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Economia

Com R$ 11 bilhões em investimentos, construção da rodovia estadual deve gerar 230 mil empregos em MT

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Para a população, a primeira rodovia estadual vai gerar empregos, crescimento econômico e melhorar segurança de quem trafega pela BR-163

A construção da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso cria expectativa de novas oportunidades de emprego e crescimento econômico para os moradores de Lucas do Rio Verde. O contrato para construção da ferrovia, que vai ligar o município até Cuiabá e Rondonópolis, foi assinado nesta segunda-feira (20), pelo Governo de Mato Grosso e a Rumo S/A, em cerimônias realizadas em Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Para o comerciante Antônio Rodrigues, que há oito anos mora em Lucas do Rio Verde, a ferrovia vai fazer a diferença na cidade, gerando mais trabalho para as pessoas que precisam e movimentando a economia. “Vai ser mais uma ferramenta para as pessoas trabalharem. Muitas vêm de outro estado e ficam sem serviço, ficam desamparadas. Essa ferrovia que vai passar aqui vai ajudar o comércio, vai ter mais pessoas no mercado de trabalho”.

Outra expectativa de Antônio, é pela chegada dos trens. “Eu também nunca nem vi o trem, só vejo ele pela TV. Vai ser mais uma oportunidade, vai chamar mais a atenção para nossa cidade, vão chegar mais pessoas, vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui”, opinou.

A vendedora Luana Andressa Dallapria, natural de Lucas do Rio Verde, também acredita que a ferrovia vai ajudar o município. “Vai ser bom porque vai dar bastante emprego. Vai melhorar bastante a cidade, vai ter crescimento”.

O também comerciante Diego Lopes Góis, nascido e criado em Lucas do Rio Verde, acredita que a ferrovia vai baratear a logística e aumentar o poder de compra dos clientes. “Emprego gera emprego, vão vir pessoas novas para a cidade e isso ajuda na economia. Muitas pessoas vêm de outros estados e de outros municípios em busca de novas oportunidades. Essa ferrovia acaba ajudando o comerciante e a população em geral”.

Na opinião de Diego, os trilhos vão ajudar os outros municípios da região, desde Rondonópolis, passando por Cuiabá. “Todos são beneficiados por esse novo transporte”, afirmou.

Além do crescimento econômico, outro aspecto destacado é o aumento da segurança nas estradas. A atendente Maria Aparecida Rodrigues Caetano, conta que nos 21 anos em que mora na cidade, já viu muitas pessoas perderem amigos e parentes na BR-163 por conta do pesado movimento de carretas que transportam a produção local.

“Essa rodovia é muito cheia, então eu acredito que a ferrovia vai ser de muita valia para a nossa cidade, assim como para Sorriso, Novo Mutum e Sinop, porque vai escoar a produção do nosso eixo”, afirmou. Para ela, a construção da primeira ferrovia estadual é um acerto do Governo do Estado. “Esse era um ponto bem precário da nossa região médio norte. O pessoal só vai se dar conta quando começar a funcionar, aí é que eles vão ver o benefício para nossa região”, concluiu.

1ª Ferrovia Estadual

Com investimento previsto de R$ 11 bilhões, a nova ferrovia será construída com investimentos 100% privados, da empresa Rumo S/A. Ao Governo do Estado, cabe a autorização para o empreendimento e o papel de fiscalizar as obras e as operações. Os trilhos vão ligar Lucas do Rio Verde e Cuiabá ao terminal de Rondonópolis, de onde a produção poderá seguir até o porto de Santos.

A previsão é que as obras comecem em 2022 e que o trecho entre Cuiabá e Rondonópolis seja entregue em 2025, enquanto a operação entre Lucas do Rio Verde e Cuiabá deve começar em 2028.

Estudo realizado pela Rumo S/A prevê que as obras vão gerar 230 mil empregos. “Com a ferrovia, vão ganhar os mato-grossenses, as indústrias, as pessoas. Vai ganhar quem mais precisa de oportunidade, pois mais de 230 mil empregos diretos e indiretos deverão ser criados. Muito mais que fazer história, estamos fazendo justiça ao nosso estado e à nossa gente”, afirmou o governador Mauro Mendes durante a assinatura do contrato.

 

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Economia

Comissão da Câmara aprova PEC dos Precatórios com brecha para Auxílio Brasil

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Após aprovação em comissão, PEC dos Precatórios seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados
Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Após aprovação em comissão, PEC dos Precatórios seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que estuda a  PEC dos Precatórios aprovou nesta quinta-feira (21) o relatório do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) após semanas de impasse. O texto seguirá para votação no plenário da Casa.

Ao todo, 23 deputados votaram a favor da proposta e 11 foram contrários. Os parlamentares ainda devem votar os destaques da matéria.

O texto estipula um teto para gastos com precatórios, que são as dívidas judiciais reconhecidas pela União. Em 2022, o governo federal deveria pagar R$ 89 bilhões em precatórios, mas, se o texto for aprovado pelo Congresso, poderá pagar apenas R$ 39,9 bilhões.

A medida abre espaço para o Auxílio Brasil , programa social do governo federal que substituirá o Bolsa Família em 2022. O Palácio do Planalto quer reajustar o benefício para R$ 400, mas a liberação do valor só será possível caso a proposta seja aprovada. A tentativa do governo é manter as despesas dentro do teto de gastos.

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A matéria ainda prevê alteração no cálculo do orçamentário relacionado a inflação. Atualmente, o Ministério da Economia soma o valor gasto pela União no ano vigente mais a inflação entre junho do ano anterior e do vigente para compor o Orçamento do próximo ano. A sugestão do Palácio do Planalto é alterar a contabilização da inflação para janeiro até dezembro do ano vigente.

Ou seja, para compor os gastos orçamentários de 2022, o Ministério da Economia somou os gastos deste ano e reajustou em cima da inflação registrada entre junho de 2020 e deste ano. O resultado dessa conta será o total que a União poderá gastar no próximo ano.

O texto, agora, será encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados, onde precisará de 308 votos favoráveis em dois turnos. Se aprovada, a matéria será encaminhada ao Senado.

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Economia

CMN remaneja R$ 1,3 bi para cafezais afetados por geadas

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Os produtores de café afetados pelas geadas no último inverno poderão ter acesso a R$ 1,32 bilhão em linha especial de crédito para a recuperação de cafezais danificados, decidiu hoje (21) o Conselho Monetário Nacional (CMN). Os recursos vêm de remanejamentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

Em nota, o Ministério da Economia informou que a realocação do dinheiro foi aprovada após recomendação do Conselho Deliberativo da Política do Café. O montante estava nas demais linhas do Funcafé – custeio, comercialização, capital de giro e financiamento para aquisição de café – e tinha sido reservado em agosto, de forma preventiva, para fazer frente aos danos provocados pelas geadas.

Os empréstimos para restaurar os cafezais poderão ser contratados até 30 de junho de 2022. O limite por produtor, o prazo de reembolso e a carência (adiamento do pagamento da primeira parcela) serão definidos de acordo com o procedimento necessário para a recuperação da lavoura: decote (poda leve) esqueletamento (poda em cone), recepa (corte de parte do tronco) e arranquio (retirada da planta).

O produtor que precisar fazer decote poderá pegar até R$ 300 mil emprestados. Para as demais operações, o limite individual aumenta para R$ 750 mil. O prazo de reembolso será de dois anos para decote; três anos (com dois anos de carência) para esqueletamento; seis anos (com três de carência) para recepa; e oito anos (com três de carência) para arranquio.

Agricultura familiar

O CMN também flexibilizou os critérios para os agricultores familiares financiarem máquinas, equipamentos, implementos e veículos por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A maioria dos itens não precisará constar de relação de produtos do Ministério da Agricultura.

A exigência permanece apenas para tratores, colheitadeiras e máquinas autopropelidas para pulverização e adubação. Segundo o Ministério da Economia, a medida reduz custos e facilita o acesso dos agricultores familiares ao crédito para investimentos na produção.

Edição: Aline Leal

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