conecte-se conosco


Mato Grosso

Doe órgãos: você pode ser um anjo na vida de alguém

Publicado

Sempre digo que tenho duas datas para celebrar o dom da vida: o dia em que nasci propriamente e a data do meu transplante renal, quando recebi do meu esposo, Mauro Mendes, um dos seus dois rins.

Sob as bênçãos de Deus e o avanço da medicina, essa cirurgia foi possível, me proporcionando uma nova vida, livre das máquinas de hemodiálise e com mais qualidade de vida para me dedicar ao que eu mais amo, a minha família.

Durante o meu tratamento, fiz um compromisso com Deus: se eu conseguisse superar a minha doença, se o transplante fosse bem-sucedida eu iria retribuir tamanha benção trabalhando muito em prol daqueles que, assim como eu, também precisam de um transplante, de uma vida com mais saúde.

E é neste sentido que neste dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, destaco a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso.

Tão logo Mauro assumiu o Governo de Mato Grosso, em janeiro de 2019, fiz um pedido especial para ele e para o já nomeado secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo: “retome os transplantes renais em Mato Grosso”. A expectativa é que eles sejam retomados até o final do ano, tempo necessário para toda reestruturação da Central Estadual de Transplantes e serviços vinculados.

Após mais de 10 anos sem este importante serviço de saúde estamos resgatando e devolvendo aos mato-grossenses a dignidade, cidadania e a oportunidade de uma vida nova.

Fico imensamente feliz de estar trabalhando em prol dessa causa ao lado do secretário estadual Gilberto, na condição de madrinha dos transplantes em Mato Grosso.

Quero aproveitar esta data e propor a todos uma reflexão sobre a importância da doação de órgãos para a continuidade da vida, para que mais pessoas sejam salvas.

Conforme a Legislação vigente (Lei 9.434, de 1997 – Lei de Transplantes), em caso de morte, se faz necessária a autorização da família para que os órgãos sejam doados. Por isso, é de suma importância, por mais distante que nos pareça, expressarmos aos nossos familiares sobre essa vontade.

Doar em vida também é possível e extremamente louvável. Na minha família temos essa prova concreta com Mauro, que, assim que foi compatível comigo, decidiu doar um dos seus rins sem sentir uma sombra de dúvida. E hoje vive plenamente com a mesma qualidade de vida. Nesse caso, se faz necessário ser juridicamente capaz, ter boas condições de saúde e a doação não pode comprometer as aptidões vitais.

Por fim, agradeço primeiramente à Deus, à minha família e ao meu grande amor Mauro Mendes por estar aqui hoje, vivendo com saúde e podendo trabalhar em prol daqueles que ainda sofrem.

Da minha dor eu tirei forças para ajudar aqueles que ainda precisam de um transplante. E por isso faço aqui o meu apelo: seja doador, você pode ajudar a salvar a vida de alguém. Doe órgãos e doe amor. Viver é uma grande conquista, ajude mais pessoas a terem uma nova vida!

Virginia Mendes é economista, empresária e primeira-dama do Estado de Mato Grosso.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sesp deflagra operação integrada para combater crimes no Nortão

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) deflagrou, na manhã desta terça-feira (04.08), no município de Feliz Natal (a 538 km ao Norte de Cuiabá), uma operação integrada para combater os crimes ambientais na região. As ações se concentram nas zonas urbana e rural da cidade e contempla as localidades de Entre Rios e Santa Terezinha, distritos do município de Nova Ubiratã.

Uma das frentes do trabalho repressivo de segurança pública é o combate de extração ilegal de madeira, contudo, outras atividades visam também o enfrentamento aos crimes de homicídio, roubo, furto e tráfico de drogas nos bairros de Feliz Natal e nos distritos de Nova Ubiratã.

Devido a posição geográfica de Feliz Natal, que faz parte da Amazônia Legal, com grande potencial de exploração da madeira, nos últimos anos houve grande fluxo de pessoas e houve também fomento da prática de extração ilegal de madeira no Assentamento Ena, o que vem causando aumento de outros crimes como roubo ao patrimônio não só na cidade, como na zona rural, especialmente nas fazendas, além do tráfico e homicídios.

A operação denominada “Repressão Feliz Natal” foi deflagrada pela adjunta de Integração Operacional (Saiop), da Sesp e é coordenada pela Região integrada de Segurança Pública (Risp 3), de Sinop.

Integram a operação, os profissionais da Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Sistema Penitenciário, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Até agora foram apreendidos arma de fogo, 10 munições, além de vários materiais de pesca predatória como espinhel, tarrafa, rede e outros materiais e a localização de vários pontos de desmate ilegal dentro da reserva do Assentamento Ena.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Cão fareja droga e mulher é presa tentando ingressar com ilícitos em presídio

Publicado


.

Cão farejador da Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, alertou aos policiais penais que havia algo de errado no ventilador que era entregue por uma mulher nesta terça-feira (04.08), dia em que familiares podem levar roupas e objetos de higiene aos recuperandos da unidade.

Por volta das 8h30, uma mulher chegou na unidade com o ventilador e ficava o tempo todo mexendo no próprio celular. Quando o cão fez o alerta, os policiais penais desmontaram o ventilador e encontraram duas porções de maconha, 1 celular dual chip, bateria e carregador.

A mulher e os objetos aprendidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia. Já o recuperando de 20 anos, que iria receber o material ilícito foi encaminhado para a ala de segurança da unidade.

A presença dos cães farejadores tem ajudado a Polícia Penal a flagrar a tentativa de ingressar com materiais ilícitos na unidade.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana