conecte-se conosco


Mato Grosso

Doe órgãos: você pode ser um anjo na vida de alguém

Publicado

Sempre digo que tenho duas datas para celebrar o dom da vida: o dia em que nasci propriamente e a data do meu transplante renal, quando recebi do meu esposo, Mauro Mendes, um dos seus dois rins.

Sob as bênçãos de Deus e o avanço da medicina, essa cirurgia foi possível, me proporcionando uma nova vida, livre das máquinas de hemodiálise e com mais qualidade de vida para me dedicar ao que eu mais amo, a minha família.

Durante o meu tratamento, fiz um compromisso com Deus: se eu conseguisse superar a minha doença, se o transplante fosse bem-sucedida eu iria retribuir tamanha benção trabalhando muito em prol daqueles que, assim como eu, também precisam de um transplante, de uma vida com mais saúde.

E é neste sentido que neste dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, destaco a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso.

Tão logo Mauro assumiu o Governo de Mato Grosso, em janeiro de 2019, fiz um pedido especial para ele e para o já nomeado secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo: “retome os transplantes renais em Mato Grosso”. A expectativa é que eles sejam retomados até o final do ano, tempo necessário para toda reestruturação da Central Estadual de Transplantes e serviços vinculados.

Leia Também:  SES aguarda manifestação de empresas prestadoras de serviços de municípios do interior

Após mais de 10 anos sem este importante serviço de saúde estamos resgatando e devolvendo aos mato-grossenses a dignidade, cidadania e a oportunidade de uma vida nova.

Fico imensamente feliz de estar trabalhando em prol dessa causa ao lado do secretário estadual Gilberto, na condição de madrinha dos transplantes em Mato Grosso.

Quero aproveitar esta data e propor a todos uma reflexão sobre a importância da doação de órgãos para a continuidade da vida, para que mais pessoas sejam salvas.

Conforme a Legislação vigente (Lei 9.434, de 1997 – Lei de Transplantes), em caso de morte, se faz necessária a autorização da família para que os órgãos sejam doados. Por isso, é de suma importância, por mais distante que nos pareça, expressarmos aos nossos familiares sobre essa vontade.

Doar em vida também é possível e extremamente louvável. Na minha família temos essa prova concreta com Mauro, que, assim que foi compatível comigo, decidiu doar um dos seus rins sem sentir uma sombra de dúvida. E hoje vive plenamente com a mesma qualidade de vida. Nesse caso, se faz necessário ser juridicamente capaz, ter boas condições de saúde e a doação não pode comprometer as aptidões vitais.

Leia Também:  PM promove troca no Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário nesta terça (24)

Por fim, agradeço primeiramente à Deus, à minha família e ao meu grande amor Mauro Mendes por estar aqui hoje, vivendo com saúde e podendo trabalhar em prol daqueles que ainda sofrem.

Da minha dor eu tirei forças para ajudar aqueles que ainda precisam de um transplante. E por isso faço aqui o meu apelo: seja doador, você pode ajudar a salvar a vida de alguém. Doe órgãos e doe amor. Viver é uma grande conquista, ajude mais pessoas a terem uma nova vida!

Virginia Mendes é economista, empresária e primeira-dama do Estado de Mato Grosso.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Circuito Empreendedor será em Porto Alegre do Norte em fevereiro

Publicado

A primeira edição do Circuito Empreendedor de 2020 será na região do consórcio Norte Araguaia, no município de Porto Alegre do Norte (a 1.159 km de Cuiabá) no dia 20 de fevereiro. Os interessados em investir no seu próprio negócio terão acesso a capacitações e orientações sobre o acesso ao crédito, além de informações sobre ações do governo e entidades parceiras para fomentar o próprio negócio e diminuir a informalidade.

O evento é gratuito e qualquer cidadão dos municípios Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu e Vila Rica poderá participar fazendo a inscrição neste link: http://bit.ly/2tzflAB.

O Circuito Empreendedor segue dados do PIB per capita de cada região e a estratégia de atendimento aos municípios seguirá a divisão regional dos Consórcios de Desenvolvimento Regional.

“Queremos chegar onde o Estado ainda não esteve tão presente. Sabemos que as cidades desenvolvidas já têm uma boa organização empresarial, então focamos nos municípios mais carentes para ajudar os empreendedores a gerar emprego e renda”, afirma Celso Banazeski, secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Leia Também:  Homem é preso com 15 quilos de droga escondidos em bagagem

SERVIÇO:

Circuito Empreendedor Norte Araguaia

Data: 20/02/2020

Horário: 8h às 18h

Local: Centro Comunitário Padre Josimo (Rua Açucena, s/nº – Setor São Geraldo)

Porto Alegre do Norte – MT

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Modernizar o registro mercantil tem papel essencial para o desenvolvimento, afirma Mauro Mendes

Publicado

Em reunião com presidentes das Juntas Comerciais, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, elogiou a busca das entidades pela eficiência, e pela modernização dos serviços de abertura de empresas. Ele recebeu as entidades na tarde desta quinta-feira (23.01) em seu gabinete, no Palácio Paiaguás.

“Nos honra muito a presença de todos vocês, e poder conhecer este trabalho que está colocando em evidência as boas práticas. Devemos aprender sempre com os caminhos e soluções que outros já conheceram, e entregar sempre um melhor serviço para o cidadão”, afirmou o governador durante o encontro.

Ele citou como bom exemplo o trabalho desenvolvido pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), que já está com os processos 100% digitais. “Damos a devida importância para o trabalho desenvolvido pela Jucemat, que tem apresentado avanços que melhoram a competitividade de Mato Grosso. Tenho orgulho disso que estamos ajudando a construir, modernizar o registro mercantil tem papel essencial para o desenvolvimento do Brasil”, afirma.

A presidente da Jucemat, entidade anfitriã da Assembleia Geral da Fenaju, Gercimira Rezende, considera que a união das entidades não só presencialmente, mas por uma comunicação frequente, tem feito a diferença no andamento dos projetos em comum. 

Leia Também:  Homem é preso com 15 quilos de droga escondidos em bagagem

Ela cita a implantação do atendimento por “chat” no site da Jucemat, que após bons resultados do projeto pioneiro, teve outras juntas que aderiram à ferramenta. “Essa troca de experiências e procedimentos, sempre com segurança jurídica, é o objetivo em comum de todas as Juntas Comerciais”, conta a gestora.

De acordo com a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Silene Sabino, a recepção do governador mostra o exemplo de um governo que incentiva a melhoria do registro mercantil. 

“Trocamos muito conhecimento. Com cada estado que fez um projeto que deu certo, ou que pode melhorar, nós buscamos esta troca de informação entre nós. Somo muito mais que um órgão de registro. Somos um órgão de fomento da economia de desenvolvimento de cada estado”, afirma.

A meta, conforme a presidente da Fenaju, é que a integração de dados chegue aos municípios com o objetivo central de desburocratizar os registros, por meio da Redesimples.

Prestigiou o encontro o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Paulo Cesar Santos Ruhling.

Leia Também:  Programação de maio conta com shows de música, de humor e infantil

Assembleia Geral

Os presidentes de Juntas Comerciais de 13 estados e do Distrito Federal (DF) estão em Cuiabá para a Assembleia Geral da Fenaju, que acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, no Hotel Deville. Além de Mato Grosso, estiveram na reunião os presidentes das Juntas Comerciais de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Piauí, Acre, Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Belém do Pará e Distrito Federal. 

Entre as pautas, estão a prestação de contas da federação, o processo eleitoral para a próxima gestão, e ainda, projetos de Lei de interesse das Juntas que tramitam no Congresso Nacional.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana