imagem, que está anexada ao processo que tramita no TSE, Bolsonaro aparece sorrindo e mais “descontraído”. Veja: 

Nova imagem está anexada ao processo que tramita no TSE
Reprodução – 18.08.2022

Nova imagem está anexada ao processo que tramita no TSE


Os advogados do presidente não chegaram a justificar o pedido da troca da imagem. A mudança tramita junto do pedido de registro de candidatura de Bolsonaro, cuja relatora é a ministra Cármen Lúcia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Continue lendo

Política Nacional

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quinta (18/8)

Publicado

Esta é a agenda dos 12 candidatos  à Presidência para esta quinta-feira

Ciro Gomes (PDT): Às 10h, participa do Ciclo de Debates promovido pela Associação Comercial de São Paulo. Às 18h, é entrevistado no André Marinho Show.

Constituinte Eymael (DC):.Agenda ainda não divulgada

Felipe D’Avila (Novo): Às 10h30, visita o Centro de Controle Operacional de Santos; às 11h35, visita o Complexo Hospitalar dos Estivadores; às 13h30, concede entrevista para o programa Ação Reação; às 14h50, participa de caminhada pela Praça Mauá; às 16h, participa de sabatina do Grupo Tribuna e Associação Comercial de Santos; às 18h, concede entrevista para a Rádio Santa Cecília FM e às 19h15, participa do lançamento de candidaturas do Novo.

Jair Bolsonaro (PL): Haverá uma motociata às 9h30 em São José dos Campos e depois um encontro no Farma Conde,

Léo Péricles (UP):  Agenda ainda não divulgada.

Lula (PT): Participa de um ato pela democracia às 18h na Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG). Evento será transmitido pelas redes do ex-presidente.

Pablo Marçal (Pros): Agenda ainda não divulgada

Roberto Jefferson (PTB): Agenda ainda não divulgada

Simone Tebet (MDB): 10h – participa da Hora do Voto, programa da OAB-SP que receberá os candidatos à presidente. 14h; reunião reservada com a coordenação da campanha; 16h, gravação de programa de propaganda eleitoral; 19h, entrevista ao FlowPodcast com Igor Rodrigues Coelho.

Sofia Manzano (PCB): Agenda ainda não divulgada

Soraya Thronicke (União): Às 9h, faz reunião com a equipe da Executiva Estadual do União Brasil do Mato Grosso do Sul em um encontro reservado para tratar da campanha eleitoral. Às 16h, participa da assinatura do termo de compromisso com o programa “Presidente Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente em São Paulo.

Vera (PSTU): Às 10h, a candidata e a vice gravam vídeo e foto em São Paulo (SP). Às 11h, fazem panfletagem da Feira da Brasilândia, em São Paulo. Às 14h, recebem o Plano País da Infância e Adolescência na Sede Nacional do PSTU. Às 15h, concede entrevista ao SBT na Sede Nacional do PSTU.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Política Nacional

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana