conecte-se conosco


Mato Grosso

Doadores de sangue poderão ganhar voo de helicóptero em Cuiabá

Publicado

Com objetivo de atrair doadores e aumentar o número de coletas de sangue para reforçar os estoques para o final de ano, o MT Hemocentro firmou uma parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e realizará o sorteio de 12 voos de helicóptero às pessoas que forem doar sangue a partir desta segunda-feira (02.12).

Estarão concorrendo ao sorteio, todos os voluntários que doarem sangue entre os dias 2 a 6 de dezembro, das 7h30 às 16h. O sorteio está marcado para acontecer na própria unidade sede, sexta-feira (06.12), às 17h30. O sobrevoo será no sábado (07.12) e os ganhadores irão sobrevoar Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com informações da diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a parceria busca atrair mais doadores, pois, no final de ano, a unidade precisa aumentar o quantitativo de bolsas de sangue para atender a alta demanda nos períodos festivos.

“O mês de dezembro é o período mais crítico, temos uma demanda muito intensa, pois nos meses de férias sobe o número de pessoas acidentadas e que precisam passar por cirurgias e necessitam receber sangue. Por isso, essa campanha é muito importante, vai ajudar no chamamento de doares para reforçar nossos estoques”, explicou a gestora.

Com o atrativo da campanha de sorteio de voo de helicóptero, a meta da unidade é de receber até 100 doares por dia, que vão contribuir para reforçar o estoque de bolsas de sangue. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e, assim, poderá beneficiar até quatro pacientes com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais e atendem aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Requisitos para doação de sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O processo para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, pois o material usado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.

Para doar sangue, é necessário estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

– Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher;

-O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres;

Agenda de doação em dezembro

Após o encerramento da campanha com o Ciopaer, o MT Hemocentro continuará realizando normalmente as coletas de sangue na unidade. Na agenda do mês de dezembro, está marcado para o dia 18 de dezembro a coleta externa do Hemobus, que ficará estacionado no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Serviço

Os voluntários interessados em doar sangue podem procurar o MT Hemocentro. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, Porto, em Cuiabá. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (65) 3623-0044, ramal 220, 221 e 225.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – MT. Rua General Vale, 182. Bandeirantes. Cuiabá – MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Projeto oferece aulas sobre Covid-19 e outras doenças

Publicado


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do projeto Telessaúde, realizará, nesta semana, web aulas sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Transtornos do Espectro Autista; Urgências Odontológicas e Obesidade Infantil. A proposta é capacitar profissionais da Saúde para aprimorar a assistência prestada à população.

A primeira web aula ocorre nesta quinta-feira (02.07), às 14h e terá como tema as Doenças Crônicas Não Transmissíveis – uma análise epidemiológica no contexto da Covid-19. A graduada em nutrição e mestre em epidemiologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tânia Maria do Rosário, ministrará a aula.

A próxima web aula será na terça-feira (07.07), às 14h (horário local), e abordará os Transtornos do Espectro Autista. Ficará à frente da temática a médica pediátrica Karinna Oliveira Faro Silva.

Na quarta-feira (08.07), será ministrada web aula sobre Urgências Odontológicas em tempo de pandemia, pela cirurgiã-dentista Maria Emília Oliveira Gomes, às 9h (horário local). 

A programação do Telessaúde será concluída no dia 09 de julho, com a web aula sobre Obesidade Infantil – cuidado e prevenção além da pandemia. A aula será ministrada pela nutricionista Jane Kátia Vivas Taveira, às 14 horas.

Os interessados em participar das aulas podem acessar ao link (www.telessaude.mt.gov.br) 30 minutos antes do início das respectivas transmissões e se inscreverem gratuitamente. Após cada curso, os participantes receberão um certificado equivalente à 2h/aula.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Unemat e USP oferecem doutorado em Enfermagem Psiquiatras para servidores da Instituição

Publicado


.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram um convênio para a qualificação profissional de professores e servidores técnicos administrativos da Unemat na área de Enfermagem Psiquiátrica.  As inscrições estão abertas e seguem até o dia 10 de julho pelo site: http://eerp.usp.br/dinter-unemat/

O doutorado institucional será oferecido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, vinculado a Universidade de São Paulo.  As 11 vagas oferecidas neste edital visam atender demanda específica de qualificação de profissionais da Universidade do Estado de Mato Grosso.  

O curso de doutorado em Enfermagem Psiquiátrica objetiva preparar pesquisadores enfermeiros e demais profissionais da área de saúde e afins para que desenvolvam estudos da prática, do ensino e da produção e reprodução do conhecimento nas áreas de enfermagem psiquiátrica, saúde mental e ciências humanas articuladas com a saúde além de ter proficiência em língua inglesa no momento da inscrição e formulário de aceite preliminar do provável orientador.  

No link do edital é possível conhecer os orientadores e linhas de pesquisa. Para concorrer as vagas disponíveis é preciso ter o título de enfermeiro e demais títulos na área de saúde e afins. A seleção será por análise de projeto, análise do curriculum e arguição oral do projeto de pesquisa, que será feita meio de tecnologias digitais.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 200,00 (deverá ser efetuado depósito bancário no Banco do Brasil – Agência: 0028-0, conta corrente no 106.214-X, em nome da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP) (CNPJ 63.025.530/0027-43). O comprovante original deverá ser apresentado no ato da inscrição.

Para se inscrever acesse: http://www2.eerp.usp.br/pos/inscricao/

O resultado dos aprovados no doutorado institucional será divulgado em agosto e as matrículas acontecerão  no dia 11/08/2020.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana