conecte-se conosco


Cuiabá

Doutor Fábio I e II recebe limpeza geral por solicitação de Misael Galvão

Publicado

A secretária de Serviços Urbanos da cidade realizou na semana passada a operação de limpeza geral com cata treco no Bairro Dr Fábio Leite I a pedido do vereador Misael Galvão (PTB). O serviço beneficiou todas as ruas do Bairro e hoje se iniciou no Dr Fábio II.
“mais uma vez atendendo ao pedido da nossa associação de moradores fui até a secretária e solicitei ao nosso secretário Stopa que mandasse a equipe de limpeza para o Dr Fábio, prontamente ele nos atendeu e hoje já começaram o serviço”, explica Galvão.
Além da limpeza com cata treco, a secretária ainda realizou a troca de lâmpadas que já estavam queimadas ou em mau funcionamento.
O morador, José Benedito agradece os serviços realizados no Bairros. “Quero agradecer a todos que estão fazendo a limpeza aqui no Bairro e ao vereado Misael Galvão por todo o trabalho que já fez aqui em nosso Bairro, fica aqui o meu muito obrigado”.
Susan Bento – Assessoria Vereador Misael Galvão

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Mais de 2,5 mil Kits COVID-19 foram distribuídos e medicamentos passam a ficar disponíveis em UPAs e Policlínicas

Publicado


.

Pouco mais de duas semanas depois que a Prefeitura de Cuiabá começou a disponibilizar o Kit COVID-19 para pacientes com sintomas leves, nas unidades da Atenção Básica, cerca de 2.700 já foram entregues para a população que procurou atendimento nos PSFs e Centros de Saúde. De acordo com dados da diretoria de Atenção Básica, os locais onde foram distribuídos um número maior de foram a Clínica da Família, o PSF Pedra 90 I e II e a UBS Parque Ohara.

“Estas três unidades recebem uma grande quantidade de pacientes. A Clínica da Família possui 5 equipes de saúde, então é como se fossem 5 PSFs num só local, o que possibilita ter um número maior de atendimentos. O PSF do Pedra 90 recebe pacientes do próprio bairro, que é bastante populoso, então a demanda é alta. O Parque Ohara é uma unidade nova, onde funciona a hora estendida, então a população tem até mais tarde para se consultar”, comentou a diretora Miriam Naschenveng.

O secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma, explica que o Kit COVID está disponível para pacientes com sintomas leves da doença que procurem atendimento médico. “É importante ressaltar que os medicamentos não têm eficácia comprovada na prevenção da COVID-19. Eles têm sido utilizados seguindo protocolos do Ministério da Saúde para o tratamento precoce e só são entregues para o paciente mediante apresentação da receita médica. Mesmo que tenha sido atendido em uma unidade de saúde que não seja as do município, se o paciente apresentar a receita médica, ele pode pegar o kit em nossas unidades”, revela Palma.

Além das 14 unidades básicas de saúde onde começaram a ser disponibilizados, agora os medicamentos também podem ser encontrados em mais dois locais: PSF Santa Terezinha e no Centro de Saúde Ana Poupina, onde funciona o Centro de Referência para COVID-19 da Atenção Básica.

O Centro de Referência, por sua vez, durante a pandemia está atendendo exclusivamente pacientes que apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Os pacientes atendidos no local poderão fazer tanto o teste rápido quando o RT-PCR no local, conforme os critérios de avaliação dos médicos. “Caso o médico ache necessário que o paciente faça o exame, ele será agendado na própria unidade, levando-se em conta o tempo de início dos sintomas”, explica o secretário adjunto.

Atenção Secundária

A partir desta sexta-feira (7), os pacientes que procurarem atendimento em UPAs e Policlínicas e que receberem receitas dos médicos para usar o Kit Covid-19 poderão retirar os medicamentos na própria unidade onde foram atendidos. “Ao disponibilizar o Kit COVID nas UPAs e Policlínicas estamos facilitando o acesso da população aos remédios, evitando que precisem se deslocar até uma unidade da Atenção Básica para pegar o Kit. Com isso evitamos a circulação de pacientes positivados, diminuindo a chance de transmissão para outras pessoas”, concluiu o adjunto. 

Os kits estarão disponíveis a partir de amanhã na UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Verdão, Policlínica do Coxipó, Policlinica do Planalto e Policlínica do Pedra 90.

Veja as unidades de saúde que já dispõem do Kit Covid-19:

PSF Santa Izabel I / PSF Santa Isabel II

PSF Despraiado I / PSF Despraiado II                                                                         

Centro de Saúde do Grande Terceiro

Centro de Saúde Dom Aquino

Centro de Saúde Jardim Leblon 

PSF Pedregal I / PSF Pedregal II

PSF Pedra 90 I / PSF Pedra 90 II 

Centro de Saúde do Parque Cuiabá

Centro de Saúde do Tijucal 

UBS Parque Ohara

Clínica da Família do CPA 1

PSF Três Barras

PSF Jardim Umuarama 

Centro de Saúde CPA III

PSF Jardim Fortaleza / Santa Laura

PSF Santa Terezinha / Itapajé

Continue lendo

Cuiabá

Secretaria da Mulher realiza ato simbólico contra violência doméstica com transmissão virtual

Publicado


.

A abertura da programação do Agosto Lilás 2020 da prefeitura de Cuiabá, coordenada pela secretaria municipal da Mulher, acontece nesta sexta-feira (07), às 15h, com um ato simbólico de protesto contra a violência doméstica e em favor de avanços na lei Maria da Penha. O evento será realizado na Praça Alencastro e terá também a entrega de um kit com máscara, álcool em gel e laço lilás para as pessoas que transitarem pelo local. 

O Agosto lilás trata-se do mês dedicado a ações de prevenção e combate à violência doméstica e de ampla divulgação dos direitos femininos. Neste ano, devido às medidas restritivas de saúde, toda a programação será desenvolvida por meio de eventos online gratuitos, com transmissão simultânea em plataformas digitais.

A campanha alusiva às comemorações dos 14 anos da Lei Maria da Penha, tem por objetivo reprimir todo e qualquer tipo de violência seja doméstica, familiar e violência contra a mulher. Segundo a titular da Secretaria da Mulher, Luciana Zamproni, este ato simbólico de protesto é o início de diversas ações que vão acontecer durante esse mês. 

“Levaremos a temática a vários segmentos da sociedade. Nosso foco é alcançar com a mensagem de respeito às mulheres e seus direitos o maior número de pessoas possível. A violência contra a mulher seja ela física, psicológica, sexual patrimonial ou moral, é crime e a informação se faz necessária”, destaca Zamproni.

O ato simbólico de protesto contra a violência doméstica e em favor de avanços na lei Maria da Penha será transmitido por meio do link https://instagram.com/lucianazamproni?igshid=fs3eyamle9cl

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana