Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Drones serão utilizados em todas as regiões de Mato Grosso nas eleições deste ano

Publicado

Equipamentos têm foco na prevenção de ilícitos eleitorais, bem como suporte às ações ostensivas

Na reta final do planejamento da segurança para as Eleições 2022, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) aprovou o plano operacional para utilização de drones na véspera, dia do pleito e após a votação. O assunto foi tratado nesta segunda-feira (19), na penúltima reunião ordinária do GGI, realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O coordenador de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente-coronel PM Miguel Augusto Alves de Amorim, afirmou que a utilização de drone é recente no âmbito da segurança pública. “Buscamos, no primeiro momento, providenciar o aparato legal que a atividade exige, depois fizemos um treinamento dos profissionais que vão pilotar os equipamentos. As equipes da Polícia Militar irão atuar em pontos pré-determinados e em outros, de acordo com a necessidade”.

O plano da PM-MT prevê a distribuição de equipamentos de forma a contemplar todo o estado de Mato Grosso, seguindo a organização da Sesp-MT, que está dividida em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP’s). A atuação ocorrerá em parceria com a Polícia Federal (PF).

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, salientou a intensificação do planejamento para garantir a segurança do pleito. “Estamos intensificando em todos os locais de votação, ações para evitar qualquer possibilidade de desavença ou irregularidade, compra de votos, enfim, qualquer ilícito. A utilização de drones é mais uma ferramenta que temos a nosso favor. Sabemos que o eleitor é ordeiro, mas precisamos agir preventivamente. É importante frisar ainda que a operação não termina após a conclusão da votação, as forças de segurança continuarão a postos no pós-eleição, evitando qualquer confusão”.

A segurança reforçada também foi destacada pelo coordenador do GGI, juiz Bruno D’Oliveira Marques. “As forças de segurança estão empregando o maior efetivo já utilizado no estado, serão mais de 6.500 profissionais que atuarão de forma integrada e darão à população a tranquilidade para votar, sem qualquer risco à sua segurança pessoal. Por isso, repito, os eleitores podem ficar tranquilos”.

A atuação de forma integrada se dará ainda com o Ministério Público Eleitoral, como relatou o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson. “Temos participado de todo o processo eleitoral e com relação à segurança não é diferente. Todos os 57 promotores eleitorais atuarão em fiscalização, então eles passarão em todos os locais de votação e aquelas localidades onde não há promotor eleitoral, o Ministério Público Estadual (MPE) designará promotores de Justiça para atuar, com o apoio das forças de segurança”.

A reunião contou ainda com a participação da vice-presidente do TRE-MT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana