conecte-se conosco


Mato Grosso

Edição 2020 do Fórum de Bibliotecas Públicas será online

Publicado


Com o tema Biblioteca e suas diversas áreas, o IV Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso reunirá especialistas e público online neste ano. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o encontro ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Para receber o certificado de participação, os interessados devem se inscrever até 27 de outubro. Link da inscrição AQUI 

Realizado desde 2017, o Fórum agrega debates, interações e contribuições para o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Além disso, as discussões e aprendizados apresentados ajudam a nortear projetos de democratização do acesso ao livro e de fomento à leitura.

Dentre os especialistas convidados, estarão bibliotecários, historiadores, produtores culturais, escritores, doutores em literatura e filosofia, representantes da educação pública e do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dentre outros. 

Nos três dias de evento serão abordados temas relevantes para atuação das bibliotecas, como políticas públicas, políticas sociais e biblioterapia. Confira a programação.

Terça-feira (27.10) – debates e interação “Políticas Sociais” 

Manhã
Convidados: Catia Lindemann (presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais) e Galeno Amorim (presidente do Observatório do Livro e da Leitura)
Mediação: Waldineia Ribeiro de Almeida

Tarde   
Convidados:  Dandara  Baçã J. Lima (bibliotecária e mestra em saúde coletiva) e Clovis Rezende Matos (criador e executor do Projeto Inclusão Literária) 
Mediação: Elienes Maria Moreira

Quarta-feira (28.10) – debates e interação “Biblioterapia”

Manhã
Convidados: Karin Vanelli (bibliotecária no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, psicanalista e facilitadora de biblioterapia) e  Rosa Maria Ferreira dos Santos (Bibliotecária da Prefeitura de Rondonópolis e psicóloga clínica).  
Mediação: Waldinéia Ribeiro de Almeida

Tarde
Convidados: Fernanda Martins M. S. Ribeiro (fisioterapeuta, terapeuta em Barras de Access e Emotional Freedon Techiniques) e Priscila Ramos B. de Andrade (graduada em Biblioteconomia e Ciências da informação, terapeuta holística)
Mediação: Helena Maria da Costa

Quinta-feira (29.10) – debates e interação “Políticas Públicas”

Manhã
Convidados: Cristian Brayner (doutor em literatura, mestre em Ciência da Informação, bibliotecário) e Fabio Cordeiro (presidente do conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região) 
Mediação: Waldinéia Ribeiro de Almeida

Tarde
Convidados: Renata Costa (secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL), José Castilho (doutor em Filosofia e especialista em Edición Global) e Henrique Lopes Nascimento (professor e deputado estadual)
Mediação: Waldinéia Ribeiro de Almeida

 

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Curso de capacitação em Gestão de Projetos auxilia servidores da Sedec

Publicado


Servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), participaram de curso de capacitação de Gestão de Projetos na segunda-feira (23.11) e na quarta-feira (25.11).

De acordo com um dos palestrantes, Paulo Ferreira, gestor do Núcleo de Gestão Estratégicas para Resultados (NGER), o treinamento tem como objetivo aumentar a eficiência dos trabalhos na secretaria. “Nosso objetivo é mostrar as técnicas de gerenciamento de projetos, baseados no Project Management Body Of Knowledge (PMBOK), para melhorar na condução dos projetos dos coordenadores, superintendentes, gerentes e técnicos “, comenta.

O primeiro encontro foi realizado na segunda, onde foi explicada a parte teórica, como o que é projeto, quais são áreas de conhecimento e como ele se organiza. “Esse tipo de conhecimento é importante para que o servidor mais tarde consiga aplicar a parte teórica na prática”, assegura, Adoniram Judson Almeida assessor técnico na Unidade de Prospecção de Novos Negócios e Capacitação de Recursos, que também é palestrante do evento.

No segundo dia, o foco foi a metodologia, quais os documentos são necessários para o projeto e quais são os caminhos que ele percorre até ser aprovado.

Para a coordenadora de Produção Agropecuária e Florestas Plantadas, Laura Stella Ferreira de Azevedo e Silva, o curso é de extrema importância. “Esse curso acabou se tornando muito importante para tirar as dúvidas”, comenta. A servidora menciona ainda que não sabia que em projetos se deve calcular tantos os riscos negativos como os positivos e por isso acabou “travando” no termo de abertura do projeto (TAP). No entanto, agora se sente mais segura para prosseguir com o documento.

É provável que aconteça um terceiro encontro com turmas separadas pela adjuntas. “Eles irão escolher um projeto e então será aplicado a nova metodologia para que mais tarde eles executem com mais segurança”, explica. A data será combinada entre as equipes.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

MT Gás e Senai vão preparar profissionais para a instalação do Kit Gás

Publicado


A Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vão capacitar profissionais que serão responsáveis pela manutenção e instalação dos chamados kit gás.

A instalação do conversor possibilita que os veículos possam utilizar Gás Natural Veicular (GNV). A capacitação será os dias 1º a 14 de dezembro, no prédio do Senai em Várzea Grande. O curso terá duração de 40 horas e é voltado para mecânicos. As aulas são gratuitas e ministradas no período noturno.

Conforme os pré-requisitos o candidato deve ser maior de 18 anos, ter conhecimento em mecânica automotiva e elétrica básica. As matrículas devem feitas no SENAI Várzea Grande, localizado na Av. Dom Orlando Chaves, nº 1.536. As vagas são limitadas.

A ação faz parte do programa de incentivo do consumo de gás natural no estado, que está sendo implantando pela Companhia Mato-grossense de Gás (MTGÁS). A empresa buscou novos investidores para a área de conversão de veículos, com o compromisso de auxiliar na capacitação de mão de obra.

Esta é a segunda turma do curso que foi realizado e ofertado também no mês de setembro de 2020. A previsão é que ao todo sejam treinadas 10 turmas com cerca de 160 profissionais para atuar no setor.

Outras informações: (65) 3688-1224

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana