conecte-se conosco


Mato Grosso

“É o pontapé de um dos maiores programas de ampliação de vagas em MT”, afirma governador

Publicado


.

O governador Mauro Mendes afirmou que a Penitenciária de Jovens e Adultos de Várzea Grande (Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas), inaugurada na tarde desta terça-feira (30.06), é um novo “pontapé” para um dos maiores programas de ampliação de vagas em presídios de Mato Grosso.

A inauguração foi feita de forma simbólica, de forma a não ocorrer aglomeração. Além do governador, estiveram presentes os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Alexandre Bustamante (Segurança Pública) e Emanoel Flores (adjunto de Administração Penitenciária).

As obras do presídio foram iniciadas em 2008 e, após várias retomadas e paralisações, teve o andamento dado de forma definitiva pela atual gestão, já no ano passado. Em pouco mais de um ano, a obra foi concluída em definitivo, como parte do programa “Tolerância Zero”.

“Estamos inaugurando hoje aqui 1008 vagas para o nosso sistema, que estarão disponíveis para aplicar a pena àqueles que transgredirem a lei. Queremos fazer nesse momento um novo pontapé para esse que é um dos maiores programas de ampliação de vagas, de forma a aplicar a lei dentro do Estado de Mato Grosso. Agradeço a todos os servidores da Segurança, à nossa base da Assembleia que tem nos apoiado e à sociedade, que está fazendo sua parte”, ressaltou o governador.

Mauro Mendes explicou que a atual gestão investiu R$ 8 milhões para concluir a obra. Ao todo, a unidade custou R$ 23 milhões, oriundos tanto do caixa do Estado quanto do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

De acordo com o governador, a inauguração é uma das várias ações do Governo do Estado para ampliar em cerca de 4 mil as vagas nos presídios até o final da gestão.

“Vamos ampliar muitas vagas nos próximos anos. Temos vagas para serem ampliadas na Penitenciária Central do Estado, assim como em Rondonópolis, Sinop, Água Boa, Barra do Garças, Peixoto de Azevedo, entre outras”, relatou.

A transferência dos presos se dará aos poucos, por conta da pandemia, e os mesmos terão perfil de trabalhadores em cumprimento final da pena.

Há cerca de 15 dias, a base do Serviço de Operações Penitenciárias Especiais (SOE) foi transferida para a nova unidade penal. A unidade já funciona com servidores do administrativo e os demais servidores devem se apresentar ainda nesta semana. Eles são oriundos das unidades que foram fechadas em Dom Aquino, Poconé e Rosário Oeste.

Homenagem

A nova unidade homenageia o policial penal Ahmenon Lemos Dantas, que faleceu no dia 15 de maio deste ano, em decorrência de uma parada cardíaca. Ele foi servidor do Sistema Penitenciário por 20 anos, tendo atuado na Cadeia Pública de Alta Floresta e a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. Sua última lotação foi no corpo da guarda da Penitenciária Central do Estado (PCE).

Servidora da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, viúva do policial penal homenageado, Gilmara Célia Pimenta Ferreira, disse que a homenagem é um alento e um reconhecimento por tudo o que Ahmenon representou em vida.

“É triste pelo fato da perda, mas vejo como reconhecimento. Ele foi um servidor de grandes lutas em busca de melhorias para o sistema penitenciário, ele lutou por isso durante 20 anos e tinha esse sonho de ver a categoria com grandes melhorias”.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Atrações de diversas linhagens artísticas compõem programação do Cine Teatro Cuiabá

Publicado


.

Entrevista, filmes, shows de vários estilos musicais, projetos autorais, stand ups, teatro, dança e até quadrilha junina diversificam a programação online do Cine Teatro Cuiabá. Além de oferecer diferentes opções culturais à população durante a quarentena, a agenda semanal é também uma forma de dar visibilidade aos mais variados trabalhos de artistas mato-grossenses. 

Desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a programação online do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) conecta artistas regionais com o público em casa.  A agenda de transmissões vai de segunda a domingo e disponibiliza atrações diversas nas plataformas digitais do Cine Teatro Cuiabá. 

Às segundas-feiras, o programa Cine Teatro Convida entrevista especialistas, conhecedores e gestores da área de teatro, literatura, dança e música. O programa é apresentado pela jornalista Helô Godoy e é transmitido ao vivo na rede social instagram (cineteatrocba), às 19h30.

Nesta segunda (06.07), o entrevistado é o maestro Fabrício Carvalho, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso e, atualmente, Secretário de Articulação e Relações Institucionais da mesma universidade.

Às terças-feiras, a Temporada de Filmes integra a programação online disponibilizando o acesso a curtas metragens, a partir das 19h30, na página de Facebook do Cine Teatro Cuiabá. Nesta semana, os filmes compartilhados são: Fronteiras, Menire Karõ, e Movimento Refúgio Zumbis, além do clipe musical Quarteto: o Sentido da Vida.

Na quarta-feira (08.07), o projeto Identidade, de Jeff Rosa, será reapresentado no canal de YouTube do Cine Teatro. Lançada no Festival Cultura em Casa da Secel, a atração traz composições e canções do diretor artístico do grupo Flor Ribeirinha.

Já na quinta-feira (09.07), o público poderá curtir muito pop rock com a banda mato-grossense Heróis de Brinquedo. Trazendo vasto repertório musical, o show exibido ao vivo em maio por um pub de Cuiabá, será reapresentado no YouTube, às 19h30.

A emoção e alegria das festas juninas poderão ser revividas na sexta-feira (10.07), às 19h30, também pelo YouTube. Com o tema Diversidade e Suas Quatro Maravilhas, o grupo Junina Caipiras de Plantão, do distrito de Progresso em Tangará da Serra, apresentará repertório e coreografias que mostram a importância cultural da dança folclórica coletiva.

No sábado (11.07), Flauta Mágica In Concert In Vienna encanta o público com o concerto realizado em uma das três turnês internacionais do grupo formado por crianças e jovens da periferia de Cuiabá. Considerado um dos mais importantes projetos sociais do Brasil, o Instituto Flauta Mágica apresenta o espetáculo gravado no museu Weltmuseum Wien, em Viena na Áustria.  O concerto será apresentado pelo YouTube, às 19h30.

E, finalizando a programação da semana, no domingo (11.07), a violinista Lindi Mariane interpreta a peça Rondo Capriccioso de Camile Saint Saens com regência de Fabricio Carvalho. Lindi é musicista profissional, aluna do Instituto Fernando Pereira e toca há nove anos, tendo já participado de quatro festivais internacionais, dentre eles o de São Petersburgo, na Rússia, e de Mississipi, nos Estados Unidos.  

Como fazer parte da programação 

Para integrar a programação online do Cine Teatro Cuiabá, os artistas interessados podem entrar em contato e agendar a participação pelo telefone 65 99946-1268

Segundo a presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas, Rosa Dilma da Silva, está sendo fundamental usar as ferramentas que o Estado oferece para aumentar a visibilidade do segmento.

“Temos a oportunidade de mostrar o mundo junino de Mato Grosso por todo o estado e fora dele.  Principalmente neste ano, que o Festival de Quadrilhas Juninas não pôde ser realizado, essa programação tem sido muito importante. Além da divulgação, é uma forma de integração entre os participantes das juninas de todas as regiões mato-grossenses, todos ficamos muito felizes”, ressalta Rosa Dilma. 

Três espetáculos juninos já fizeram parte da programação online do equipamento cultural. A próxima apresentação será na sexta (10.07) com o grupo Junina Caipiras de Plantão, de Tangará da Serra.

A proposta é manter a programação online diversificada até a reabertura física do espaço.

Plataformas digitais

Instagram: @cineteatrocba

Facebook: @cineteatrocuiaba

YouTube: Cine Teatro Cuiabá

Site: www.cineteatrocuiaba.org.br

E-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Apoio das forças de segurança na dispersão de aglomerações é legal e necessário; entenda

Publicado


.

Apesar de receber apoio da maior parte da população, as ações de fiscalização contra aglomerações, como a ocorrida neste fim de semana (05.07), há questionamentos de alguns cidadãos sobre possível abuso das autoridades no cancelamento de festas privadas.

A Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso observou os decretos estaduais e os dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande para avaliar se a ação pode ser questionada.

O decreto estadual 532 (de 24 de junho) classifica os municípios de acordo com o grau de risco de contaminação e o decreto 465 (27 de abril) estabelece a conduta de prevenção à disseminação do coronavírus em todo o Estado.

Para tanto, os fiscais municipais podem solicitar o acompanhamento da Polícia Militar para o encerramento de festas e aglomerações privadas, já que o decreto afirma que “compete à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso coordenar as ações de fiscalização ao cumprimento do disposto no art. 2º deste Decreto pelos estabelecimentos públicos e privados em funcionamento”.

Para o ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, o encerramento de festas e dispersão de aglomerações não configura qualquer abuso durante esse momento de enfrentamento ao coronavírus.

“A Ouvidoria vê com bons olhos a ação das forças de segurança em prevenção à disseminação do vírus para evitar a Covid-19. É um momento em que todos estamos abrindo mão de algumas liberdades para proteger a coletividade”, afirma Lúcio Andrade.

O coordenador de plantões da região metropolitana na Polícia Judiciária Civil, delegado Walter Melo Júnior, ressalta que as sanções podem ser administrativas, prevendo multa ou penais, com detenção que pode ser de um mês a um ano.

“O Código Penal Brasileiro considera crime infringir determinação do Poder Público de medidas que visam impedir a propagação de doença contagiosa. Estamos diante de uma doença que pode ser mortal”, destaca o delegado.

A Ouvidoria Geral de Polícia busca a promoção da qualidade das atividades desempenhadas pelos órgãos, membros, servidores e serviços auxiliares da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Detran, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, como prevê a Lei N° 7.286 (23/05/2000).

Esse controle contribui para a transparência e a eficácia nas atividades de Segurança Pública do Estado. O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria por telefone, e-mail ou ainda por meio do Fale Cidadão, disponível no site oficial do Governo do Estado de Mato Grosso.  

(65) 3614-3103 / 3614-3102
(65) 9962-4270
[email protected]

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana