conecte-se conosco


Nacional

Eleições infectadas: até que ponto a Covid-19 vai influenciar o voto em 2020

Publicado


source
urna eleitoral
Agência Brasil

Eleições estão marcadas para os dias 15 e 29 de novembro.

A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) afetou as eleições municipais de 2020 . Um dos principais impactos foi o adiamento do pleito, que estava marcado para outubro e foi adiado para os dias 15 e 29 de novembro deste ano. Entretanto, a Covid-19 poderá impactar diretamente o resultado da votação.

Segundo Luiz Roberto de Farias, cientista político e professor da ECA-USP e da Universidade Metodista, a pandemia e as ações dos prefeitos no combate a Covid-19 irão influenciar a opinião da população e, consequentemente, a eleição ou reeleição dos candidatos.

“Certamente o combate à pandemia é hoje uma bandeira importante por se tratar do ponto-chave nos noticiários e nas conversas.”, diz Luiz, que completa explicando como os políticos poderão usar a pandemia para se reelegerem:

“Cada um vai construir uma narrativa em torno de sua epopéia no combate à doença, e deverá trazer números que possam mostrar esses bons resultados, tanto em termos de cura quanto de recuperação de empregos, atendimento social”, afirma.

Luiz diz ainda que o êxito dos candidatos que buscam a reeleição pode estar atrelado ao discurso e às narrativas que os políticos adotarem nas campanhas.

“As reeleições também vão passar pela predisposição das pessoas a acreditar no discurso – sério e científico ou especulador e irresponsável – de cada candidato. A capacidade de o prefeito conseguir associar o seu nome a medidas populares como o Auxílio Emergencial , por exemplo, pode ser muito positiva nas urnas, por mais que nada tenha a ver com o poder municipal”, explica.

Fake news e influência

O docente diz também que o uso de robôs na disseminação de notícias falsas sobre o novo coronavírus vai aumentar o número de eleitores que acreditem em informações negacionistas sobre a pandemia, facilitando possíveis manipulações.

Jair Bolsonaro
O Antagonista

Bolsonaro mostrou posicionamento negacionista durante a pandemia de Covid-19.

“Por conta do uso de robôs na disseminação de informações falsas, cresce o grupo de pessoas que acreditam em informações negacionistas. Mas é claro que o discurso pode ser bem formatado e mostrar aparências que não correspondam à verdade.”, diz Luiz, que completa:

“O eleitor deverá checar – como sempre deveria fazer – o discurso com os atos ao longo do processo, informando-se por meio da imprensa e não por redes sociais digitais. Ainda assim, muitos procurarão um viés de confirmação para defender o seu candidato, o que é um erro enorme”.

Influência de Bolsonaro

Luiz diz ainda que a postura de Bolsonaro frente à pandemia visa criar uma cortina de fumaça e manipular pessoas conduzidas “por blocos, sem reflexão ou crítica”. Ele também afirma que partidos apoiadores do presidente e de sua postura deverão conseguir votos nas eleições.

“A maior parte da população, acredito, não será levada por esse tipo de enviesamento. Todavia, o governo deve conquistar um número significativo de prefeituras em todo o país, mesmo que hoje não haja clareza sobre vínculos a partidos, pois ao longo desse período do governo federal já houve vários acordos e rupturas com partidos políticos.”, concluiu.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Polícia resgata 62 aves em rinha de galo no interior de SP

Publicado


source
Aves polícia ambiental
Divulgação/Polícia Ambiental

Ação aconteceu após uma denúncia anônima.

Agentes da Polícia Ambiental resgataram 62 aves em uma rinha de galo na cidade de Caçapava, no interior de São Paulo. A ação aconteceu no último sábado (26) após uma denúncia anônima recebida pelas autoridades.

Além das 62 aves que foram resgatadas pelos agentes, outros dois galos estavam no local e morreram durante as rinhas. Os animais foram enviados para uma ONG na cidade de São José dos Campos, também em São Paulo, onde receberão os cuidados.

No momento do flagrante, 32 pessoas estavam no local em que a rinha acontecia e foram detidas. Estavam sendo realizadas três rinhas ao mesmo tempo. As pessoas foram liberadas, mas terão que pagar multa por crime ambiental. O valor total pode chegar a até R$ 6 milhões.

Continue lendo

Nacional

Voluntária é agredida e tem adesivo do Pantanal arrancado do seu carro

Publicado


source
pantanal
Agência Brasil

Senado aprova inclusão de suplentes na Comissão do Pantanal


Um vonluntária de uma ação social voltada para a arrecadação de frutas para os animais atingidos pelas  queimadas no Pantanal foi agredida por um homem desconhecido, que também arrancou o adesivo da janela do seu carro que tinha os dizeres ” O pantanal pede socorro ” e ilustrava uma onça-pintada no meio do fogo.


A jovem Bianca Weihs Borges, de 24 anos, levou um tapa no rosto sem nenhum motivo e registrou o boletim de ocorrência logo após o ocorrido. A agressão ocorreu na última quarta-feira (23). Segundo a vítima, ela saiu do trabalho, entrou no carro, quando um homem se aproximou e arrancou o seu adesivo.

“É claramente uma atitude que a gente sabe que é partidária e defende um lado e que desmerece tudo que o outro faz. Eu tomei as medidas cabíveis e fiz um BO. Com as palavras do delegado, só vai servir se as imagens de segurança registraram o tapa e o rosto dele”, disse em entrevista ao G1 .

“Ele ainda me perguntou ao arrancar o adesivo: ‘está bom para você’ “, complementa. A jovem disse em sua queixa à polícia que o homem ainda a seguiu pela avenida enquanto dizia xingamento. No momento em que a jovem parou no cruzamento, o homem se aproximou, esfregou o adesivo nas partes íntimas e jogou nela

Neste momento, o homem deu um tapa no seu rosto enquanto ela tentava fechar a janela do carro. “Vou continuar com as campanhas. Se a intenção dele era que eu parasse, ficasse com medo e parada, não funcionou. As campanhas continuam. Agradeço ao carinho de todos”, disse.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana