Política Nacional
Eleições: PF propõe reunião de planejamento da segurança com partidos

A Polícia Federal expediu ofícios nesta segunda-feira para convidar os presidentes de todos os partidos políticos para participar da primeira reunião sobre o planejamento da segurança dos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano .
Esse evento deve ser realizado no dia 31 de maio. Apesar de o período de campanha só começar oficialmente em 16 de agosto, a PF já começou a traçar as estratégias para esse trabalho de segurança.
“Firme no propósito institucional de aperfeiçoar a sua forma de atuação e de mitigar os riscos para a segurança dos candidatos e de todos os envolvidos no processo democrático eleitoral, a Polícia Federal tem antecipado as suas ações visando a elaboração do planejamento operacional para as eleições presidenciais de 2022 e dos planos de ação de segurança pessoal dos candidatos”, diz o ofício, assinado pelo delegado Marinho da Silva Rezende Júnior, diretor-executivo substituto.
A equipe da PF dedicada ao assunto desenvolveu uma metodologia, batizada de “matriz de proteção aos presidenciáveis”, que estipula critérios para definir o tamanho do efetivo de segurança policial a ser destacado para cada um dos presidenciáveis.
Além disso, a PF integrou os trabalhos das unidades de inteligência de todas as Superintendências para agilizar o fluxo de informações sobre possíveis riscos aos candidatos.
A depender do risco, as equipes destacadas para cada candidato serão maiores ou menores. Uma campanha com risco máximo deve contar com o apoio de aproximadamente 30 policiais federais.
O efetivo total mobilizado para a proteção dos presidenciáveis é de aproximadamente 300 policiais, que estão passando por um treinamento específico sobre o tema e terão apoio de profissionais de outras áreas, como apoio logístico, inteligência, grupos táticos e outros.
Dois fatos ocorridos nas eleições de 2018 acenderam o alerta e justificaram a antecipação desse planejamento. O principal foi a facada desferida contra o então candidato Jair Bolsonaro durante um comício em Juiz de Fora (MG). Além disso, houve naquele ano o atentado a tiros a uma caravana da equipe de campanha do petista Luiz Inácio Lula da Silva .
A segurança do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha fica sob os cuidados do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão vinculado ao Palácio do Planalto, que pode solicitar o apoio da PF para os compromissos dos candidatos.
As demais campanhas podem, após a homologação das candidaturas dos presidenciáveis, solicitar o trabalho de segurança da Polícia Federal para o pleito. Na reunião, os representantes da PF devem explicar os trâmites para essa solicitação, apresentar o planejamento já feito e os equipamentos de segurança que serão utilizados.


Política Nacional
CMA terá audiência pública antes de votação de regras para os bioinsumos

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) apresentou relatório favorável ao projeto que institui um marco jurídico para os bioinsumos (PL 3.668/2021). Antes da votação da proposta na Comissão de Meio Ambiente (CMA). O projeto, do senador Jaques Wagner (PT-BA), estabelece regras para fabricação e uso dos bioinsumos, capazes de diminuir o consumo de agrotóxicos. Não houve consenso quanto ao projeto, porém, e foi concedida vista coletiva. Presidente da CMA, Jaques Wagner concordou com a realização de audiência pública, como sugerido pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT).
Fonte: Agência Senado
Política Nacional
CMA recebe relatório do Fórum da Geração Ecológica com 26 sugestões de projetos

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta quarta-feira (29) o relatório do Fórum da Geração Ecológica, criado por iniciativa do presidente do colegiado, senador Jaques Wagner (PT-BA), para discutir propostas para o fomento de uma nova economia. Durante um ano, o grupo discutiu temas como bioeconomia, cidades sustentáveis, economia circular, indústria e uso e preservação da terra. São 26 sugestões de projetos de lei sobre estes assuntos, elaborados com a participação de especialistas de vários setores. As propostas serão encaminhadas à Secretaria Geral da Mesa. O documento aprovado pela CMA será apresentado aos demais senadores em solenidade no Salão Negro, às 14h desta quarta.
Fonte: Agência Senado
-
Polícia Federal24/06/2022 - 17:36
PF cumpre mandados contra mais uma grande associação de proteção veicular do Brasil
-
Policial23/06/2022 - 14:55
Empresário que foi pivô do ‘Escândalo dos Aloprados do PT’ é preso por abusar de sobrinha e da babá do filho
-
Geral25/06/2022 - 22:25
Aposta de Cuiabá acerta na Quina de São João e fatura mais de R$ 17 milhões; veja números
-
Política MT25/06/2022 - 09:45
Botelho aciona Ministério Público e pode cancelar emenda de R$ 450 mil para reality show em VG
-
Registro Geral24/06/2022 - 07:10
Ao Governo, pesquisa sonda reeleição de Mauro e cenários com Ludio Cabral e Júlio Campos
-
Justiça23/06/2022 - 14:51
Desembargador do TRF 1 manda soltar ex-ministro da educação e pastores
-
Educação22/06/2022 - 12:36
Lei que permite renegociação de dívidas do Fies é sancionada
-
Jurídico22/06/2022 - 21:21
Plenário começar a julgar ADI sobre diferenciação entre advogado público e privado