conecte-se conosco


Cuiabá

Diagnóstico da Agropecuária amplia desenvolvimento de atividades nas áreas rurais de Cuiabá

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, participaram na manhã desta quarta-feira (25), de uma reunião com representantes do Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (IMEA) para apresentação do Diagnóstico da Agropecuária do Município de Cuiabá.  A pesquisa foi contratada pela pasta para atender o programa Agro da Gente, que integra Pra Frente Cuiabá, uma iniciativa da gestão que visa o fortalecimento da economia, qualificação do produtor rural e a geração de emprego e renda.

“Quero parabenizar o secretário Francisco Vuolo e toda equipe, e também ao IMEA pelo trabalho extraordinário. A partir daqui formaremos as políticas públicas para o Agro da Gente e até o final do nosso mandato vamos entregar aos nossos sucessores, não só um programa de Governo para a área rural de Cuiabá, mas um legado para os próximos 30 anos. Quero discutir as diretrizes do desenvolvimento rural de Cuiabá junto com o Plano Diretor que vamos encaminhar para a Câmara Municipal de Cuiabá”, destaca o prefeito.

Ao longo de 12 meses, o IMEA percorreu todo o território de Cuiabá com objetivo de mapear as principais oportunidades e desafios para o desenvolvimento regional, visando intensificar as ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do frango, leite, peixe e FLV (fruta, legume e verdura).

Conforme os dados apresentados, foram 1.806 visitas realizadas aos moradores de localidades rurais. Dentro da amostra de entrevistados, foi verificado que 64,1% das pessoas são do sexo masculino e 35,9% feminino, dos quais 39,5% são aposentados e 41,3% tem a propriedade rural como fonte de renda. O estudo aponta ainda, que a maioria dos produtores possuem propriedades com até 10 hectares e 36,5% arrecada com a propriedade a receita de até R$ 500. Isso porque, apenas 21,7% dos produtores possuem o Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e apenas 7,5% comercializam seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com relação às culturas produzidas na zona rural cuiabana, 54,4% dos produtores trabalham com a criação de aves. Em segundo lugar, aparece o setor frutas, legumes e verduras (FLV) com 30,4%, seguido pela suinocultura que surpreendeu, com 28,3%. Já a produção do leite aparece com 18,8%, bovino de corte com 13,4%, psicultura 10% e apicultura 1,2%

“A Secretaria de Agricultura nos deu esse desafio, montamos o projeto em conjunto e destacamos a importância dessas ações, que vem especialmente para tentar entender e balizar como será o desenvolvimento de políticas públicas ou ações que vão auxiliar o produtor rural a se desenvolver e fortalecer a cadeia dentro da zona rural de Cuiabá”, disse o superintendente do IMEA, Cleiton Gauer.  

O secretário Francisco Vuolo salienta que a partir da entrega da pesquisa, a gestão poderá elaborar políticas públicas efetivas voltadas aos produtores de pequena propriedade com foco no desenvolvimento das atividades nas áreas rurais do município.

“Pela primeira vez na história a Prefeitura de Cuiabá contrata um estudo para elencar e levantar todos os potenciais e dificuldades das zonas rurais do município. Até hoje, todas as políticas implementadas foram com base em número e dados de outras entidades. Mas agora, a partir desses dados e dessas informações teremos condições de poder produzir projetos e políticas públicas com mais consistência dentro do planejamento, pensando a curto, médio e longo prazo”, pontua Vuolo.

A reunião contou ainda com a presença de representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Sindicato Rural de Cuiabá, da Indústria e Comércio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Caixa Econômica Federal e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), entre outras entidades.

Confira a apresentação do Diagnóstico da Agropecuária de Cuiabá aqui.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Diretor-geral da Limpurb vistoria obra na Central Funerária e destaca transformação completa da estrutura

Publicado

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, realizou nesta sexta-feira (1), uma vistoria técnica na obra de reforma geral da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”. A ação teve como objetivo inspecionar a qualidade dos trabalhos já realizados no local e ainda alinhar os últimos detalhes que devem ser executados para a entrega da estrutura.

Conforme o diretor-geral, a previsão é de que a nova sede seja inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro ainda neste mês de julho, visto que a obra está na reta final. Neste momento, as equipes trabalham na conclusão das etapas de climatização do ambiente, jardinagem, construção de vagas para estacionamento, instalação de novos mobiliários, entre outros serviços complementares.

“O que o prefeito Emanuel Pinheiro nos solicitou foi que a antiga estrutura fosse completamente transformada, garantindo mais conforto para a população e aos servidores. Por isso, essas visitas que fazemos periodicamente são importantes. Por meio delas, conseguimos verificar se o que é realizado está de acordo com o nosso projeto e também fazer as adequações necessárias”, explica Júnior Leite.

O projeto de reforma do local foi elaborado pela própria Limpurb e recebeu o investimento aproximado de R$ 330 mil. A obra abrange a execução de serviços como: recuperação da cobertura, calha e rufos; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição de portas e forro; pintura interna e externa; e instalação de uma nova fachada.

“é uma obra que garante uma nova realidade para quem precisa desse espaço em um momento extremamente difícil, que é o da perda de um familiar ou amigo. Ao mesmo tempo, também estendemos esses benefícios para os trabalhadores que atuam no local, inclusive nos fins de semana e feriados, que terão uma melhor condição de exercer suas funções”, pontua o diretor-geral.

A CENTRAL FUNERÁRIA

A sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” foi inaugurada no ano de 2001 e desde então não passou por nenhuma grande reforma. Durante todo esse período, a estrutura, localizada na Rua Almeida Lara, 269 – Bandeirantes, recebeu apenas as manutenções periódicas e pequenos reparos.

Somando todos os tipos de serviços funerários, o local realiza uma média diária de cerca de 60 atendimentos. A Central funciona durante 24 horas e, além da Prefeitura de Cuiabá, conta ainda com a prestação de serviços feitos por cartórios, pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, e também pela administradora do cemitério Parque Bom Jesus.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Confira as vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal nesta sexta-feira (01)

Publicado

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando 702 vagas de emprego nesta sexta-feira (01).

As oportunidades são para os cargos de: açougueiro, analista de sistemas, assistente de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, camareira de hotel, caseiro, contador, corretor de imóveis, eletricista, engenheiro florestal, garçom, lavador de veículos, padeiro, técnico de edificações, vendedor interno, zelador, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato ainda pode fazer o agendamento por meio dos canais de atendimento e se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular.

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana