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Dirigimos o “amanhã”: veja como é rodar com um híbrido e um carro 100% elétrico

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carro elétrico
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Carros elétricos estão começando a se tornar realidade no Brasil, onde deverão ser mais comuns em 2030

Eletrificação é a palavra de ordem na indústria automotiva. O objetivo é reduzir o consumo dos carros para diminuir – ou até eliminar – a emissão de poluentes. E os carros elétricos e híbridos, já relativamente popularizados nos EUA, na Europa e em algumas regiões da Ásia, estão enfim se tornando realidade no Brasil.

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Uma “eletrovia” foi criada na Rodovia Dutra, vagas de shoppings e supermercados para carros elétricos começam a se espalhar… O futuro está chegando e, segundo a Nissan, em 2030 os carros movidos a eletricidade já estarão “democratizados” entre nós. De híbridos a 100% elétricos, a Nissan vende e estuda diferentes variantes de carros eco-friendly (amigos da natureza).

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A convite da marca, fomos ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, conhecer três modelos: X-Trail Hybrid , Note e-Power e Leaf (esse já com algumas unidades reservadas na pré-venda). Cada um deles mostra uma solução diferente para a mobilidade urbana, com vantagens e desvantagens – e diferentes sensações ao volante. Vamos lá?

X-Trail Hybrid

Nissan X-Trail Hybrid
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O Nissan X-Trail Hybrid foi atração do Salão do Automóvel 2018. Sua versão a combustão ainda está nos planos

O SUV é um híbrido tradicional, que tem um motor a combustão combinado a um elétrico. Eles podem operar de modo independente ou em conjunto. É do tipo mais comum, chamado de “paralelo”, onde ambos tracionam as rodas (há também os “em série”, nos quais o motor elétrico move o carro e o motor a combustão carrega as baterias – e, ainda, os que têm um motor a combustão que move o eixo dianteiro e um ou mais elétricos que acionam o eixo traseiro).

No caso do X-Trail, cuja próxima geração foi confirmada para nosso mercado – não disseram quando –, o sistema combina um motor a gasolina 2.0 de 142 cv e 19,8 kgfm a um elétrico de 40 cv e 16,3 kgfm. Dirigindo de forma contida, apenas o elétrico atua, e o único barulho que se ouve é o dos pneus no asfalto. Ao pisar mais fundo, o motor a combustão liga. Graças às próprias características do motor elétrico ( leia mais aqui ), mesmo com exagerados 2.083 kg, o SUV arranca sem esforços.

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A transmissão é continuamente variável (CVT), com simulação de marchas e opção de trocas pela alavanca. Ao frear, a energia é regenerada para auxiliar na recarga das baterias, o que dá uma sensação estranha no pedal de freio – que ora “simula” a frenagem, pois está na verdade usando o freio-motor para “gerar” energia; ora atua “de verdade”.

Note e-Power

Nissan Note e-power
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Nissan Note e-power se mostra ágil ao pisar no acelerador e conta com sistema que garante boa eficiência energética

O Note e-Power também é híbrido, mas adota o sistema em série – o motor a combustão serve apenas para alimentar um gerador, que, por sua vez, carrega o conjunto de baterias. Assim, a autonomia é bem maior e as emissões de poluentes são mínimas. Lançado em 2016 no Japão, o Note tornou-se o mais vendido por lá, desbancando o veterano Toyota Prius. Essa solução é interessante porque possibilita a eletrificação nos segmentos de entrada, por ser mais barata, além de proporcionar médias de consumo superiores a 37 km/l, segundo o fabricante.

A melhor notícia é que o Kicks receberá a nova geração do sistema e-Power – e pode, com isso, revolucionar o segmento de SUVs compactos de marcas generalistas aqui no Brasil.Além de absolutamente silencioso, o Note é incrivelmente ágil. A sensação ao volante é muito satisfatória, pois ele acelera como um carro 2.0 aspirado. São 109 cv e 25,8 kgfm de torque vindos apenas do propulsor elétrico, enquanto o motor a combustão é um 3 cilindros 1.2 a gasolina de 79 cv e 10,5 kgfm de torque – o mesmo do March europeu.

O conjunto de baterias fica debaixo do assoalho e deixa o centro de gravidade do carro mais baixo, ajudando bastante nas curvas. Ele oferece os modos de condução Eco e Smart, mas o destaque é o “Single Pedal” (um pedal). Nesse modo, a regeneração de energia é mais forte que o normal, então dá para dirigir usando quase só o pedal do acelerador – basta aliviar o pé direito para o carro perder velocidade rapidamente, gerando energia elétrica enquanto isso (o que também reduz desgastes de discos e pastilhas de freio).

Leaf

Nissan Leaf
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Destaque entre os carros elétricos e híbridos do mundo, o Nissan Leaf já tem unidades reservadas no Brasil

Já o Nissan Leaf é 100% elétrico. Em pré-venda por R$ 178.400 desde quando foi exibido no Salão de São Paulo, é o carro elétrico mais vendido do mundo no segmento, com quase 400 mil unidades comercializadas. Das antigas formas de pequena nave espacial, o estilo do Nissan amadureceu.

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As baterias de lítio, agora com 40 Kwh, podem ser carregadas em oito horas na rede doméstica ou ganhar 80% da capacidade em 30 minutos em pontos de recarga rápida.São 149 cv de potência, mas é na verdade o torque instantâneo de 32,6 kgfm que faz o Leaf deslanchar com vigor impressionante, em uma condução com uma pitada de esportividade. Ele usa o sistema “e-pedal” e, ao retirar o pé do pedal do acelerador, o sistema atua de maneira ainda mais rigorosa que o normal.

Assim, no uso urbano, ambiente ideal para carros elétricos , o uso do pedal do freio é reduzido em até 70%. Também há o modo Eco, que limita a potência para aumentar a autonomia; e outro, de “freio-motor”, dedicado a intensificar a regeneração de energia nas descidas.O Leaf ainda traz a tecnologia V2G (Vehicle-to-Grid ou “veículo para rede”), que transforma o carro em uma fonte de energia que pode ser conectada à casa para abastecê-la – em horários de pico, onde já se começa a cobrar mais pela energia, por exemplo.

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VW  Taos vai bem em teste de colisão, ao contrário da dupla Fiat Argo e Cronos

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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios
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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios

De acordo com o último levantamento do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, o primeiro veículo a ganhar 5 estrelas sob o novo protocolo foi o SUV Volkswagen Taos.

Fabricado na Argentina e no México, VW Taos conta seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de série e graças a isso e a outros fatores que envolve a segurança.


Além desses, outros diversos fatores contribuíram para que o SUV da marca alemã atingisse 90,2% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP
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Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP

Em contrapartida, o Fiat Argo e Cronos com apenas dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela. Ambos atingiram 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Tanto o representante da VW quanto os da Fiat foram submetidos a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres e no caso em especial do da VW, impacto lateral de poste, já que o modelo conta com airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão.


Em nota oficial, a Stellantis informou apenas que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança.

Por sua vez, o presidente do comitê de direção do Latin NCAP , Stephan Brodziak disse que “não fosse pelo Latin NCAP, não poderíamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece não só aos consumidores, mas também a todas as pessoas que circulam nas ruas. Chamamos a atenção para que a Fiat tenha carros mais seguros”, conclui o executivo.

Fonte: IG CARROS

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Triumph lança série especial da Tiger 900 de 1 milhão de vendas

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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra
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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra

A britânica Triumph é uma das fabricantes mais tradicionais da Inglaterra. Fundada em 1902, a empresa agora comemora a fabricação da sua milionésima Tiger 900.

Para comemorar o marco, a Triumph também aproveitou para celebrar os 31 anos de abertura de sua linha de montagem, após o seu ressurgimento ao mercado, em 1990.

Com o intuito de mantê-la em atividade, a marca inglesa com sede em Hinckley  está comemorando a marca de 1 milhão de unidades produzidas.  Para não deixar essa data importante passar em branco, a Triumph resolveu lançar uma série limitada da Tiger 900.

Assim ‘nasceu’ a Tiger 900 Rally “1M” , referindo-se à produção de 1 milhão de unidades. Esteticamente, o modelo conta com emblema da marca e os dizeres “Celebrando Um Milhão 1990-2021” em inglês. Já a cor predominante é a prata com detalhes em vermelho.

A Tiger 900 Rally Pro “IM” foi apresentada na sede da Triumph, em Hinckley (Inglaterra), pelo CEO Nick Bloor, na semana passada e será exibida no Motorcycle Live Show , que ocorre de 4 a 12 de dezembro em Birmingham, antes de assumir residência permanente na Factory Visitor Experience.

Fonte: IG CARROS

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