SOB INVESTIGAÇÃO

Dois juízes são afastados da Justiça de MT e pleno do TJ vai avaliar caso nesta quinta-feira

· 1 minuto de leitura
Dois juízes são afastados da Justiça de MT e pleno do TJ vai avaliar caso nesta quinta-feira

Conteúdo/ODOC - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso deve analisar nesta quinta-feira (27), em sessão administrativa do Pleno, o afastamento dos juízes Mirko Vincenzo Giannotte e Silvia Renata Anffe, determinado pela Corregedoria-Geral do TJ-MT na semana passada. Ambos estão fora de suas funções por decisão do corregedor-geral, desembargador José Luiz Lindote.

Os afastamentos ocorreram na quarta-feira (19) e foram confirmados posteriormente por fontes ligadas ao Judiciário. O procedimento que motivou a medida corre sob segredo de Justiça, e, por isso, ainda não há detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao afastamento dos dois magistrados.

Mirko Giannotte, que atuava na Vara Especializada da Fazenda Pública de Sinop, ganhou projeção nacional em 2021 ao se candidatar a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o governo de Jair Bolsonaro. Na ocasião, o juiz se apresentava como defensor de pautas conservadoras e de origem evangélica.

Já Silvia Renata Anffe estava à frente da 2ª Vara Cível de Sorriso. Ambos permanecem afastados por tempo indeterminado até que o Pleno do Tribunal decida se mantém ou revoga a determinação da Corregedoria.

A análise do caso está prevista para ocorrer na sessão administrativa desta quinta-feira, quando os desembargadores deverão referendar ou não os afastamentos.