Política MT
Dnit viabiliza obras na BR-364 por solicitação do Deputado Claudinei
Publicado
14/07/2020 - 17:10
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS / Assessoria de Gabinete
Os moradores do distrito de Boa Vista, em Rondonópolis (MT), aguardam com expectativa a conclusão da pavimentação asfáltica de vias marginais da BR-364, que interliga o município à capital de Cuiabá. O motivo deve-se ao acesso de motoristas aos estabelecimentos comerciais existentes no trecho da rodovia. Este benefício atende a indicação n.° 1.745/2020 do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) à Superintendência Regional de Mato Grosso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Mato Grosso (Dnit).
“A obra, nas vias marginais do distrito de Boa Vista, já está próxima de ser finalizada. Soube que até padrão e iluminação serão inseridos. Antes não tinha um acesso para os veículos poderem ir aos comércios ou entrar dentro do distrito. Só temos que agradecer ao superintendente do Dnit, Orlando Fanaia, e ao senador Wellington Fagundes, que também pediu este apoio. Vai melhorar a vida dos moradores e daqueles que passam por essa rodovia”, conclui Claudinei.
Atraso – Essa obra de duplicação teve início no final de 2013 para 2014, explica o engenheiro e chefe da unidade local de Rondonópolis do Dnit, Antônio Gabriel Oliveira dos Santos. Ele conta que foram várias situações que ocorreram para que houvesse esse longo prazo de atrasos para a conclusão das obras.
“A obra foi paralisada por questões judiciais até a ação ser favorável ao Dnit, aí já tinha se passado um ano. Teve também a falta de recursos da União. Alguns serviços não puderam ser realizados. Se tudo se encaminhar conforme o cronograma previsto, a gente acredita que até o ano que vem será concluída. Acreditamos que, no prazo de 30 a 40 dias, esteja concluído o trecho do distrito de Boa Vista”, explica o chefe do Dnit.
O trecho em construção é de 60 km, entre Rondonópolis e a entrada de Jaciara (MT). O chefe do Dnit fala que já tem vias que já foram entregues e estão operando. “É uma obra praticamente que está quase toda pronta. Estamos trabalhando no contorno dos municípios. Finalizando alguns arremates, como é o caso do distrito de Boa Vista. Uma parte da obra já foi entregue, sendo que se nota um melhor tráfego de veículos, com redução de acidentes e sem vítimas fatais, acho que isso já é algo que mudou o panorama da rodovia”, esclarece Gabriel.
A rodovia BR-364 conta com o tráfego de cerca de 70 a 80% de veículos de transporte de cargas, principalmente devido o estado de Mato Grosso ter como característica o escoamento de produção de grãos.


Política MT
ALMT e Câmara terão agenda conjunta para discussão da mudança de modal e ampliação de vacinação contra Covid
Publicado
20/01/2021 - 18:30
O presidente da ALMT, Eduardo Botelho, recebeu Juca do Guaraná Filho (MDB), nesta quarta-feira
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (20), a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá, e sugeriu uma agenda conjunta de discussões sobre o meio ambiente e de temas pontuais, como a mudança do modal de VLT para BRT, e a vacinação contra o coronavírus.
“Vamos trabalhar em conjunto em vários temas, como a questão do meio ambiente, que é muito importante, uma vez que Cuiabá e Várzea Grande são os grandes poluidores do rio Cuiabá, da Bacia do Pantanal. Nós queremos a Câmara junto, participando das discussões, da comissão de meio ambiente da Assembleia”, disse o presidente.
Botelho falou ainda das questões pontuais. “E têm as discussões pontuais, agora, que são a questão da mudança do modal, VLT para BRT e da vacinação que também vamos conduzir em conjunto com a Câmara de Vereadores de Cuiabá e de Várzea Grande, que também vamos chamar para estes debates”, declarou.
O presidente da Assembleia Legislativa sugeriu a criação de um grupo denominado Todos por Mato Grosso e contra o Covid. “Formar um grupo todos por Cuiabá, todos por Várzea Grande e todos contra o Covid. Todos por Mato Grosso, esse é o nosso objetivo”, afirmou.
Sobre a mudança do modal, de BRT para VLT, Botelho disse que “a decisão do governador não foi política, por isso que não foi ouvido o prefeito, Nenhum deputado participou, ninguém participou. Foi uma decisão puramente técnica, não foi política. Participou desse estudo, técnicos, professores da Universidade, técnicos do Ministério. Eles apresentaram esse relatório. O governador entendeu que esse é o melhor caminho”.
Para Botelho, “agora é preciso envolver a prefeitura de Cuiabá e de Várzea Grande para que nós possamos fazer isso no menor prazo possível. É esse que vai ser o objetivo e eu vou trabalhar para isso. Vamos trazer os dois prefeitos, os dois têm o mesmo objetivo. Todo mundo quer acabar com esse trambolho que está aí nas nossas principais avenidas”, desabafou o parlamentar, acrescentando que “uma vez que está decidido, agora é trabalhar para concretizar”.
Política MT
Senador pede inclusão do Pantanal em programa de compensação ambiental do Governo
Publicado
20/01/2021 - 17:50
Senador Wellington Fagundes se reuniu nesta quarta-feira com ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) pediu, nesta quarta-feira (20), ao ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), a inclusão do Pantanal no programa Floresta +, que foi instituído em julho do ano passado para a Amazônia e prevê R$ 500 milhões para compensação às atividades de melhoria, conservação e recuperação do meio ambiente.
Durante a reunião, que contou com a presença virtual dos deputados Carlos Avallone e Wilson Santos, o senador também entregou ao ministro Salles o relatório da Comissão Externa do Pantanal, presidida por ele no Senado, e o projeto de sua autoria conhecido como Estatuto do Pantanal (PL 5482/20).
Segundo o ministro, o Governo Federal deve acatar a proposta de Wellington, já que se trata de “um importante auxílio para produtores que sofreram com a última seca e que possuem uma série de medidas a serem recompostas”, afirmou. Salles adiantou que o ministério já está instalando um corpo de brigadistas permanente em Ladário (MS), com a presença de 180 profissionais, para que haja uma capacidade maior de dar respostas às calamidades.
Wellington Fagundes encaminhou aproximadamente R$ 15 milhões em emendas para equipamentos de perfuração de poços artesianos e a construção de duas unidades de apoio dentro do pantanal. “Em Mimoso, queremos ainda a estruturação do Memorial Marechal Rondon, com a ampliação que o transformará em uma base de apoio. E agora, para o Orçamento deste ano, já estamos dialogando uma parceria com o ministério para os demais planejamentos de curto, médio e longo prazo”, adiantou o senador.
Ao entregar o Estatuto do Pantanal ao ministro, Wellington também definiu uma nova visita técnica de Salles ao bioma, em continuidade à que foi feita em setembro do ano passado, quando este realizou inspeção em focos de incêndio nos dois estados pantaneiros: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O senador aproveitou para agradecer ao Governo Federal pela priorização das vacinações contra a COVID-19 nas comunidades quilombolas e indígenas que compõem o Pantanal.
O PROGRAMA – O programa Floresta + é destinado a pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, grupo familiar ou comunitário que, de forma direta ou por meio de terceiros, executam as atividades de serviços ambientais em áreas mantidas com cobertura de vegetação nativa ou sujeitas à sua recuperação. Poderão ser reconhecidas e beneficiadas em todo território nacional diversas categorias fundiárias, sejam elas áreas privadas, de preservação permanente e de uso restrito, assentamentos, terras indígenas ou unidades de conservação, desde que tenham atividades de proteção e conservação de recursos naturais.
São considerados serviços ambientais atividades de monitoramento, vigilância, combate a incêndio, pesquisa, plantio de árvores, inventário ambiental e sistemas agroflorestais que tragam resultados efetivos e relevantes para a melhoria, a conservação e a proteção da vegetação nativa. Essas ações trazem uma série de benefícios com a conservação da biodiversidade, a proteção do solo e das águas, a regulação do clima e créditos de carbono.

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