Mato Grosso
Dono de sorveteria amplia negócio com apoio de crédito da Desenvolve MT e gera empregos
Irani Martins foi contratada para trabalhar como atendente na sorveteria – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Uma das duas funcionárias contratadas é Irani Martins, que é mãe de quatro filhos e estava há um ano desempregada.
“É bom demais trabalhar de carteira assinada. A gente tem uma garantia, sabe que pode comprar alguma coisa e que vai ter dinheiro para pagar”, afirmou Irani, que é atendente na sorveteria.
Empresário planeja contratar mais funcionários – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
De olho na expansão dos negócios, João Vitor contou que já planeja contratar uma terceira pessoa para ajudar nas atividades.
“Comecei sozinho, trabalhando com a família, e, graças ao projeto do Governo do Estado, já tenho funcionárias, com previsão de contratar mais uma nos próximos meses”, contou o empresário, que é um dos mais de 2.670 pequenos empresários beneficiados com os financiamentos. O valor em créditos liberados em 2023 passou de R$ 31,9 milhões.
Os empregos gerados na sorveteria de João Vitor fazem parte das estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que colocam Mato Grosso como 2º Estado do país que mais gerou empregos com carteira assinada em 2023.
Foram 40.726 novos postos de trabalho no ano passado, impulsionados pelos programas de incentivo ao desenvolvimento econômico do Estado e realização de obras de infraestrutura.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, afirmou que Mato Grosso é o Estado que mais investe em obras públicas no Brasil. “Passou de 15% e já estamos em quase 20% em 2023 de investimentos da sua Receita Corrente Líquida. Já são quase 4 mil km de asfalto, seis hospitais regionais sendo construídos, escolas, e tudo isso demanda um volume de mão de obra muito grande”, explicou.
Cícero Panã de Souza passou meses desempregado e agora está trabalhando como armador em uma obra do Governo do Estado, em Cuiabá.
“Só tenho a agradecer a Deus, em primeiro lugar, e as obras do Estado que eu consegui uma vaga, o salário é bom e a família fica contente porque a gente está empregado”, disse.
Linhas de crédito disponíveis
A Desenvolve MT oferece quatro linhas de crédito com 10 modalidades para atender o empreendedor mato-grossense. Sendo elas:
Desenvolve Empresarial possui duas modalidades: Invest Mix e Invest Financiamento. O Invest Mix tem objetivo de financiar projetos de investimento associado a capital de giro e a modalidade Invest Financiamento de projetos de investimento que envolvam ampliação e modernização de empreendimentos dos setores de indústria, comércio e serviços.
O valor financiado na linha é de até R$ 1,5 milhão, Com prazo para pagamento de até 120 meses com taxas de juros de até 1,20 ao mês com bônus de adimplência de 30% para pagamento em dia.
Desenvolve Empreendedor tem duas modalidades Mulher e Jovem Empreendedor. Crédito facilitado para estimular o empreendedorismo. Disponível para mulheres de todas as idades e jovens entre 18 a 29 anos que esteja começando um negócio. O valor a ser financiado é de até 15 mil, com taxa de juros de 0,37% ao mês.
Desenvolve Transporte disponibiliza crédito para aquisição de motocicletas, veículos, táxi, vans, micro-ônibus e financiamento de kit conversor de Gás Natural – GNV. Modalidades: Motocicleta, Veículos, Táxi e Kit Gás.
Desenvolve Turismo: Crédito para quem estimula o empreendedorismo em Mato Grosso. Financiamento de obra civil, máquinas e equipamentos e bens vinculados a projetos que envolvam implantação/ ampliação/ modernização com capital de giro associado. E também financiamento de veículos para empresas do trade turístico. Modalidades: Turismo Empresarial e Turismo Transporte.
As linhas de crédito da Desenvolve MT são destinadas para MEI e Micro e Pequena Empresa. O crédito a partir de 15 mil até 1,5 milhão, depende linha de crédito escolhida e porte da empresa. Prazo de pagamento até 120 meses, prazo de carência de até 24 meses e taxa de juros a partir de 0,37% ao mês. Todas as linhas de crédito possuem bônus de adimplência de 30% para pagamento em dia.
Fonte: Governo MT – MT
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais