conecte-se conosco


Cuiabá

Distrito da Guia comemora 294 anos de fundação com retorno de festival tradicional

Publicado

Em comemoração aos seus 294 anos de fundação, o Distrito de Nossa Senhora da Guia terá uma programação festiva especial para este fim de semana. No próximo sábado (30) e domingo (31), a população da comunidade localizada a cerca de 40 quilômetros do centro de Cuiabá poderá prestigiar a 21ª edição do Fest Guia.

O evento já se tornou uma tradição na região e a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas compareçam durante os dois dias de celebração. A festividade é organizada por meio da Subprefeitura do Distrito da Guia, com o apoio da Secretaria Municipal de Governo, e contará com shows regionais, espaço kids, praça de alimentação e torneio de futebol.

“O Fest Guia ficou suspenso nos últimos anos por conta da pandemia e, neste ano, estamos retomando. Tivemos apoio da Prefeitura para montar toda a estrutura e na iniciativa privada, por meio do Júnior da Gráfica, conseguimos garantir a apresentação das bandas”, explica o subprefeito da Guia, Edenancil Dias de Souza, conhecido como Bena.

A programação do 21º Fest Guia será toda realizada no centro de eventos e no miniestádio da comunidade. No sábado ocorre a abertura com espaço kids liberado gratuitamente até às 18h. No mesmo dia, se apresentam: Banda Ellus, das 21h às 23h; DJ Leon, das 23 às 0h; Carretinha de Som nos intervalos; Trio Pizeiro, das 0h30 às 2h30; e Banda Scort Som, das 2h30 às 4h.

Já no Domingo (31), o evento começa às 10h com a realização do torneio de futebol masculino, no qual mais de 30 equipes já confirmaram participação, e espaço kids liberado gratuitamente até às 16h. O show musical fica por conta do cantor Lucianinho dos Teclados, que sobe ao palco às 17h e encerra a apresentação às 23h. 

“Uma comunidade histórica e que possui importante participação no desenvolvimento da cidade. É sempre um prazer para nossa gestão poder contribuir para realização de um evento que celebra uma data marcante. Parabéns a todos moradores da Guia, que ajudam a construir uma comunidade cada vez melhor para se viver”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá lança Programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’ nesta quarta-feira (10)

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realiza o lançamento da Brigada de Incêndio e do Programa de prevenção e combate a incêndio urbano “Cuiabá Sem Queimadas”.  O evento ocorre nesta quarta-feira (10), às 8h, na Praça Alencastro. O programa será executado conjuntamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Secretaria de Ordem Pública, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Governo.

Além de orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares, o programa também oferece ferramentas práticas de combate a incêndios, principalmente, em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil pode ser mais demorado.

“É pensando na Cuiabá do futuro, na cidade que a próxima geração merece, no bem-estar da população cuiabana e no meio ambiente, que construímos este programa para transformar a nossa querida Cuiabá em referência para o Brasil na prevenção e no combate às queimadas”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

Serviço

Assunto: Lançamento do Programa Cuiabá Sem Queimadas

Data: quarta-feira (10)

Horário: 8h

Local: Praça Alencastro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza treinamento de líderes comunitários para prevenção e combate a incêndios urbanos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Ordem Pública, Defesa Civil de Cuiabá e Secretaria Adjunta de Governo de Relações Comunitárias (Sarc), realizou na tarde desta segunda-feira (8), o treinamento dos presidentes dos bairros da capital para prevenção e combate a incêndios urbanos. A ação, que também conta com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, integra o programa “Cuiabá sem queimadas”, que será lançado na próxima quarta-feira (10), às 8h, na Praça Alencastro.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, destaca sobre a importância do treinamento dos mais de 100 presidentes de bairros e da prevenção contra incêndios urbanos.  

“Há algum tempo Cuiabá esteve no mapa das cidades que mais queimaram na área urbana no Brasil. Depois que nós implementamos junto com a Secretaria de Meio Ambiente a luta contra queimadas dando condições de combate, desde o ano passado pouco se falou sobre queimadas urbanas. Mas, também contamos com as lideranças comunitárias, e esse treinamento que eles estão recebendo pode até evitar a ida das equipes até os bairros, porque se prevenirmos pouco trabalho daremos a Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. Prevenir é melhor do que remediar e Cuiabá vai ser exemplo para o Brasil”, disse o secretário.

O secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, reforça a confiança e o respeito da gestão Emanuel Pinheiro com o trabalho realizado pelos líderes comunitários.  “Mais uma vez a gestão manifesta a confiança, consideração e respeito pelas lideranças comunitárias. Sem a participação comunitária, as ações são ineficazes. Portanto, estabelecer essa parceria e fazer com que a liderança trabalhe em prol da defesa do meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma grande possibilidade potencializar nossos instrumentos e de aumentarmos nossa eficácia”, pontua Sales.

 “Essas são as pessoas que podem passar as informações para a população e ser o nosso olho na comunidade para nos repassar tudo o que está ocorrendo. Estamos entrando na campanha Cuiabá sem queimadas e esse é o começo das ações. Além disso, contamos com a colaboração da população e orientamos para que evitem colocar fogo em lixos ou terrenos baldios. Caso vejam alguém ateando fogo, pedimos que entrem em contato conosco por meio dos nossos canais de denuncia”, acrescenta o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti.

A presidente do bairro Residencial Itapajé, Rosemary Matos, parabeniza a gestão pela iniciativa e afirma que o treinamento deve colaborar significativamente no trabalho de combate às queimadas. “Agora posso levar para as pessoas da comunidade as orientações necessárias para que não façam mais queimadas, porque esse é um trabalho muito importante de conscientização realizado pela Prefeitura em conjunto com a comunidade”, comenta.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A Defesa Civil de Cuiabá reforça à população os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.

As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana