conecte-se conosco


Mulher

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida

Publicado


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida

Você sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial do Veganismo ? De acordo com estimativa do Vegan Bits , atualmente já existem mais de 75 milhões de veganos no mundo. Apesar de ter ganhado muitos adeptos ao longo dos últimos anos, ainda há bastante preconceito e desinformação sobre esse estilo de vida. Pensando nisso, a nutricionista Bruna Bellusci esclareceu as principais questões sobre o tema.

Para início de conversa, é importante destacar que o veganismo vai muito além de uma alimentação sem carne, ovos, leite e derivados. Na verdade, ele é considerado uma filosofia – que envolve ideologia, hábitos conscientes de consumo e ativismo em defesa dos animais. Em essência, consiste em excluir qualquer prática associada à exploração e crueldade contra os bichinhos. Mas será que você compreende mesmo o que isso significa? Descubra agora!

Aproveite o Dia Mundial do Veganismo para entendê-lo melhor

Alimentação vegana

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida
Foto: Shutterstock

Assim como acontece com os vegetarianos , a dieta dos veganos é rica em verduras, legumes, frutas, folhas, oleaginosas, cereais e grãos. A diferença é que, além da carne, também ficam de fora os ovos, mel, leite, queijos e qualquer outro derivado de origem animal. E as possibilidades são muito mais variadas do que você imagina, viu?

Principalmente no começo, durante a transição, é necessário pesquisar, ler e se orientar bem sobre o assunto. Um nutricionista ou nutrólogo poderá te auxiliar a montar um cardápio equilibrado em nutrientes, recomendando as melhores substituições para que não haja nenhum prejuízo à saúde.

Com o tempo, o vegano adquire experiência e tudo vai ficando mais prático e natural. A dica é sempre se atentar aos rótulos dos produtos que consumir, a fim de evitar a ingestão de algum item indesejado!

Vestuário

Como mencionado anteriormente, o veganismo vai além da questão alimentar. Portanto, quem é adepto ao estilo de vida busca usar roupas, calçados, bolsas e outros acessórios totalmente livres de matéria-prima de origem animal. Entre os materiais a serem evitados nas peças estão o couro, a lã, a seda, peles e penas.

Felizmente, já é possível encontrar substitutos em conta para esses tecidos, como o couro sintético e as fibras naturais. Na hora das compras, é fundamental checar as etiquetas, que costumam trazer informações sobre a procedência dos produtos e insumos utilizados.

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida
Foto: Shutterstock

Outros produtos

Neste Dia Mundial do Veganismo, que tal repensar seus hábitos de consumo relacionados a produtos de higiene e beleza? A filosofia vegana defende o uso somente de itens de perfumaria e maquiagem que não sejam testados em animais (conhecidos como cruelty free ) e não possuam nenhum ingrediente de origem animal na fórmula.

Com o crescimento do número de veganos no mundo, a variedade de cosméticos que atendem a esse propósito é cada dia maior e mais acessível!

Famosos adeptos ao veganismo

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida
Fotos: Reprodução/Instagram

Cada vez mais, as celebridades apostam em sua influência e visibilidade para difundir os benefícios trazidos pelo veganismo em suas vidas. Um dos principais nomes do movimento no Brasil atualmente é Xuxa Meneghel, vegana desde 2018. A apresentadora, inclusive, foi convidada para ser madrinha da campanha do Dia Mundial do Veganismo deste ano da ONG Million Dollar Vegan , que doará refeições 100% vegetais em 24 cidades latino-americanas.

Em uma live nas redes sociais, Xuxa revelou que até a vida sexual com o marido melhorou após a mudança e que se sente com mais vitalidade no dia a dia, entre outros benefícios: “A barriga desincha. Eu me alimentava pouco porque não gostava muito das comidas que eram veganas; hoje, eu amo. Mas ficava inchada e não era só a barriga, era o corpo todo. E uma das primeiras coisas que nós notamos foi uma melhora na pele absurda. […] A gente acabou de fazer exame de sangue agora e está tudo muito bom, os hormônios melhores… Não é à toa que triatletas estão virando veganos”.

O documentário “The Game Changers”, da Netflix, desmistifica justamente a alimentação plant based para atletas de alta performance, mostrando na prática as vantagens e resultados. Outra personalidade adepta ao veganismo é Tatá Werneck, que, mesmo durante a gravidez, conseguiu manter a dieta sem abrir mão da saúde. Luisa Mell também se destaca entre as principais ativistas da causa animal, sendo vegana há muitos anos.

No exterior, também podemos citar diversos famosos que adotaram esse estilo de vida, como Brad Pitt, Ariana Grande, Natalie Portman, Demi Moore e Jared Leto. Com destaque para Joaquin Phoenix, intérprete do aclamado Coringa, que é vegano desde os 3 anos de idade – e até influenciou o cardápio do Globo de Ouro 2020, que teve um jantar sem carne pela primeira vez em 77 edições.

“Eu queria agradecer à Hollywood Foreign Press por reconhecer a ligação entre a agropecuária e o aquecimento global. É muito corajoso da parte de vocês fazer [a refeição] desta noite à base de plantas”, disse Phoenix em seu discurso no palco da premiação. #GoVegan

Consultoria: Bruna Bellusci, nutricionista da OneMarket | Texto: Redação Alto Astral e Milena Garcia | Pesquisa e edição: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 18 de abril de 2021

Publicado


source
Mandala
Marcelo Dalla

Saiba como aproveitar melhor o seu dia de acordo com a previsão diária do horóscopo


ÁRIES 

Você pode expressar sentimentos e ideias com mais equilíbrio. Procure abrir seu coração: vale ouvir mais, pensar diferente, buscar novos pontos de vista. É importante compreender os sentimentos e as necessidades dos outros também. A Lua segue em Câncer, em harmonia com Urano: bom para fugir da rotina e promover inovações. Vale movimentar as energias em casa, mudar os móveis de lugar, por exemplo. Fica mais fácil adequar-se às circunstâncias. Vale também abrir a mente para novas percepções e aprendizados.


TOURO 

A sensibilidade ganha destaque com a Lua em Câncer, que pela manhã se combina com Urano. Continue aberto para introduzir mudanças práticas em sua vida. Caso queira expandir seus rendimentos, um novo curso, novas técnicas e tecnologias continuam favorecidas. Aproveite também para dar mais atenção a quem ama, num clima de intimidade. Lembre-se que a sedução e a conquista devem vir acompanhadas de responsabilidade. Esteja consciente de que as melhores colheitas vêm com perseverança. 

GÊMEOS 

Imaginação e inspiração continuam ativadas. A Lua se combina com o Urano, favorecendo atividades criativas. Vale aproveitar para meditar e visualizar os projetos se concretizando. Anote as novas ideias que surgirem, quando o Sol ingressar em seu signo poderá ativá-las. Procure também se resguardar, dormir mais, respeitar os limites do corpo. Aproveite para aprender algo novo e assimilar novas técnicas. Continue atento para as novas ideias que surgem. Elas tendem a se tornar produtivas num futuro próximo.

CÂNCER 

Você pode cuidar mais da casa, cultivar intimidade, aconchego e afeto. O dia promete ser mais agradável e produtivo. A Lua segue em seu signo, em harmonia com Urano: aproveite para cultivar equilíbrio emocional e dar atenção às pessoas que ama. Meditação, mantras, boa música ou um bom livro podem fazer muito bem para sua alma. Continue a questionar-se para perceber o que deve ser abandonado, deixado para trás. Velhos modelos já não servem mais, o céu o convida a mudar.

LEÃO 

A Lua segue em Câncer, favorecendo os encontros os encontros mais íntimos e as demonstrações de carinho. Aproveite para dar atenção a quem ama, cuidar de assuntos relativos ao lar e à família. A pressa e a inquietação podem ser amenizadas para não causar rupturas e prejuízos indesejáveis. Continue atento para evitar imprudências e atitudes radicais. Procure cultivar mais paciência, tolerância e compreensão. Ainda bem que hoje a Lua se combina com Urano para ajudá-lo a cultivar mais liberdade e criatividade.

VIRGEM 

Você viu?

A mente está aguçada, favorecendo novos aprendizados e novas experiências. Lua e Urano se alinham: aproveite para pensar diferente e abrir-se para novos pontos de vista. Evite comentários agressivos, priorize o que for necessário e essencial. Novas ideias e percepção entram em pauta, continue percebendo quais discussões são realmente produtivas para não perder tempo. Procure ver o que tem de bom e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo, pelo outro e da vontade de crescer. 

LIBRA 

É hora de abrir-se para novas oportunidades. Conte com mais sensibilidade, inspiração e confiança. Bom período também para ficar próximo de pessoas queridas. Com Vênus em Touro e Lua em Câncer, é importante ouvir mais, e dar atenção para as pessoas que ama. Mas continue atento para evitar grandes gastos, você pode pesquisar melhor e priorizar a segurança. Vale também manter a mente aberta para assimilar novos conceitos, fazer novas amizades e expandir sua rede de contatos.

ESCORPIÃO 

Bom momento para limpar e harmonizar a casa ou o local de trabalho, eliminar a energia estagnada. Jogue fora o que não usa mais. O período traz potencial transformador. Lua e Urano indicam um bom período para questionar velhas crenças. Sua consciência se expande e você vê o mundo de maneira ampliada. Todo o tipo de novidade continua favorecida. Mas evite pressa, a correria e as atitudes impulsivas. Quanto mais tranquilidade puder cultivar, melhor. Novos aprendizados continuam favorecidos.

SAGITÁRIO 

Os relacionamentos podem se renovar com diálogos esclarecedores, carinho e atenção. Tudo depende de sua disposição para ouvir, aprender e interagir. A colaboração dos outros continua importante, sua capacidade de dar e receber é posta à prova. Procure aplicar com inteligência as leis do intercâmbio para multiplicar receitas e recursos. Coerência, praticidade e o impulso das pessoas próximas são fundamentais. É tempo de cultivar prudência, economia e maturidade para que possa avançar.

CAPRICÓRNIO 

Para refletir: tem esquecido de cuidar de si por causa do excesso de preocupações? É preciso adaptar seus objetivos, pois aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida. A Lua segue em Câncer, favorecendo a intuição, o afeto e a sensibilidade. Lua e Urano combinam forças, favorecendo inovações. Bom domingo para fugir da rotina e fazer algo diferente. Aproveite para refletir sobre o que pode aprender, como inovar e aprimorar o serviço que oferece. É importante também regular os horários de sono, alimentação e exercícios físicos. 

AQUÁRIO 

Assuntos ligados à casa e à família ganham destaque. A Lua segue em Câncer: um convite para entrar em contato com o que é mais íntimo para você, fortalecer as ligações com as pessoas queridas. Aproveite para comunicar-se com cordialidade, expressar afeto e carinho. É importante também reconhecer as mudanças que deve efetuar, o Universo o empurra para novos aprendizados. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria, para que não ocorram rupturas e rompimentos indesejáveis.

PEIXES 

Bom período para dar atenção às questões domésticas, aos familiares e pessoas queridas. A Lua segue em Câncer, estimulando a sensibilidade. Além disso, a Lua se alinha com Urano: fica mais fácil cultivar criatividade. Atividades ligadas ao corpo e à estética ficam favorecidas. Você pode aproveitar para dar aquele toque especial à sua casa, para que ela fique mais aconchegante. Conte com mais amor, altruísmo e compaixão. A beleza em todos os níveis e significados ganha especial destaque.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Máscara de vaselina vira febre no Tiktok; conheça o slugging

Publicado


source

Alto Astral

Máscara de vaselina vira febre no Tiktok
Reprodução: Alto Astral

Máscara de vaselina vira febre no Tiktok

Novidades no mundo da beleza é o que não faltam. Sempre movimentado por novas tendências, uma área que ganha cada vez mais força é a dos cuidados com a pele – o famoso skincare .

A febre do momento, que viralizou no aplicativo de vídeos Tiktok , se trata se um produto básico, que, até então, nem era tão popular: a vaselina. Com a proposta de continuar cuidando do rosto mesmo durante o sono, o truque chamado “slugging” consiste em passar uma camada generosa do produto na face, deixando mesmo um aspecto bem pegajoso (o que justifica seu nome, que tem a ver com lesma), como uma máscara .


Essa nova skincare gosmenta já virou tendência, por isso conversamos com o médico dermatologista e membro da Doctoralia, Dr. Érico Pampado Di Santis, para conhecer os benefícios e malefícios desse produto para a pele e descobrir quais são suas indicações. Será mesmo que serve para todo mundo?

Vaselina
A vaselina costumava ser usada para hidratar os lábios – Shutterstock

A vaselina sólida também conhecida como petrolatum, é normalmente utilizada em manipulações de alguns produtos quando há a intenção de deixá-lo com aspecto mais amanteigado, segundo o especialista. Além disso, ele explica que sua indicação é para peles excessivamente ressecadas ou acometidas por alguns tipos de psoríase e regiões do corpo que já são naturalmente secas, como pés e mãos. Logo, o uso da substância em peles oleosas ou acneicas não é indicado, pois, poderá desobstruir os poros.

Você viu?

O médico alerta sobre o uso excessivo da substância. “Pode obstruir os poros e a saída das secreções naturais da pele. Em áreas que já produzem sebum (oleosidade natural da pele), o uso pode aumentar essa produção, podendo causar acne ou dermatite seborreica, por exemplo”.

Aderir a essa hidratação noturna não é uma recomendação médica frequente devido à face já ser uma área mais oleosa, conta Dr. Érico. Entretanto, há exceções em casos específicos. “Após a realização de alguns procedimentos como laser ou peelings, ou em casos de acidentes como queimaduras, sob orientação do dermatologista para auxiliar na recuperação”, explica.

Como foi visto, o slugging é considerada a última etapa da skincare, vez que o truque é tratar a pele mesmo durante o sono. Diferente dessa recomendação popular, o dermatologista enfatiza que a vaselina não é um bom hidratante facial de rotina, portanto só deverá ser usada quando receitada por um profissional da área. “O mercado já oferece uma gama diversa de produtos mais compatíveis com a região da face que podem se encaixar na rotina de hidratação diária, conforme o tipo de pele de cada um”, conclui o médico.

Ressaltamos a importância de sempre consultar um dermatologista antes de usar algum produto, porque cada pele reagirá de uma forma diferente. O uso indevido pode não gerar os resultados esperados e causar efeitos colaterais, como alergia, por exemplo.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana