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Easter Eggs: as lanternas mais ligadas à marca que você já viu

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Ford GT: repare que os faróis do superesportivo remetem ao número 100, em alusão ao centenário da fabricante
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Ford GT: repare que os faróis do superesportivo remetem ao número 100, em alusão ao centenário da fabricante

Não é novidade para a maior parte das montadoras de veículos querer ligar o design à identidade da marca. Assim, mesmo para os menos vidrados em carro, a identificação da marca é notória.

No entanto, há algumas empresas que vão além e colocam alguma logomarca, nome ou mesmo uma associação da fabricante com o seu país de origem, uma tradição que é muito comum com a Inglaterra e a Jaguar, Land Rover, Mini, entre outros modelos.

Outra forma de criar essa identidade visual nos veículos são os nomes deles. O Renegade da Jeep por exemplo, nada mais é do que um Fiat 600L (considerando que a marca pertence ao grupo Stellantis que controla as duas montadoras) foi além e resgatou o nome “Renegade” de seus antigos Jeeps raízes, por assim dizer.

Conheça algumas dessas formas de homenagear a fabricante ou país nas lanternas mais curiosas.

1 – Jeep Renegade

O Renegade ganhou novas lanternas em LED, mas manteve o design de X, associado aos galões usados do Jeep militar
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O Renegade ganhou novas lanternas em LED, mas manteve o design de X, associado aos galões usados do Jeep militar

Os designers da Jeep ao conceberem o Renegade se inspiraram no Wrangler , mas não foi suficiente. Associá-lo à robustez veio então dos antigos Willys e uma das lembranças está no “X” estampado nos galões de combustíveis e vistos nas lanternas do novo carro.

2 – Peugeot 208

Lanterna do Peugeot 208 lembra as garras de um leão, símbolo da marca francesa
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Lanterna do Peugeot 208 lembra as garras de um leão, símbolo da marca francesa

Feito no Brasil desde 2013, o Peugeot 208 buscou inspiração na origem da marca associada ao leão, e uma dessas evidências está no design das lanternas que remetem às patas do felino, uma ideia que se manteve em outros modelos como 2008 e 408 . Em 2021, o novo 208 perdia o formato da lanterna alusiva à marca.

3 – Mini Cooper

Repare na lanterna deste Mini e veja nitidamente se não remete à bandeira da Inglaterra, país de origem da fabricante
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Repare na lanterna deste Mini e veja nitidamente se não remete à bandeira da Inglaterra, país de origem da fabricante

Os Mini são feitos na Inglaterra desde 1959 e sempre foram o orgulho da nação; no último conceito da Mini , Superleggera Vision Concept , a marca resolveu homenagear o país através do formato da lanterna em LED que remete a bandeira britânica e que passou a equipar os modelos de série da marca inglesa.

Você viu?

4 – Jaguar F-Type

Lanterna do Jaguar F-Type lembra os olhos penetrantes do felino da Jaguar
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Lanterna do Jaguar F-Type lembra os olhos penetrantes do felino da Jaguar

Os carros da Jaguar de aparência arrojada remetem constantemente a um aspecto ágil e agressivo, tal como o felino que integra o logo da marca; e para fazer jus, no F-Type , a “visão” da marca foi parar no formato das lanternas que remetem aos olhos de um felino.

5 – Bentley Bentayga

Lanterna do Bentley Bentayga tem a lente em formato do Flying B, símbolo da marca britânica
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Lanterna do Bentley Bentayga tem a lente em formato do Flying B, símbolo da marca britânica

Ao criar o primeiro SUV da Bentley , os engenheiros inseriram todas as evidências de um autêntico representante da casa. Assim o fez e nem as lanternas foram esquecidas. Repare o Flying B na lanterna que ganha destaque quando o acende o conjunto ótico.

Fonte: IG CARROS

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Carros e Motos

Veja 5 carros nacionais que são réplicas de modelos europeus

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Esportivos clássicos europeus são caros até mesmo para os brasileiros mais abastados. Some isso à proibição das importações até a década de 90 e teremos um cenário repleto de cópias para aqueles que querem se diferenciar no trânsito.

Partindo disso, a reportagem do iG Carros relembra 5 esportivos brasileiros que na verdade são cópias de modelos europeus. Acompanhe a lista.

1 – Chamonix 550 Spyder

Chamonix 550 Spyder era réplica do Porsche 550; tinha motor 2.0 da Volkswagen
Garagem do Bellote

Chamonix 550 Spyder era réplica do Porsche 550; tinha motor 2.0 da Volkswagen

A Chamonix foi criada em 1987 para produzir réplicas de modelos clássicos da Porsche . Diferentemente do que muitos pensam, a empresa era autorizada pela matriz alemã a produzir réplicas para abastecer não apenas o mercado brasileiro, como também países vizinhos. O mais lembrado é o Chamonix 550 Spyder , réplica do Porsche 550 .

O modelo traz carroceria de fibra de vidro, chassi tubular e motor Volkswagen da família AP, capaz de desenvolver aproximadamente 120 cv de potência. Já o Porsche 550 foi produzido até 1956 e tinha motor 1.5 de 110 cv de potência. Para sua época, era um foguetinho.

2 – MP Lafer

Antes de produzir móveis, a Lafer teve uma réplica do MG TD no Brasil
Garagem do Bellote

Antes de produzir móveis, a Lafer teve uma réplica do MG TD no Brasil

Em 1974, a Lafer decidiu começar a produzir réplicas do modelo inglês MG TD para o mercado brasileiro. Assim como vários carros ‘fora de série’ de sua época, era repleto de componentes de modelos da Volkswagen . O próprio motor 1.600 era utilizado no Fusca e na Variant .

Estima-se que cerca de 4,3 mil unidades do MP Lafer foram produzidas entre 1974 e 1990. Desde seu último ano de produção, a empresa passou a focar na produção de móveis para residências e escritórios, atividade em que segue atuando até os dias de hoje. 

3 – Fera XK

Fera XK era o Jaguar XK 120 que o brasileiro podia comprar; tinha motor de Chevrolet Silverado
Garagem do Bellote

Fera XK era o Jaguar XK 120 que o brasileiro podia comprar; tinha motor de Chevrolet Silverado

Quem procura um carro super-exclusivo pode se dar bem com o Fera XK , réplica fiel do Jaguar XK 120 . Ele era produzido com motor seis cilindros da Chevrolet Silverado (desenvolvendo 138 cv de potência), suspensão de Opala e câmbio de cinco marchas do Omega.

O modelo é extremamente raro no mercado de carros clássicos, onde uma unidade em bom estado pode passar de R$ 130 mil.

4 – Phoenix

A restauradora Phoenix chegou a produzir réplicas do Mercedes 280 SL Pagoda em meados de 1970. Ele tinha motor de seis cilindros do Opala, câmbio manual de quatro marchas e espaço para dois ocupantes.

Atualmente, o Phoenix Studio foca apenas na restauração de modelos clássicos, como os poucos Cadillac antigos que rodam no Brasil. 

5 – L’AutoCraft

L'Autocraft era réplica do Alfa Romeo P3 da década de 1930
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L’Autocraft era réplica do Alfa Romeo P3 da década de 1930

Outro modelo que chamou atenção no Brasil dos anos 80 foi o L’autocraft , produzido na Barra do Piraí (RJ). Além de réplicas de Alfa Romeo , Dimo, Ford 1929 e Bugatti, a marca se destacou no segmento dos buggys.

Assim como várias outras pequenas produtoras de modelos fora de série, a L’AutoCraft não resistiu à abertura das importações em 1990. Encerrou suas atividades em 1997.

Fonte: IG CARROS

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Anulados mais de 126 mil processos com mais de 20 pontos na CNH

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Os motoristas que ainda não receberam o aviso de cancelamento podem acompanhar por meio dos canais digitais
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Os motoristas que ainda não receberam o aviso de cancelamento podem acompanhar por meio dos canais digitais

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP) anula 126.957 mil processos de suspensão do direito de dirigir de motoristas que tinham 20 pontos ou mais na CNH que estavam aguardando julgamento e que não se enquadravam na determinação do novo Código Brasileiro de Trânsito (CTB).


Em vigor desde o dia 12 de abril deste ano, o novo CTB estabelece novas regras que passaram para 20 pontos no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos com uma infração gravíssima e 40 pontos sem nenhuma infração gravíssima ou se o condutor exercer atividade remunerada.

Vale lembrar que antes da medida, até março de 2021, o limite da pontuação para infrações de trânsito que geravam a suspensão da CNH era de 20 pontos.

De acordo com Raul Vicentini, Diretor de Habilitação do Detran.SP, a pessoa não precisa ir a uma unidade do Poupatempo ou Detran solicitar o cancelamento porque isso já foi feito automaticamente pelo sistema, e que não caia em golpes de profissionais que estão oferecendo auxílio para efetuar a suspensão junto ao Departamento.

O condutor será comunicado via Correio sobre a decisão. Os motoristas que ainda não receberam a carta encaminhada pelo Detran.SP podem consultar o andamento por meio dos canais digitais –  www.detran.sp.gov.br.

Vale reforçar que os novos limites de pontos na CNH já estão sendo aplicados pelo Detran , conforme determina o novo Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Fonte: IG CARROS

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