conecte-se conosco


Polícia Federal

Dia Mundial do Refugiado

Publicado

No dia 20 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Refugiado. Neste ano, o foco será o direito de buscar proteção. “Cada pessoa neste planeta tem o direito de buscar proteção se é forçada a fugir – seja quem for, seja de onde for e seja quando for.”

Esta é a campanha lançada pela ACNUR – Agência da ONU para refugiados com intuito de conscientizar as pessoas da existência desses milhões de pessoas ao redor do mundo que foram obrigadas a abandonar suas casas e muitas vezes seus países.

A Polícia Federal participa ativamente deste processo, pois tem a atribuição de realizar todas as regularizações migratórias em território nacional, incluindo-se o refúgio, sempre em parceria com o Departamento de Migrações da Secretaria Nacional de Justiça do MJ.

A Polícia Federal, através da Coordenação Geral de Polícia de Imigração, tem assento permanente e com direito a voto no CONARE – Comitê Nacional para Refugiados, órgão do MJ que efetivamente decide sobre a condição de refugiado do solicitante. Juntamente com a PF participam o MRE, o Ministério da Educação, da Saúde e diversas organizações da Sociedade Civil.

De 2016 a 2021, mais de 75.000 pedidos de refúgio foram processados em território nacional. A nacionalidade predominante é de venezuelanos, que correspondem a mais de 75,8% dos pedidos, seguidos dos senegaleses (4,6%), haitianos (3,8%) e Sírios (3,1%).

A Polícia Federal também participa ativamente da operação ACOLHIDA, força tarefa interministerial que se propõe a regularizar e interiorizar os migrantes venezuelanos em Roraima e Amazonas, dentro deles milhares de solicitantes de refúgio.

Coordenação Geral de Comunicação Social

(61) 2024-8142

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia Federal

Polícia Federal prende peruano procurado pela Interpol

Publicado

São Paulo/SP – A Polícia Federal localizou e prendeu nesta quarta-feira (29/06/22) um peruano procurado pela Interpol e foragido da Justiça do Peru em São Paulo/SP.

O homem, de nacionalidade peruana, foi acusado de participar de associação criminosa dedicada à exportação de dólares falsos do Peru para a Argentina. O crime ocorreu no ano de 2010. Segundo a legislação peruana a pena aplicada para esse crime é de até 10 anos.

O mesmo estrangeiro já havia sido preso em flagrante, por tentativa de furto qualificada em São Paulo, no ano de 2019.

A prisão se deu em cumprimento ao mandado de prisão preventiva, para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, a partir de representação do Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil.

Agora ele permanecerá à disposição da Justiça aguardando os trâmites relativos ao processo de extradição.

No Brasil, a Polícia Federal é a representante da Interpol, uma organização intergovernamental composta por 195 países membros, com o objetivo de cooperação técnica e operacional entre polícias e compartilhamento de dados sobre criminosos procurados em diversos países.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Fone: (11) 3538-5013
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Polícia Federal

PF apreende adolescente com notas falsas em Ipatinga/MG

Publicado

Ipatinga/MG – A Polícia Federal apreendeu na tarde desta quarta-feira (29/6), um adolescente em flagrante pelo ato infracional de moeda falsa no município de Ipatinga/MG.

Com a colaboração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, policiais federais monitoraram o pacote suspeito endereçado ao indivíduo.

Quando ele o recebeu, verificou-se que nele haviam 10 cédulas falsas de R$ 100,00, totalizando o valor de R$ 1 mil.

Quando vistoriadas as notas arrecadadas, constatou-se que elas tinham características similares às verdadeiras, simulando seus elementos de segurança, e repetiam o mesmo número de série, impossível de ocorrer com uma nota verdadeira.

O adolescente foi encaminhado para a Polícia Civil de Ipatinga em razão da atribuição. Ele deve responder pelo ato infracional análogo ao crime de moeda falsa.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Fone: (31) 3330-5270.
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana