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Várzea Grande

Educação participa de Seminário sobre Gestão Escolar promovido pela Fundação Getúlio Vargas

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A superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gonçalina Rondon, participou do "Seminário Gestão Escolar para a aprendizagem de todos e todas", promovido pelo Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE) e o Itaú Social, na última terça-feira, 5, em São Paulo.

De acordo com Gonçalina que representou o secretário Silvio Fidelis e o município de Várzea Grande, o Seminário debateu um dos grandes desafios da educação brasileira contemporânea, que é a promoção de uma gestão voltada para a aprendizagem, inclusive como um mecanismo de inclusão social. O evento contará com a participação de especialistas na temática.

A abertura foi realizada pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, e pelo diretor da FGV DGPE, José Henrique Paim. Em seguida, foi formada a mesa com os palestrantes Jaana Nogueira (FGV DGPE), Mauricio Ernica (Unicamp) e Tiana Tapety (Secretaria Municipal de Educação de Oeiras), mediada por Sofia Lerche (FGV DGPE). O evento contou ainda com a parceria de Avante – Educação e Mobilização; Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); Comunidade Educativa CEDAC; H+K Desenvolvimento Humano e Institucional; Instituto Avisa Lá; Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); Instituto Qualidade no Ensino (IQE); Instituto Rodrigo Mendes e Oficina Municipal.

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A palestrante Jaana Nogueira destacou que é possível desenvolver um trabalho nas escolas com o foco voltado para a aprendizagem apesar de que muitos municípios ainda não apresentam condições adequadas. “A Gestão Pedagógica tem que estar no centro dos processos voltados para a questão da aprendizagem, mesmo que na prática essa questão demande de limitações e desafios por parte dos gestores” analisou. 

Em seguida, oficinas com o tema da Melhoria da Educação foram iniciadas, onde grupos de representantes de municípios, secretarias, parceiros e instituições se reuniram para aferir o aprendizado, identificar os desafios e evidenciar as expectativas para o próximo ano e para 2021, com o advento das novas gestões municipais em todo país.

Segundo Gonçalina, a meta ideal é a criação de um Portal que disponibilizará o acesso a todas as formações oferecidas, onde o tema predominante é a Gestão Escolar. “O objetivo é buscar a equidade nos processos de ensino e aprendizagem. Todos e todas devem ter o direito ao ensino de qualidade, principal objetivo da inclusão social” defendeu.

A superintendente informou ainda que, não será somente este programa de melhoria a ser desenvolvido no próximo ano, mas a expectativa para 2021 é de mais cursos de qualificação de professores, planejamento estratégico e parcerias que poderão ser celebradas para promover cada vez mais a melhoria da Educação do município de Várzea Grande.

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Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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Várzea Grande

Prefeita anuncia a criação da coordenadoria da igualdade racial 

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A criação da coordenadoria da igualdade racial, de âmbito municipal, para a promoção da igualdade racial foi anunciada nesta manhã (19), véspera do dia da Consciência Negra, pela prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos. A gestora participou da abertura do III Seminário ‘Diversidade e Relações Étnicos-Raciais’, realizado no Anexo II da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser, no bairro Jardim Marajoara.

A coordenadoria vai somar forças ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) a atuar em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que Instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, criando o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial  (SINAPIR).

O evento, promovido em parceria entre a secretaria de Educação e o CMPIR, tem como objetivo promover a conscientização para superação da desigualdade e discriminação racial, por meio de estratégias que possam ser difundidas, como por exemplo, por meio de políticas educacionais para as relações ético-raciais e de ações que promovam a saúde da população negra na escola. Apresentações culturais também fizeram parte da programação desse dia de debates.

“Tudo isso passa pela educação. Nada mais correto do que integrar a secretaria de Educação, o Conselho e essa nova coordenadoria, para que por meio da conscientização de nossas crianças possamos derrubar todas as barreiras de preconceito que possam existir, não apenas os relacionados à raça, mas também à religião, posição política, opção sexual e classe social. Aqui na Educação formamos cidadãos, e esse futuro precisa ser mais tolerante e aceitar que as diferenças existem e estão ai para diversificar o mundo, as opiniões e os conceitos e nos fazer aprender um pouco mais a cada dia”, disse a prefeita.

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A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Várzea Grande (CMPIR), Tacília Soares da Costa, lembrou que de acorde com dados do IBGE – mais recentes de 2010 – quase 70% da população local se autodeclarou negra e pouco mais de 28%, branca. “Dados como esses, demonstram que Várzea Grande apresenta uma diversidade multicultural rica e que é extremamente necessária a organização de momentos de estudo e reflexão dos profissionais da Educação. Pois eles têm o dever e o compromisso de recontar, valorizar e divulgar os conhecimentos oriundos pertinentes ao saber étnico-racial”.

Ainda como argumentou a presidente do Conselho, mesmo sendo maioria, a população negra segue tendo acessos cerceados, contabilizando os maiores percentuais de população analfabeta, “praticamente o dobro do total observado entre a população branca”, de desempregados e as maiores vítimas de violência. “Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a possibilidade atual de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que a de um branco. Mato Grosso está entre os oito estados brasileiros que ultrapassam a marca de 100 homicídios para cada grupo de 100 mil jovens negros. Acredito que dados como esses revelam a presença de uma racismo latente e necessidade urgente em se implantar políticas públicas voltadas à população negra”.

Tacília reforçou ainda que além do anúncio da prefeita de criação de uma coordenadoria, “o que atende a uma antiga reivindicação para promoção da igualdade racial em Várzea Grande”, em 2002, o então prefeito Jayme Campos, sancionou a Lei nº 2.425/2002, instituindo a Semana da Consciência Negra no mês de novembro.

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O secretário de Educação, Silvio Fidelis, destacou que a escola pode e deve contribuir para desconstrução do racismo, por meio de práticas educacionais e de atividades inclusivas no ensino-aprendizagem de cada uma das mais de 80 unidades escolares municipais de Várzea Grande. “Os profissionais da Educação são a chave para essa desconstrução. O racismo, de qualquer natureza, leva à exclusão social, à intolerância e faz inúmeras vítimas diariamente. Por isso que momentos como esses, em que podemos fazer uma troca de experiência, adquirir conhecimentos, devem ser aproveitados e valorizados por cada um de nós que fazemos parte da educação pública de Várzea Grande. A excelência no ensino passa pela formação de cidadãos conscientes, livres de ‘pré-conceitos’ e cheios de conteúdo”.

O SINAPIR – O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no País, prestados pelo poder público federal. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão participar do Sinapir mediante adesão.

São objetivos do Sinapir promover a igualdade étnica e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas, formular políticas destinadas a combater os fatores de marginalização e a promover a integração social da população negra, descentralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais, distrital e municipais, articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica, garantir a eficácia dos meios e dos instrumentos criados para a implementação das ações afirmativas e o cumprimento das metas a serem estabelecidas.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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Várzea Grande

Alunos da EMEB Abdala apresentam em Brasília a peça campeã do Fetran 2019

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Alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB ‘Abdala José de Almeida’ do bairro São Mateus, apresentaram a peça “As cores do Trânsito no mundo de Aninha” que foi campeã da etapa estadual no 16° Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN), categoria infantil, semana passada em Brasília.

O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN) tem o objetivo de promover a educação no trânsito de forma lúdica e diferenciada, com foco nas crianças e adolescentes. Por meio do teatro, os jovens passam a entender a importância da segurança viária tornando-se multiplicadores de boas práticas no trânsito.

Os alunos viajaram para a capital federal a convite dos organizadores do Festival Estudantil FETRAN e se apresentaram na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As apresentações das peças das escolas convidadas ocorreram no auditório do centro de convenções onde estivam presentes o diretor geral da PRF, Adriano Marcos Furtado, o Superintendente de Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena, a Inspetora Iara – Superintendente substituta, o Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do MT, Átila dos Passos Calonga, demais servidores PRF’s, além de diversas autoridades .

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O espetáculo “As cores do Trânsito no mundo de Aninha” encenado pelos alunos Deyvisom Rodrigues Santos, Suzy Jheffinyn Souza, Kevelly Fernanda Barros, Dhian Carlos Lopes, Kawan Abreu, Yasmim Louise Lima, Sara Marcolino e Emelly Beatriz Sena, conta a história sobre as cores do trânsito na imaginação de uma criança, o amarelo, o azul, o verde, o vermelho, o marrom, o laranja e por fim o branco, uma forma divertida de aprender sobre o trânsito. A peça da escola Abdala foi primeiro lugar na etapa regional, onde a escola competiu com 17 escolas do município e em seguida venceu na etapa regional, disputando com outras escolas de Mato Grosso.

De acordo com a diretora Eva de Paulo Vieira Santos, além de campeã da categoria Infantil, a EMEB 'Abdala José de Almeida' também foi premiada nas categorias ‘Atriz Revelação’, ‘Melhor Direção’, 'Melhor Texto’, concorrendo nas categorias Infantil e Infanto-juvenil na edição do FETRAN deste ano.

Além dos alunos de Várzea Grande, participaram das apresentações escolas de Primavera do Leste nas categorias infanto-juvenil e juvenil com as peças teatrais “Florescer” e “O homem que não dava seta” e na categoria especial, alunos da APAE de Campo Verde apresentaram a peça “Uma viagem apaexonante pelo trânsito”.

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A viagem também proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a riqueza da arquitetura da cidade de Brasília, o acesso à cultura local, a visitação aos pontos turísticos da capital federal, como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e um passeio pelo Jardim Zoológico da capital.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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