conecte-se conosco


Política MT

Dr.João reivindica medidas para conservação e proteção do Pantanal

Publicado


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB) apresentou Indicação nº4093/2020 , em sessão plenária na Assembleia Legislativa, reivindicando a necessidade de criação de um programa voltado para o Pantanal, abrangendo a valorização do homem pantaneiro, a criação de linha de financiamento diferenciada para atividades econômicas na área, a exploração do potencial turístico da região, a efetiva implantação das estradas parques, o tratamento 100% do esgoto dos municípios que compõem a bacia pantaneira, o tratamento de resíduos sólidos, reflorestamento dos rios que compõem as cabeceiras e a valorização da pecuária pantaneira.

Para o deputado, o momento crítico que o Pantanal está passando é um alerta para as autoridades buscarem com urgência iniciativas para a preservação do bioma. “Estamos presenciando uma das piores queimadas já existente no Estado. Temos que salvar o nosso maior patrimônio que é a natureza, os animais e a rica vegetação, que neste momento estão morrendo e sendo devastados. A nossa saúde também está cada vez mais comprometida. Pessoas também perderam a vida por conta das queimadas. Com a indicação apresentada, espero conscientizar as autoridades para que exista na lei programas voltados  proteção e valorização do Pantanal”, ressaltou o parlamentar. O governo tem prazo de até 30 dias para responder à demanda que foi encaminhada no dia 23 de setembro. 

O Pantanal teve, em setembro, 8.106 focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mês passado foi o pior já registrado em número de focos de incêndio no bioma desde 1998, quando começou o monitoramento do instituto.

Três meses antes de terminar, 2020 também já é o ano com o maior número de focos de incêndio no Pantanal: de 1º de janeiro até 30 de setembro, foram 18.259 focos. Antes disso, o maior número havia sido registrado ao longo de todo o ano de 2005: 12.536. A alta é de cerca de 46% até agora.

Além do dano ambiental causado pelas queimadas, a economia sofreu um impacto muito grande. As propriedades tiveram muito delas 100% de sua pastagem queimada, cercas e currais destruídos. O rebanho não tem o que comer. Temos também as pousadas turísticas, importante fonte de renda no Pantanal, que foram afetadas sobremaneira na pandemia, ficando fechadas e, agora que começariam a voltar, ocorreram os incêndios.

Muitas estradas foram afetadas, sendo que muitas pontes de madeira foram queimadas. O problema das queimadas no Pantanal mato-grossense não se resume somente a região de Poconé, toda a região pantaneira foi afetada da mesma maneira. “Precisamos de ações rápidas e que realmente atendam as necessidades, principalmente do homem que vive no Pantanal”, enfatizou Dr. João.

Pantanal – O bioma é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. A sua área aproximada é 150.355 km², ocupando assim 1,76% da área total do território brasileiro. Em seu espaço territorial o bioma, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso, sofre influência do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia). O bioma Pantanal mantêm 86,77% de sua cobertura vegetal nativa.

Assim como a fauna e flora da região são admiráveis, há de se destacar a rica presença das comunidades tradicionais como as indígenas, quilombolas, os coletores de iscas ao longo do Rio Paraguai, comunidade Amolar e Paraguai Mirim, dentre outras. No decorrer dos anos essas comunidades influenciaram diretamente na formação cultural da população pantaneira.

 

Fonte: ALMT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Zé do Pátio intensifica campanha em caminhada por bairros de Rondonópolis

Publicado

O Parque São Jorge, já contemplado com asfalto, creches, escola e posto de saúde deve ganhar uma nova gestão de José Carlos do Pátio uma grande área de lazer para a comunidade

Em visita aos moradores do bairro Parque São Jorge na tarde de quarta-feira (21), o prefeito de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), José Carlos do Pátio (SD), garantiu que a próxima meta para o bairro é construir uma grande área de lazer onde está localizado o campo de futebol, que também será gramado. Candidato à reeleição pela Coligação Rondonópolis nos Trilhos do Desenvolvimento Econômico e Social (PP, PTB, Rede, PSD, PCdoB, Solidariedade e PV), José Carlos do Pátio lembrou aos moradores que a comunidade conta com obras de sua gestão, como asfalto, duas creches, uma escola e um posto de saúde. A caminhada incluiu também os bairros Residencial Sítio Farias e João Antônio Fagundes.

“A próxima meta é urbanizar a área do campo de futebol, fazer um espaço de lazer para estes moradores queridos, o que eu puder fazer pelo bairro Parque São Jorge eu  farei”, afirmou o prefeito. Na caminhada pelas ruas do bairro, o prefeito estava acompanhado de candidatos a vereador, apoiadores, e por moradores do Parque São Jorge, que o acompanharam durante o percurso.

Bastante entusiasmado com a acolhida, Zé do Pátio cumprimentou durante o trajeto trabalhadores de diversos estabelecimentos comerciais e moradores que estavam em frente a suas casas. O bairro foi um dos contemplados com os 11 mil títulos de propriedade entregues durante sua gestão. Uma das moradoras beneficiadas que acompanhou o prefeito na caminhada foi Daiane Barbosa Santos, 37 anos, que mora há oito anos no bairro junto com a o marido e a filha. No ano passado ela conseguiu o título de propriedade, legalizando o terreno onde mora. “A população aqui vai votar em peso no prefeito, em reconhecimento ao que já fez, pelo que está fazendo e com certeza pelas coisas que irá fazer em benefício da população”, disse a moradora.

Durante a caminhada, o prefeito lembrou que recentemente foi licitado o asfalto da Avenida W11 até a BR-364, obra estadual viabilizada pela prefeitura de Rondonópolis. A obra fará ligação com o Anel Viário e se tornará mais uma alternativa de saída da cidade. “Isto tudo vai melhorar muito esta região, nós vamos ter uma saída alternativa para ir para o Distrito Industrial ou ao centro da cidade”, disse o prefeito, pedindo o apoio dos moradores para sua candidatura e pelos candidatos ao cargo de vereador.

No encerramento da caminhada no Parque São Jorge, o prefeito parou no campo de futebol onde um grupo de meninos jogava bola e anunciou que ali será construído um grande espaço de lazer. No local já foi instalada uma academia popular. “Reformamos o PSF, asfaltamos o Parque São Jorge, colocamos academia popular, entregamos títulos para os moradores e agora vamos fazer aqui uma pista de caminhada e se Deus ajudar e nosso grupo ganhar a eleição, vamos fazer aqui uma grande praça para os moradores da comunidade”, afirmou.

SÍTIO FARIAS

Na caminhada em direção ao bairro Residencial Sítio Farias, o prefeito passou em frente ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), erguido na região do Parque das Rosas. Num mesmo espaço físico a prefeitura oferece ações culturais, de esportes e lazer e também serviços socioassistenciais, que atendem crianças, jovens, adultos e idosos. No espaço também funciona o contraturno. Quando as crianças não estão na escola, elas podem participar de atividades envolvendo cinema, teatro, dança, música, esportes em quadra coberta e em um campo de futebol recentemente construído.

Os moradores do Residencial Sítio Farias também foram beneficiados com várias obras executadas pela gestão José Carlos do Pátio, como asfalto, rede de esgoto, drenagem, galerias de águas pluviais, creche e títulos de propriedade. No local, além de uma escola do município, também funciona a Escola Estadual Professora Edith Pereira Barbosa, construída pelo governo Pedro Taques em uma área doada pelo município. “Estamos construindo aqui também uma praça com um empresário em uma área comprada pela prefeitura com 20 mil metros quadrados. O empresário está investindo na praça, que vai ter pista de caminhada, playground e quadra de esportes. Eu tenho um amor muito grande por este bairro, porque desde o mandato passado estamos caminhando juntos”, disse o prefeito.

No encerramento da caminhada, o prefeito, os candidatos a vereador e apoiadores percorreram algumas ruas do residencial vizinho, o João Antônio Fagundes, que foi criado durante seu primeiro mandato. “Este bairro iniciou a construção quando eu era prefeito dessa cidade. Quero lembrar que foi meu secretário Paulo José quem conseguiu os recursos para fazer este conjunto habitacional. Meu sonho é fazer uma creche no João Antônio Fagundes e vou fazer esta creche em meu outro mandato. Vamos trabalhar muito pela comunidade aqui da mesma forma que sempre trabalhamos em todos os bairros”.

 

 

Continue lendo

Política MT

Coronel Fernanda visita 25 municípios em menos de 30 dias de campanha

Publicado

Em 25 dias de campanha a candidata ao Senado pelo Patriota, coronel Fernanda, número 511, visitou 25 municípios mato-grossenses, localizados nas regiões Centro-sul, Leste, Sul e Norte do estado.
A média é de um município ao dia, entretanto, as agendas se intensificaram nas últimas semanas quando foram visitadas até três cidades num único dia.
As atividades eleitorais se iniciaram em 27 de setembro, em Cuiabá quando foi realizado o lançamento oficial de Fernanda ao Senado com um adesivaço.
A candidata do presidente Jair Bolsonaro, esteve presente em 14 cidades, entre os dias 15 e 20 de outubro.
Na lista constam Primavera do Leste, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Paranaíta, Itaúba, Ribeirão Cascalheira, Peixoto de Azevedo, Matupá, Nova Santa Helena, Canarana, Água Boa, Colíder e Querência.
Municípios onde recebeu apoios importantes como do vice-governador, Otaviano Pivetta (sem partido), do deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), de prefeitos em exercício, ex-prefeitos e adesões de candidatos a prefeitos e vereadores de diversas siglas.
De volta à base, na Baixada cuiabana, as reuniões também ocorreram a vizinha Poconé, nesta quarta-feira (21).
A maratona eleitoral continua nesta sexta-feira(23) com agenda prevista para cidades das regiões Sul e Oeste do Estado, até o final do mês de outubro.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana