conecte-se conosco


Internacional

Eleições na Colômbia: Petro e Hernández disputarão o segundo turno

Publicado

source
Gustavo Petro e Rodolfo Hernández disputarão o segundo turno das eleições colombianas
Reprodução/Twitter

Gustavo Petro e Rodolfo Hernández disputarão o segundo turno das eleições colombianas

Com 99% das urnas apuradas na Colômbia, o ex-guerrilheiro e esquerdista Gustavo Petro e o direitista Rodolfo Hernández vão disputar o segundo turno, no próximo dia 19 de junho. Com um discurso de populista e antissistema , o engenheiro e ex-prefeito, de 77 anos, foi a grande surpresa, desbancando o candidato da centro-direita Federico Gutiérrez, e deixando, pela primeira vez, partidos tradicionais fora do segundo turno.

O resultado é o pior cenário para Petro, favorito e ex-prefeito de Bogotá, que esperava disputar o segundo turno com Gutiérrez. No novo cenário, Hernández poderia atrair votos de todos os demais candidatos, incluindo de eleitores que rejeitam Petro por seu passado guerrilheiro, mas são contra o sistema atual.

Petro, que depôs as armas em 1990, após a desmobilização do M-19, grupo rebelde nacionalista do qual foi membro por 12 anos, votou pela manhã, em um bairro popular de Bogotá. Ele obteve mais de 40% dos votos.

“Estamos representando a vontade de mudança. Estou confiante de que essa vontade de mudança será a maioria”, disse o candidato.

Hernández conseguiu 28,20% dos votos, quase cinco pontos percentuais a mais que o ex-prefeito de Medellín Federico Gutiérrez, que obteve 23,80% e era considerado favorito para disputar o segundo turno. O pleito é considerado por analistas um dos mais importantes dos últimos 30 anos. Atrás de Gutiérrez, segundo as pesquisas, ainda aparecia o centrista Sergio Fajardo, em terceiro lugar, e que tinha a preferência do eleitorado mais urbano. Ele ficou com apenas 4,20%.

“Fizemos uma campanha histórica, na qual o povo colombiano esteve na vanguarda desta epopeia democrática. Conseguimos um resultado histórico, um resultado que abalou as bases do poder corrupto de todos os governos recentes”, disse o candidato após conhecer os resultados. “Não sou ingênuo sobre a resistência que haverá contra o governo determinado a acabar com a politicagem e a corrupção, especialmente por alguns que se sentiram donos deste país. Mas estou ciente de que será o povo colombiano (…) que construirá a vitória no segundo turno”.

Nas últimas semanas, Hernández disparou nas pesquisas, chegando, em algumas sondagens, a empatar com Gutiérrez. O engenheiro e empresário concorre como candidato independente e ficou conhecido por seus vídeos excêntricos nas redes sociais, em que aparece cantando e andando de skate, além do forte discurso contra a corrupção. Neste domingo, o candidato publicou um vídeo em que aguardava os resultados em traje de banho e bebendo cerveja no pátio de sua mansão.

Apesar do discurso, o empresário enfrenta uma investigação por supostamente ter intervindo, quando era prefeito, na contratação de uma empresa de uma gestão de lixo que beneficiaria um de seus filhos. Ele nega as acusações.

Já Gutiérrez, ex-prefeito de Medellín, era a grande esperança da direita na cruzada para impedir que a esquerda chegue pela primeira vez ao poder. Aos 47 anos, o candidato tinha o apoio de partidos tradicionais, entre eles o Partido Liberal, da grande maioria dos empresários e de eleitores mais conservadores.

O resultado indica ainda uma forte rejeição aos partidos tradicionais, representados pelos ex-presidentes Juan Manuel Santos e Álvaro Uribe, forças políticas que nas últimas duas décadas governaram o país.

Petro, grande favorito, disputa pela terceira vez a Presidência da Colômbia. O ex-prefeito de Bogotá e ex-senador do esquerdista Pacto Histórico, de 62 anos, está em campanha desde que perdeu o segundo turno das presidenciais de 2018 contra o atual presidente, Iván Duque.

Seus opositores questionam seu passado guerrilheiro e sua antiga amizade e aliança com o chavismo. Suas propostas estão centradas numa forte mudança do sistema econômico, incluída uma reforma agrária, renegociação de tratados de livre comércio, aposta por uma economia verde (mudança de matriz energética) e legalização das drogas, entre outras iniciativas.

A chuva ofuscou o início do dia em Bogotá e os eleitores foram aos centros de votação fortemente vigiados por cerca de 300 mil militares e policiais. A abstenção, que em geral gira em torno de 50%, aumentou ainda mais por ser feriado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil  geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Internacional

Presidente filipino manda fechar site de vencedora do Nobel da Paz

Publicado

Jornalista Maria Ressa é cofundadora do site de notícias Rappler
CC BY NC 2.0

Jornalista Maria Ressa é cofundadora do site de notícias Rappler

Um dia antes de o presidente das Filipinas , Rodrigo Duterte, deixar o poder, o site de notícias Rappler, cofundado pela jornalista e vencedora do Nobel da Paz de 2021 Maria Ressa, recebeu ordem para fechar, de acordo com a empresa nesta quarta-feira (29).

Nos últimos anos, a jornalista tem sido crítica de Duterte e da guerra contra as drogas iniciada por ele em 2016, quando assumiu a presidência. Isso fez com que Ressa e o site acumulassem uma série de denúncias, investigações e ataques.

A ordem encerramento do Rappler foi emitida pela Comissão da Valores Mobiliários das Filipinas, de acordo com a agência de notícias AFP . Em nota, o órgão confirmou a “revogação dos certificados de incorporação” do site por violar “restrições constitucionais e regulamentares à propriedade estrangeira nos meios de comunicação”.

O próprio portal informou que a decisão “confirma efetivamente o fechamento” da empresa, mas disse que pretende recorrer contra a ordem, descrevendo o processo como “muito irregular”. “Continuamos trabalhando, como sempre”, disse a jornalista.

Após anos sendo criticado pela repressão e agressiva política de combate às drogas, Duterte deixa a presidência nesta quinta-feira (30). A filha dele, no entanto, vai assumir a vice-presidência do novo governo, que será comandando por Ferdinand Marcos Jr, filho do ex-ditador do país Ferdinand Marcos .

Durante o governo de Duterte, o Rappler teve que lutar para sobreviver diante das denúncias do governo de violação de uma cláusula constitucional que proíbe a propriedade estrangeira para obter financiamento, evasão fiscal e difamação cibernética.

Maria Ressa e o jornalista russo Dmitri Muratov venceram o Nobel da Paz em outubro de 2021 pelo esforço “para salvaguardar a liberdade de expressão”.

O jornal de Muratov, Novaya Gazeta, no entanto, precisou suspender as operações na Rússia em março deste ano, após a aprovação de uma lei para punir aqueles que criticam a invasão da Ucrânia .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Vídeo: Veja o momento em que míssil atinge shopping na Ucrânia

Publicado

Vídeo: Veja momento em que míssil atinge shopping na Ucrânia
Foto: ANSA

Vídeo: Veja momento em que míssil atinge shopping na Ucrânia

Um  shopping na cidade de Kremenchuk, na Ucrânia, foi atingido por um míssil russo nesta última segunda-feira (27). A explosão deixou pelo menos 18 mortes e 60 feridos. Além disso, 36 pessoas ainda estão desaparecidas.

Um sobrevivente do ataque relatou como foram os minutos após a explosão e os primeiros socorros: “Vi muitas pessoas feridas, pessoas queimadas, algumas cobertas de sangue. Uma menina caiu e nós a ajudamos a puxá-la. Ela continuou caindo e perdendo a consciência, mas tentamos ajudá-la”, disse Mykola Mykhailets.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de atingir civis deliberadamente no ataque em Kremenchuk. Ele classificou a ofensiva como “um dos ataques terroristas mais desafiadores da história europeia”.

A Rússia disse que o local era um alvo militar e alegou que o shopping estava vazio no momento do ataque.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana