Direitos Humanos
Eleições para conselheiro tutelar tem aumento de participação no DF
Publicado
07/10/2019 - 22:41A participação da população nas eleições para os conselheiros tutelares do Distrito Federal aumentou em relação ao pleito anterior. Mais de 155 mil pessoas foram às urnas ontem (6) na capital do país para escolher os novos integrantes. O número superou o pleito anterior, em 2015, quando 132 mil pessoas ajudaram a definir os mandatos que terminam neste ano. O voto para eleger os conselheiros não é obrigatório.
No total, foram eleitos 200 novos conselheiros e 400 suplentes, distribuídos em 40 conselhos tutelares nas regiões administrativas do Distrito Federal. Eles terão mandato de quatro anos, de 2020 a 2023. A votação foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, que ficou responsável por fornecer o sistema de urnas eletrônicas e realizar a apuração, que durou algumas horas.
Para concorrer, os interessados tiveram de apresentar documentos visando comprovar os requisitos exigidos, como a atuação na área de infância e adolescência. O processo seletivo envolveu também uma prova objetiva para medir os conhecimentos dos potenciais candidatos em relação ao tema.
Antes de assumir, os eleitos farão um curso sobre o assunto, com duração de 40 horas. Eles receberão remuneração de R$ 4.684 e deverão ter dedicação exclusiva, não podendo manter atividade remunerada que concorra com os mandatos.
Os mais votados foram Keka Bagno, de Brasília (1.865 votos), Izaquiel Souza, de Santa Maria (1.224), Wesley Fraga, de Planaltina, (847), Danuza Santos, de Ceilândia (806), Ellen da Silva, do Recanto das Emas (764), Cláudia Vasconcelos, do Paranoá (753), Wallysson Lourenço, do Gama (742), Lucas Nunes, de Samambaia (718), e Paulo Humberto, de Brazlândia (705).
Saiba mais


Direitos Humanos
Justiça autoriza investigação contra deputado por assédio sexual em SP
Publicado
19/01/2021 - 11:03
A Justiça de São Paulo autorizou a abertura de investigação contra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) por importunação sexual. Em dezembro do ano passado, a deputada estadual Isa Penna (PSOL) prestou queixa contra Cury após um episódio em que ela afirma que foi apalpada pelo colega.
A cena foi registrada pelas câmeras do plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Em depoimento ao Ministério Público (MP) de São Paulo, Penna afirmou que foi surpreendida pela aproximação de Cury enquanto conversava com o presidente da assembleia, deputado Cauê Macris (PSDB).
“Reiterando ter sido sexualmente importunada pelo Deputado Fernando Cury, que lhe surpreendeu ‘com uma apalpada na lateral de seu seio direito, um abraço por trás (que vulgarmente chamamos de encoxada)’, sendo que, ainda, na ocasião ‘pôde identificar um cheiro forte de bebida alcoólica vindo do hálito e das roupas de seu agressor’”, diz o pedido feito pelo MP para a abertura da investigação.
Filmagens e depoimentos
O desembargador João Carlos Saletti determinou que todas as filmagens das câmeras da Alesp sejam anexadas ao inquérito e o depoimento de 11 deputados presentes na sessão, entre eles o próprio presidente Cauê Macris.
Outro lado
Em nota, o deputado Fernando Cury disse que ainda não teve acesso à íntegra da decisão sobre a investigação, mas negou ter agido de forma inapropriada. “Através de prova pericial das imagens captadas pelas câmeras da Assembleia Legislativa, a defesa demonstrará, inclusive, que não houve apalpação de seio, mas, exclusivamente, um abraço sem malícia, sem conotação sexual e sem discriminação de gênero”, diz o posicionamento do deputado.
Edição: Valéria Aguiar
Direitos Humanos
Dia Mundial do Braile chama atenção para inclusão na escrita e leitura
Publicado
04/01/2021 - 06:20
O Dia Mundial do Braile é comemorado hoje (4). A data foi instituída para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de assegurar formas de inclusão de deficientes visuais também na escrita e no acesso a livros.
Os dados oficiais mais recentes sobre a presença de deficientes visuais no Brasil são do Censo de 2010. Segundo o levantamento, cerca de 24% da população tinham algum tipo de deficiência naquele momento, o que correspondia a 46 milhões de brasileiros.
A visual é a modalidade mais comum. Se consideradas pessoas com qualquer tipo de dificuldade, o número de cidadãos com algum grau de problema para enxergar chega a quase 20%.
Se considerados aqueles que não conseguem ver de forma alguma ou que têm grande dificuldade, o índice cai para 3,4%, o equivalente a 6,5 milhões de pessoas. Desse total, 582,6 mil são incapazes de enxergar.
De acordo com o Relatório Mundial sobre Visão 2019, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo 1 bilhão com uma condição que poderia ser prevenida ou tratada.
Ainda conforme a OMS, a incidência de deficiência visual é quatro vezes maior em países de rendas baixa e média do que nas nações mais ricas.
O Sistema Braile é uma alternativa para que pessoas enquadradas nessas situações possam entrar em contato com a leitura. Assim, o método contribui para a inclusão em uma das principais formas de registro e aquisição de conhecimento, a escrita.
O Sistema Braile foi criado pelo francês Louis Braille, em 1925. Cego após um acidente na oficina do pai, adaptou métodos utilizados por soldados franceses para comunicação noturna. A versão final foi apresentada por ele em 1837.
O sistema é baseado em pontos com relevo em papéis, que são apreendidos por meio do contato com a ponta dos dedos. Por meio da combinação de seis pontos, é possível fazer até 63 caracteres diferentes.
Segundo a União Mundial de Cegos, apenas 5% dos livros em todo o mundo são transcritos para o Braile. Em países mais pobres, esse percentual cai para 1%.
*Com informações de Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil no Rio de Janeiro
Edição: Graça Adjuto

Envie sua denúncia

Membros do MPF questionam nota sobre competências da PGR

Tarifa de importação de pneus para transporte de cargas é zerada

Emanuele de Almeida é nomeada e assume a Presidência do Indea-MT

Dívidas com Finam e Finor podem ser quitadas com até 70% de desconto

Biden diz que Trump escreveu uma carta “muito generosa” antes de sair
Política MT


ALMT e Câmara terão agenda conjunta para discussão da mudança de modal e ampliação de vacinação contra Covid
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira...


Senador pede inclusão do Pantanal em programa de compensação ambiental do Governo
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) pediu, nesta quarta-feira (20), ao ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), a inclusão do Pantanal no...


Emanuel quer apoio da Câmara para fechar o cerco contra casa de shows durante o período de pandemia
Em função do aumento de casos do coronavírus, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse a jornalistas nesta quarta-feira (20),...
Policial


Radiocomunicação digital é definida como ferramenta eficaz no combate à criminalidade
Hérica Teixeira | Sesp-MT O emprego direcionado das forças policiais no combate aos índices criminais é uma das características da eficiência da...


Estelionatário é preso com produtos comprados pela internet utilizando cartões de diversas vítimas
Assessoria | Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) prendeu...


Dois homens são presos em flagrante traficando drogas próximo a escola
Assessoria/Polícia Civil-MT Dois homens foram presos em flagrante nesta terça-feira (19.01), pela equipe de investigação da Delegacia Especializada de Roubos...
Mato Grosso


Emanuele de Almeida é nomeada e assume a Presidência do Indea-MT
A servidora Emanuele Gonçalina de Almeida (39 anos) foi nomeada presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA...


Homicídio ocorrido no dia de Natal, em Cuiabá, é esclarecido e autora presa
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) esclareceu o homicídio de José Carlos Ribeiro, 50...


Canarana apresenta proposta para criação de unidade dos Bombeiros no município
O comandante-geral, em substituição legal, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Ricardo Antonio Bezerra Costa, recebeu...
Esportes


Sampaio vence o Confiança e mantém viva a chance de acesso
O Sampaio Corrêa foi até Aracaju e desbancou o Confiança, na Arena Batistão, em partida disputada na noite de terça-feira,...


Avaí vence o Juventude-RS de 5 a 2 e foca no G4 rumo à Serie A 2021
O Avaí continua forte! Vamos Vamos Avaí! Em confronto direto por uma vaga na Série A de 2021, o Avaí...


Botafogo – SP não supera CSA e perde de 3 a 1
O Botafogo perdeu do CSA por 3 a 1, na terça-feira (19), no Estádio Santa Cruz, pela 36ª rodada do...
Entretenimento


Datena critica Trump e Cátia Fonseca concorda: “É mimadinho”
Reprodução/Band Datena e Cátia Fonseca Você viu? Datena comemorou nesta quarta-feira (20) a posse de Joe Biden ao cargo de presidente...


Angélica não quer tomar vacina para Covid-19? Fake news circulam pela web
Divulgação Angélica Uma notícia compartilhada no Facebook dizia que Angélica rejeitou a vacina contra a Covid-19 porque ela e sua família...


Nego do Borel fala sobre ‘recomeço’ no Instagram
Instagram/Reprodução Nego do Borel em seus stories no Instagram Nego do Borel, que está envolvido em briga judicial envolvendo sua...
Mais Lidas da Semana
-
Tecnologia14/01/2021 - 15:46
Nova tecnologia de site consegue vender em Libras; conheça
-
Policial17/01/2021 - 18:10
Suspeito de participação na morte da diretora do Sanear em Rondonópolis é preso
-
Internacional14/01/2021 - 13:50
Covid-19: Reino Unido suspende voos do Brasil após descoberta de nova variante
-
Registro Geral15/01/2021 - 17:09
Próximo da Série A, Cuiabá embala audiência da rádio ODOC, que deve explodir no Brasileirão
-
Geral14/01/2021 - 18:30
MT tem um município com risco alto de contaminação por Covid; Cuiabá e VG seguem com nível moderado
-
Policial16/01/2021 - 10:30
Polícia apreende 500 quilos de maconha escondidos em caminhonete e prende cinco pessoas
-
Geral14/01/2021 - 11:15
Secretário prevê falta de leitos de UTI em 15 dias e diz que não há possibilidade de retorno presencial das aulas
-
Polícia Federal15/01/2021 - 11:28
Operação Ófelos investiga fraudes em solicitações do Auxílio Emergencial no Acre