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Mato Grosso

Dois suspeitos de roubo a cooperativas de crédito são presos após tentarem comprar carro à vista

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Dois criminosos envolvidos nos roubos a duas cooperativas de crédito em Nova Bandeirantes (1.026 km ao norte de Cuiabá) foram presos pela Polícia Civil nesta quarta-feira (23.06), em Nova Monte Verde, durante diligências realizadas pela equipe da delegacia do município.

As prisões ocorreram no momento em que os suspeitos negociavam a compra de um veículo, mas não efetivaram a aquisição. Em poder dos suspeitos foi apreendido o valor aproximado de R$ 20 mil em dinheiro, além de outros itens utilizados na prática dos roubos, como roupas camufladas, arma de fogo e munições.

Entre as armas apreendidas estão um fuzil .30, que aparece em posse dos suspeitos nas imagens dos circuitos de segurança das agências bancárias.

Após a compra do veículo, um dos suspeitos foi abordado em via pública e o segundo em uma residência nas proximidades. Na abordagem, foi encontrada uma quantia em dinheiro em poder dos suspeitos e chaves de um quarto de hotel, onde eles estavam hospedados.

Em buscas na residência foram apreendidas mais notas de diversos valores em sacolas, um fuzil, que estava camuflado em meio a lixo e carregadores. No hotel foram localizadas roupas camufladas, luvas e outros pertences pessoais.

Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Nova Monte Verde, onde serão interrogados pelo delegado Antenor Pimentel Marcondes e autuados em flagrante pelos crimes de roubo majorado, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Segundo o delegado da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o flagrante será realizado na Delegacia de Nova Monte Verde e o procedimento será posteriormente encaminhado ao GCCO, sendo representado pela conversão da prisão em flagrante dos suspeitos em prisão preventiva.

“É importante ressaltar que a ação foi realizada por policiais civis da Delegacia de Nova Monte Verde. Os policiais civis da cidade por conhecer bem a região vêm auxiliando muito no trabalho investigativo, que avança a cada dia, na identificação dos suspeitos envolvidos direta e indiretamente nos crimes”, disse o delegado.

As diligências na região continuam em andamento contando com a participação das equipes da GCCO, GOE e Delegacia Regional de Alta Floresta.

Dinheiro recuperado e identificação

Ainda no final da tarde desta terça-feira (22.06), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) voltou ao local do confronto entre policiais militares da Força Tática e de dois suspeitos do assalto às cooperativas de crédito, ocorrido na segunda-feira (21.06) e acabou encontrando R$ 45.025,00 em dinheiro após varredura na área. Também foram encontradas gandolas camufladas, roupas e uma rede de selva.

Além disso, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) identificou pela papiloscopia os dois suspeitos mortos no confronto de segunda-feira. Trata-se de Diego Almeida Costa, de 31 anos e Adailton Santos da Silva, de 40 anos.

*Com informações das assessorias da PJC, PM e Politec

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Escola de Governo e Enap ofertam cursos remotos em parceria

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A Secretaria Adjunta da Escola de Governo, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), oferta vagas para quatro cursos remotos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). São eles: Relações Interpessoais e Feedback, Análise e Melhorias de Processos, Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas, e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia.  

Interessados nas qualificações “Relações Interpessoais e Feedback” e “Análise e Melhorias de Processos” têm até esta sexta-feira (6) para efetuar a inscrição. Para as demais capacitações o prazo segue até o dia 20 de agosto ou enquanto houver vagas.  Ambos os cursos têm como público-alvo servidores de órgãos e entidades do Executivo estadual.

Parceria

A cooperação técnica celebrada entre a Seplag e a Enap, no mês passado, além de possibilitar à Escola de Governo produzir conteúdo para dois programas da entidade (Enap em Rede e o EV.G –  Escola Virtual de Governo), também oportunizou benefícios aos servidores públicos do Estado como o percentual de 50% do total das vagas nas turmas presenciais ou remotas, e um catálogo unificado de cursos das principais escolas de governo e centros de capacitação da administração pública.

Até o final de 2021, outros cursos serão disponibilizados pela entidade aos servidores do governo, entre os assuntos estão: contabilidade aplicada ao setor público, elaboração de indicadores de desempenho institucional, e gestão e difusão de inovações no setor público.

Saiba mais sobre os cursos AQUI. Outras informações com a Escola de Governo pelo telefone (65) 3613-3745.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Recuperação da aprendizagem e o aspecto socioemocional são destaques na volta às aulas

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A recuperação da aprendizagem e o aspecto socioemocional são grandes desafios no retorno das atividades da educação na modalidade híbrida. Os dois temas foram debatidos durante lives realizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que tiveram participações especiais da diretora do Centro de Excelência e Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cláudia Costin, e da idealizadora da Escola da Inteligência, Camila Cury. O retorno no modo de ensino híbrido nas escolas estaduais ocorreu na terça-feira (03.08) em Mato Grosso.

Com o tema “Recuperação da Aprendizagem Pós-Pandemia”, Cláudia Costin, que também atuou na formulação o objetivo para o desenvolvimento sustentável do Banco Mundial (ODS 4), da Agenda 2030 da ONU, reitera que o alcance das metas de educação de qualidade, inclusiva e equitativa, requer monitoramento da aprendizagem e equipes capacitadas a trabalhar com dados.

Ao explanar sobre o panorama da educação, Cláudia Costin afirma que os profissionais da educação foram os protagonistas nas diferentes adequações pedagógicas e técnicas cotidianas ao proporcionar a educação continuada.

“É preciso ter uma gestão que pensa em maneiras de reestruturar a continuação do semestre letivo, com foco na recuperação da aprendizagem. No sistema híbrido, e com avaliações contínuas, visamos a redução da desigualdade educacional”, enfatiza.

Planejamento

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto reforça que há mais de seis meses o Governo de Mato Grosso prepara a retomada do 2º semestre, com atividades na modalidade híbrida, e a concretização deste momento é resultado do esforço de todos os profissionais da educação. “É para os estudantes que estamos fazendo o nosso melhor. É para eles toda a nossa dedicação e esforço diário. Foram meses nos preparando para chegarmos ao dia de hoje”.

Dentro dos apontamentos levantados por Cláudia Costin, o secretário destaca que Mato Grosso já está em processo avançado. A recuperação da aprendizagem é o foco do retorno das atividades na modalidade híbrida e, para isso, a Seduc possui um planejamento concreto, que inclui desde a formação continuada dos professores, que já teve início, a avaliação diagnóstica dos estudantes, além da adoção de material paradidático complementar e do Sistema Estrutura de Ensino.

Transformações

O panorama da reaprendizagem de ensino apresenta os benefícios e os desafios de “ser professor em tempos de mudança”. Nas palavras da executiva Cláudia Costin, as aulas não presenciais proporcionaram que transformações que estavam distantes do chão da escola – a exemplo da cultura digital de alunos e professores, a conectividade de escolas e residências na agenda dos gestores públicos; além do desenvolvimento de competências – empatia e adaptabilidade – se fizessem presentes no cotidiano dos alunos, podendo ser aplicados nos próximos anos letivos. 

“Os professores e demais profissionais da educação viveram, na prática, os tempos de mudança do mundo virtual. O ensino remoto é o exemplo disso. Com habilidades ainda em formação, são muitos os casos de professores que passaram a se ver diante das telas. Com o retorno às aulas, o momento agora é uma oportunidade de uma educação transformada”, reflete Costin.

Socioemocional

Psicóloga e estudiosa da inteligência emocional, Camila Cury falou sobre “O acolhimento socioemocional no retorno das atividades presenciais”, expondo a formação de “engenheiros de ideias”, isto é, a formação de alunos além das práticas pedagógicas, aptos ao pensamento crítico. “Como falar em educação 4.0 sem falar em inteligência emocional? Como formar jovens preparados para automação do mercado de trabalho?”.

Ela chamou a atenção para saúde emocional dos alunos e profissionais da educação. Durante a live, Cury realçou as consequências da globalização e a importância da informação articulada.

“As dificuldades de manter alunos motivados em meio aos hábitos da sociedade 4.0 podem tanto estar ligadas ao comportamento emocional do aluno, como podem ser pela informação desestruturada, pelo excesso”.

Uma vez a abordagem socioemocional inserida nas práticas do corpo pedagógico, com estímulos visuais planejados, esse aluno passa a apresentar mudanças comportamentais de aprendizagem.

Planos de ação

O secretário Alan Porto reforçou que o aspecto socioemocional é um dos focos do material complementar, que passa a ser adotado este semestre. O material ainda traz Consciência Fonológica e Educação Financeira.

Além disso, enfatiza a implementação do novo Ensino Médio, a partir de 2022, que flexibiliza o currículo escolar, com aprofundamento na área de interesse dos estudantes.

Há ainda o Profissão 4.0, que visa preparar o estudante para o mercado de trabalho atual. Por meio deste programa, os estudantes terão acesso a conhecimentos teóricos de tecnologia em cursos rápidos e ainda terão equipamentos para colocar em prática o que aprenderem, com aplicações de designer em computador e impressão de protótipos. Também vão aprender sobre robótica, terão aulas de inglês e informática.

Semana de acolhimento

As lives inaugurais fizeram parte da semana de acolhimento aos profissionais da educação. Ao encerrar os questionamentos, Cury aponta que a emoção dita a qualidade do registro. Se em uma ponta temos a preparação dos profissionais da escola, é preciso também pensar no emocional dos alunos.

“A dica que deixo aos gestores educacionais é que ao pensar no processo nos impactos desse tempo fora da sala de aula. Com isso é possível trabalhar melhor registro do conhecimento”, declara a psicóloga.

As lives podem ser assistidas pela página oficial da Seduc-MT. Confira no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=X1ulPfoGuvE

Fonte: GOV MT

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